Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Rio Branco vem de disputar a série B do paranaense em 2024, onde foi vice-campeão disputando a final com o Paraná Clube. Foi no final de 2024 que o time de Paranaguá virou SAF, tendo como gestor Durval Amaral que comprou 90% do futebol do clube. E as metas são ousadas, pois seu gestor quer colocar o Rio Branco na série B do campeonato brasileiro em três anos.
O começo do campeonato não foi bom e o Leão da Estradinha ocupa agora o 10º lugar na classificação, com seis pontos ganhos, com duas vitórias e cinco derrotas. O técnico Fahel Júnior não resistiu à má campanha e foi desligado, assumindo em seu lugar Paulo Massaro, que foi auxiliar técnico de Alan All no Guarani de Campinas. Massaro estreou no último jogo em Paranaguá com derrota para o Paraná. A busca agora é da reabilitação, mas o time tem uma parada complicada nesta quarta-feira no Couto Pereira, contra o Coritiba que também busca reabilitar-se da derrota sofrida em Cianorte.
O elenco foi reformulado para este ano, sendo que os maiores destaques são o zagueiro Victor Ramos, de 35 anos, com passagens por Palmeiras, Vitória, Chapecoense entre outros, o atacante Cristaldo, argentino de 35 anos, também com passagens pelo Palmeiras, mas que já jogou no Velez Sarsfield da Argentina, além de outras equipes. Outro destaque contratado foi o meia atacante Fernando Saldias, boliviano de 27 anos que já jogou em equipes da Bolívia como o Independente Petrolero, Real Potosi e The Stronghest.
O técnico Paulo Massaro deve mandar a campo nesta quarta-feira contra o Coritiba no Couto Pereira, a provável escalação; Filipe, Radeche, Vidal, Victor Ramos e Nailson; Biro Biro, Ferreira e Elvis; Fernando Saldias, Cristaldo e Bryan.
Coritiba e Rio Branco já se enfrentaram em 29 oportunidades na história e o retrospecto é totalmente favorável ao time Coxa-Branca com 20 vitórias, sete empates e apenas duas vitórias do time parnanguara.
No Couto Pereira foram 12 vitórias do Coritiba, cinco empates e nenhuma vitória do Rio Branco em 17 jogos. No último encontro dessas equipes, no paranaense de 2023 deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol de Rodrigo Pinho.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)