
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cascavel se enfrentam nesta quarta-feira, 8, às 19h30, no Couto Pereira, pela partida de volta das quartas-de-final do Campeonato Paranaense 2015. Depois de conseguir um excelente resultado no primeiro jogo, quando venceu por 3x1, o Verdão agora tenta carimbar a sua vaga para as semifinais e dar mais um passo na luta pelo título. Do outro lado, terá um Cascavel que tem uma missão praticamente impossível e desafia a história: jamais uma equipe da cidade venceu o Coritiba por mais de um gol de diferença na capital
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até Cascavel para desafiar a até então invicta defesa da Serpente em seus próprios domínios. Após um primeiro tempo em que não esteve muito bem, mas encontrou um gol nos minutos finais da etapa, o Coritiba foi melhor no complemento do jogo, dominou inteiramente as ações da partida, furou a defesa adversária e saiu do Oeste do Estado com a classificação para as semifinais bastante encaminhada. Agora, a equipe Alviverde pode até perder o jogo da volta por um gol de diferença que está classificada para a próxima fase. Derrota por dois gols leva a partida para os pênaltis e, por três gols, dá a vaga ao Cascavel. Entretanto, este resultado jamais aconteceu na história e o Verdão defende este tabu.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos, satisfeito com o rendimento da equipe, não tem muitos motivos para modificar a estrutura tática. Bem na partida do Estádio Olímpico, o volante Alan Santos deverá seguir na equipe titular. João Paulo, que teve uma fissura no nariz em uma disputa de bola ainda no primeiro tempo do jogo do final de semana e foi parar no hospital, está recuperado e deve atuar normalmente. Assim, sem qualquer problema disciplinar ou médico, Marquinhos Santos aposta no entrosamento e na receita que deu certo para carimbar a classificação e eliminar a Serpente.
O adversário
Após a euforia com a classificação para a segunda fase do Paranaense, o Cascavel precisa de um verdadeiro milagre nesta quarta-feira, em Curitiba, para conseguir uma histórica classificação para as semifinais. Jamais um time da cidade venceu o Verdão por mais de dois gols de diferença na capital e é justamente esta a missão da Serpente. Em relação à equipe, a tendência é que o técnico Paulo Foiani repita a escalação que perdeu para o Coritiba no último final de semana. A aposta é em Henrique Dias, que conhece os atalhos do Alto da Glória e tenta transmitir sua experiência para o restante do grupo.
O jogo
A partida desta quarta-feira tende a ser um pouco mais tranquila para o Verdão em relação ao jogo do último final de semana. Com uma grande desvantagem adquirida na partida de ida, o Cascavel não poderá ficar atrás, esperando o Coritiba tomar a iniciativa e jogar apenas no contra-ataque. E embora a Serpente certamente não venha à capital para partir desordenadamente ao campo ofensivo, o time tende a ceder espaços para o Coritiba trabalhar mais a bola e chegar constantemente com perigo ao gol de Juninho. De qualquer forma, raça, determinação e seriedade não poderão faltar para que o Coritiba confirme a vaga.
Na parte ofensiva, o Coritiba deve seguir investindo na velocidade de seus atacantes para incomodar a defensiva da Serpente. Neste sentido, a mobilidade de Negueba, Wellington Paulista e Rafhael Lucas será bastante importante para que o Alviverde crie espaços e consiga produzir oportunidades. O apoio dos laterais Carlinhos e Norberto também será muito importante, até para que sejam criadas alternativas de gol. Por fim, as jogadas de bola parada também serão fundamentais para que o Verdão consiga sair na frente do placar e praticamente garantir a classificação.
Defensivamente, o Coritiba terá que tomar algumas precauções para não ser surpreendido. Claro que a missão do Cascavel é muito difícil e a equipe do Oeste do Estado precisará de uma partida perfeita para sair de Curitiba com a classificação. Entretanto, todo cuidado é pouco e o Coritiba precisa ficar muito ligado. Individualmente, Tony e Henrique Dias devem concentrar as atenções. Além disso, a defensiva Coxa-Branca deve controlar as jogadas dos laterais e os lances de bola parada da equipe adversária.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá ao Couto Pereira para empurrar o Verdão. Aliás, é preciso que a média de público no Alto da Glória aumente e esteja de acordo com a média histórica do Coritiba quando atua em seus domínios. Portanto, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao estádio. Novamente, o Coritiba precisa de sua energia e vibração para conquistar mais este triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Campeonato Paranaense 2015 - Quartas-de-Final - Jogo da Volta
Coritiba x Cascavel
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/04/2015, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vaná; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Hélder, Alan Santos e João Paulo; Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
Cascavel:
Juninho; Sorbara, Lucca, Maurício e Maurin; Duda, Dime e Marcelo Quilder; Tony, Marquinhos (Éverton) e Henrique Dias.
Técnico: Paulo Foiani
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Assistente 1: Ivan Carlos Bohn/PR
Assistente 2: Felipe Gustavo Schmidt/PR
4º Árbitro: Murilo Ugolini Klein/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)