ADVERSÁRIO
Histórico
O União Bandeirante Futebol Clube foi fundado em 15 de novembro de 1964, com o intuito de participar do Campeonato Paranaense de Futebol profissional. A primeira denominação foi Usina Bandeirante Futebol Clube, nome este oriundo da indústria dirigida pelos fundadores do clube à época. Posteriormente, após uma fusão com o Guarani local, o clube passou a ser chamado como é conhecido até os dias atuais.
Logo o União já se firmou como uma das principais forças do interior do Estado. Já em 1966, apenas dois anos após sua fundação, o União já chegava pela primeira vez à final do Paranaense, tendo como adversário o Ferroviário (um dos muitos ascendentes do Paraná Clube). A equipe do interior saiu derrotada, mas, em compensação, Paquito já se destacava, sendo o artilheiro da competição, com 13 gols anotados.
Em 1969, novamente o time de Bandeirantes chegava ao vice campeonato estadual. O campeonato foi disputado por pontos perdidos (quem perdesse menos pontos sagrava-se campeão), e o Coritiba levou a melhor sobre o time do norte do Estado.
Em 1971, novamente o União chega à final do Paranaense. O adversário: o Coritiba. Após um empate em 1x1 no jogo final (gols de Zé Roberto para o Coritiba e Paquito para o União), o título ficou novamente com o Coxa, naquele que seria o primeiro da série de seis conquistas em sequência do Coritiba nos anos 70. Quem esteve em destaque neste certame foi Tião Abatiá, que marcou 19 gols. Isso motivou Evangelino da Costa Neves a levar os dois atacantes do União conhecidos como o "Ataque Caipira" - Tião Abatiá e Paquito - para jogar no Coritiba, onde obtiveram grande sucesso, sendo peças fundamentais no esquadrão alviverde que conquistou o Hexacampeonato.
O União Bandeirante chegaria novamente à final do Paranaense apenas dezoito anos mais tarde, em 1989, e enfrentando mais uma vez o Coxa, desta vez no Major Antonio Couto Pereira, em Curitiba. Após um empate sem gols no interior, Chicão marcou os dois gols da vitória alviverde, e mais uma vez adiou o sonho do União Bandeirante em ser o campeão da 1ª divisão.
Sonho este que seria reacendido três anos depois, quando chegou mais uma vez à final, e pela primeira vez contra uma equipe também do interior, o Londrina. Na partida final, realizada no Estádio do Café, o União chegou a estar vencendo o jogo por 2x0. No entanto, o Londrina conseguiu chegar ao empate de que precisava para se sagrar campeão, frustrando novamente as pretensões dos torcedores do União.
Títulos
Campeão paranaense da Divisão Intermediária (1992)
Campeão paranaense da Segunda Divisão (1988)
Campeão da Taça Norte (1973 e 1975)
Campeão do Interior (1975)
Vice-Campeão paranaense nos anos de 1966, 1969, 1971, 1989 e 1992.
O União Bandeirante hoje
O União por muito pouco não ficou de fora do Campeonato Paranaense de 2005, devido à falta de condições financeiras. O folclórico presidente Serafim Meneghel chegou a solicitar o licenciamento do clube das competições, no decorrer do ano passado.
O fato é que Serafim não é mais o presidente da Usina Bandeirantes, como foi por muito tempo, sendo que o atual presidente não apóia o futebol da mesma forma que Serafim fazia, à época em que esteve à frente tanto da usina quanto do clube. Desta forma, os recursos rarearam e o clube esteve perto de fechar as portas, o que, felizmente, não aconteceu.
O atual elenco é formado em sua grande maioria por jogadores que já estiveram aqui no campeonato do ano passado (Nivaldo, Peti, Edson, Washington, Carlinhos e Pitbul), bem como jogadores das categorias de base de clube (Cléberson, Jean, Éder, Osvaldo, Romero, Rena, Tiago, Gilmar, Davi e Diego). Além destes, foram contratados o goleiro Luciano (Prudentópolis-PR), os zagueiros Cinha (Grêmio Catanduvense-SP) e Casarotto (Matsubara-PR), o volante Catê (Portuguesa Londrinense-PR), o meias Marquinhos (São Vicente-SP), além dos meias Dênis e Dinho e dos atacantes Éder, Alan e Tupã, todos vindos do Taboão da Serra, de São Paulo. O técnico é Pierrô.
Até agora, o União Bandeirante somou apenas 2 pontos nas 4 partidas disputadas, empatando dois jogos e perdendo os outros dois. Logo na estréia, o União foi surpreendido pela ADAP de Campo Mourão, atual líder do grupo, e levou de 4x1 em casa. Os gols foram de Edu para o União, Jorginho (2) e Barbiéri (2) para a ADAP.
Na partida seguinte, um empate em 1x1 contra o Roma, jogando em Apucarana, com gols de Éder para o União, e Cláudio para o Roma.
Na terceira rodada, derrota para o Paraná Clube no Pinheirão, um jogo muito emocionante e disputado, que acabou com o placar de 4x3 para a equipe da Capital. Os gols foram marcados por Edinho, Emerson (pênalti), Marlon e William, para o Paraná Clube, Sinhá (pênalti), Washington e Éder, para o União.
Finalmente, na última rodada, o União voltou a empatar, desta vez em casa, em 1x1, contra o Rio Branco de Paranaguá. O União saiu na frente com Dênis, mas o Rio Branco empatou com Ratinho cobrando pênalti.
Serviço
Para saber mais visite o site oficial do União.
Ficha técnica
Nome: União Bandeirante Futebol Clube
Endereço: Av. Bandeirantes, 428, Centro, Caixa Postal - 201, Bandeirantes - PR, Brasil. CEP: 86360-000
Fone/Fax: +55 (043) 542-1488
Uniforme nº1: camisa branca, calção preto e meias brancas.
Fundação: 15.11.1964
Estádio: Comendador Luiz Meneghel (Vila Maria), com capacidade para 4 mil torcedores.
Fonte de pesquisa site oficial do União.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)