
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Em seu segundo ano disputando a principal divisão do campeonato paranaense, a equipe do Independente São Joseense busca não só a manutenção na elite, mas também ficar classificada entre os oito melhores, numa posição em que possa disputar a série D do campeonato brasileiro de 2024 e se possível a Copa do Brasil.
Ano passado, a equipe do São Joseense ficou em sétimo lugar no paranaense, o que lhe garantiu a disputa da série D este ano. Segundo seus dirigentes e comissão técnica, é importante a equipe ter calendário o ano todo, pois além de outros aspectos, isso se torna um atrativo a mais para que novos jogadores possam ser incorporados no elenco para fortalecer a equipe.
No momento, o Independente São Joseense está em 8º lugar na classificação do campeonato com 8 pontos ganhos. No último confronto a equipe deixou escapar os três pontos contra o Aruko, jogando no estádio do Pinhão em São José dos Pinhais, já que ganhava o jogo até os 50 minutos do segundo tempo quando sofreu o empate.
O técnico da equipe é Zé Roberto, 41 anos, um ex-zagueiro que se aposentou como jogador de futebol em 2017 e que já trabalhava no time de São José dos Pinhais desde o ano passado como técnico da equipe sub-20. Esse ano ele foi promovido à técnico da equipe principal. Contra o Coritiba, Zé Roberto não poderá dirigir a equipe na beira do gramado, pois foi expulso pelo árbitro da partida no jogo contra o Aruko.
O elenco do time para esse ano foi reformulado e possui uma mescla de jogadores jovens com jogadores mais experientes. Oito jogadores da equipe sub-20 subiram para o profissional. Dos jogadores mais experientes, destacam-se o goleiro Gabriel Leite de 35 anos que inclusive já defendeu o Paraná Clube, o lateral esquerdo Ricardinho, 38 anos, que jogou no Coritiba de 2003 a 2008. Outros jogadores que passaram pelo Coritiba e hoje defendem as cores do Independente São Joseense são Tiago Primão, 29 anos, meia formado na base do Coxa e que jogou de 2010 até 2013 defendendo o Alviverde e o atacante Welissol que jogou no Coxa em 2019. Um outro destaque do time é Anderson Tanque, que, embora sua posição de origem seja de lateral, tem sido aproveitado como meia ofensivo, e é o artilheiro da equipe com três gols.
No jogo contra o Aruko, na última quarta-feira, o lateral Ricardinho não participou da partida, sendo poupado devido a um pequeno desconforto na coxa e não tem escalação garantida para o jogo com o Coxa. Outro que não jogou foi o meia Tiago Primão porque estava suspenso e provavelmente seja titular no jogo do Couto Pereira.
O último e único confronto entre as equipes do Coritiba e São Joseense aconteceu no paranaense do ano passado. A partida terminou empatada em 1 x 1, Welissol fez para o time de São José dos Pinhais e Igor Paixão empatou para o Coritiba. O jogo foi disputado no estádio Municipal do Pinhão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)