
SERVIÇO
Num comunicado oficial encaminhado ao final da tarde de sábado ao Comando de Policiamento da Capital, o secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Luiz Fernando Ferreira Delazari, comunicou a sua decisão de que a torcida do A. Paranaense terá livre acesso de seus materiais no Estádio do Pinheirão.
A decisão de Delazari ocorreu após o recebimento de uma solicitação encaminhada por Doático dos Santos, candidato a vereador pelo PMDB na última eleição, Presidente do Diretório Municipal e presidente do ETA, um grupo de torcedores do A. Paranaense.
A decisão do Secretário de Estado contraria o comum-acordo realizado em reunião multisetorial ocorrida quarta-feira à tarde, na sede da Paraná Esporte, uma autarquia estadual.
Na oportunidade, além de um representante do Comando da Polícia Militar do Paraná, estiveram presentes representantes da Paraná Esporte, Federação Paranaense de Futebol, Diretran, URBS, Câmara Municipal de Curitiba, de ambos os clubes e das torcidas organizadas de ambos os clubes.
Ao final do encontro, no qual ficou acertado de que as torcidas visitantes não levariam seus materiais em ambos os jogos da decisão, os presentes assinaram uma ata concordando com as decisões ali tomadas, inclusive os representantes das torcidas organizadas do A. Paranaense.
A Secretaria de Segurança Pública não mandou representante àquele encontro realizado na Paraná Esporte.
Segurança integrada?
No Plano de Governo 2003-2006 do Governo do Estado do Paraná está estabelecido o Programa Segurança Cidadã, o qual tem por objetivo, também, o de planejamento, de maneira objetiva e científica, das ações de prevenção e combate ao crime.
Apesar de ter no planejamento uma das estratégias desta programa, a falta de dele nas decisões do governo estadual parece não ter ocorrido na decisão sobre a entrada ou não dos materiais da torcida do A. Paranaense.
O que ficou previamente estabelecido e acordado não vale mais, após ser revisto mediante uma decisão unilateral do Secretário de Estado.
Luizão discorda da decisão
Luiz Fernando Stellfeld, o Luizão, vereador eleito pelo PC do B discordou oficialmente da decisão do Secretário Delazari.
Em nota enviada à imprensa, Luizão destaca: “Há uma ata assinada por todos os participantes da reunião. Estava tudo acertado e a pedido do Doático, que não tem nada a ver com a história, a Secretaria de Segurança toma uma posição dessas. Enquanto uns tentam promover a paz no estádio, eles vão incentivar a violência no estádio”, disse Luizão que representou a Câmara Municipal na reunião realizada na última quarta-feira na Paraná Esporte.
A volta: a expecativa da torcida Coxa
A expectativa para o próximo AtleTiba é de qual será a decisão a ser tomada pelo Sr. Delazari. Será que o Sr. Doático dos Santos também irá solicitar ao Sr. Secretário a entrada dos materiais das torcidas do A. Paranaense no Estádio da Baixada? E será que o Sr. Delazari determinará à Policia Militar que os materiais de ambas as torcidas sejam permitados na Baixada?
Fale com o Secretário Delazari
Além de Secretário de Estado, Delazari representa o Conselho Superior de Polícia e o Conselho Estadual de Segurança Pública - CONESP/PR.
Para entrar em contato com o secretáriom visite o site do
Governo do Paraná ou escreva para a
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Luiz Fernando Ferreira Delazari
Secretário de Estado
Endereço Comercial: R Dep. Mário de Barros, 1.290
Centro Cívico 80530-913 Curitiba - PR
Telefone: Com (41) 313-1990 Com (41) 313-1902 Com (41) 313-1900 Fax (41) 254-8838
Para mandar mensagens eletrônicas: sesp@pr.gov.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)