
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautasAtualizado às 13h40
Coritiba e Rio Branco se enfrentam nesta sexta-feira, 14, às 19h30, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense 2014. Depois do fraquíssimo desempenho da equipe alternativa nos cinco primeiros jogos, que culminou com uma vergonhosa derrota por 3x0 para o rival, resta ao time considerado titular reagir na competição e evitar um mico histórico. Para isso, embora sem ritmo, o time precisará jogar e vencer. Do outro lado, o surpreendente vice-líder Rio Branco que, depois de amargar campanhas terríveis nos últimos anos, parece ter se reencontrado e deve ter seu lugar na próxima fase do Estadual
Pressionado já na estreia, time precisa mostrar serviço
No último final de semana, o Coritiba foi até a Vila Capanema para encarar o maior rival mas, simplesmente, não entrou em campo. Com uma passividade absurda de um time que, teoricamente, deveria mostrar serviço em cinco jogos, o Alviverde foi atropelado por um adversário que não mostrou nada além de raça e determinação, coisas que andam faltando no Alto da Glória. Retrato de alguns de seus garotos, como Zé Rafael, Djair e Thiago Primão, e de alguns jogadores "experientes" como Keirrison e Anderson Aquino, o Coritiba parecia um time de pelada de final de semana e deu a impressão de ter pisado no gramado da Vila Capanema rezando para que o jogo terminasse. O resultado de 3x0 ficou barato diante da mediocridade que se viu em campo e no banco de reservas. O vexame só não foi maior porque o goleiro William, com grandes defesas, é o único que merece ser poupado.
A derrota derrubou o Coritiba para a décima colocação, algo inaceitável para qualquer time que a instituição resolva colocar em campo. O Coritiba de 2014 já começa com cara de 2013, como se os sustos e vexames da temporada passada não tivessem adiantado nada. Ficou absolutamente claro que Dado Cavalcanti não poderá contar com a imensa maioria destes jogadores que iniciaram o Paranaense. Então, no mínimo, é preciso rever os conceitos na base porque, se de 20 jogadores, o único que se "salvou" foi um goleiro que nem formado no Coritiba foi, é sinal que as coisas não vão nada bem. E isso tudo está sendo dito em fevereiro, para que dezembro não chegue com aquelas velhas desculpas de sempre.
Toda esta situação coloca uma pressão extra no time principal, visto que os jogadores, embora sem qualquer ritmo de jogo, terão que trazer resultados imediatos. Ninguém imagina o Coritiba fora da segunda fase, por isso, as vitórias devem surgir imediatamente. A base da equipe que entra em campo nesta sexta é a mesma que atuou na última partida do Brasileirão de 2013, diante do São Paulo. Vanderlei é o goleiro, com Victor Ferraz, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos compondo a zaga. No meio, Dado Cavalcanti contará com William Farias, Gil e, provavelmente Germano, muito embora Norberto tenha ganhado condições de jogo e possa aparecer na equipe titular. Alex completa o setor. Na frente, a grande novidade é Roni, que fará sua estreia com a camisa Alviverde e terá o artilheiro Deivid ao seu lado, no comando.
Melhor ataque, Rio Branco tenta roubar pontos na capital
O Rio Branco é uma das gratas surpresas do Estadual 2014. Depois de penar nos últimos anos com campanhas fraquíssimas que quase culminaram com o rebaixamento, o Leão da Estradinha firmou uma parceria com o P. Clube para esta temporada e o investimento tem dado certo, visto que o time parnanguara divide a liderança da competição com o Maringá, perdendo apenas no saldo de gols. O bom momento faz com que todos no Rio Branco acreditem que o time estará na próxima fase, lutando diretamente por uma das vagas nas competições nacionais a serem disputadas.
O time do técnico Netinho possui, ao lado do J. Malucelli, o melhor ataque da competição e espera manter a média de gols no Couto Pereira. Por outro lado, a grande preocupação é a defesa, que já tomou oito gols e é uma das piores da competição. Para reforçar este setor, o treinador da equipe do litoral terá o zagueiro Cris à sua disposição que, suspenso, não atuou no empate por 2x2 contra o J. Malucelli na última rodada. Entretanto, o defensor sentiu dores no último treinamento e, com isso, Júnior Capixaba pode continuar na equipe, mantendo o esquema 4-4-2. Outro que é dúvida para o jogo é o atacante Jonatha Fumaça, que vem se destacando neste início de Paranaense.
Panoramas da partida
Embora esteja fazendo apenas a estreia na temporada 2014, a situação na tabela não permite que o elenco principal do Coritiba pense em outro resultado que não seja a vitória. Justamente por isso, a torcida não deve esperar um futebol vistoso, mas sim um jogo eficiente que permita a somatória de três pontos à classificação Alviverde. De qualquer forma, os Guerreiros Alviverdes que estarão nas arquibancadas do Alto da Glória esperam, no mínimo, raça, determinação e força de vontade em busca do resultado positivo. A equipe deve apertar a garganta do adversário desde o início para chegar constantemente à meta de Thiago Rodrigues.
Ofensivamente, a tendência é que esta equipe de Dado Cavalcanti concentre seu jogo pelos flancos do campo. Carlinhos e Roni, na esquerda, e Victor Ferraz e Norberto ou Gil, pela direita, devem fazer duplas constantes para tabelar e criar jogadas de linha de fundo, desafogando, assim, a marcação sobre Alex, no meio. Diferentemente do que aconteceu no ano passado, o camisa 10 Alviverde precisa ter ajuda para criar as jogadas e fazer a bola chegar até Deivid, na referência. Caso contrário, o Verdão seguirá com os mesmos problemas de 2013. As jogadas de bola parada seguem sendo boas alternativas.
Na parte defensiva, o Verdão deverá tomar bastante cuidado com a dupla de ataque do Leão da Estradinha. Entrosados, Jonatha Fumaça e Salatiel são dois dos goleadores do campeonato e devem incomodar bastante o setor defensivo Alviverde. Além deles, é preciso ter bastante atenção com Bismarck, no meio. O articulador é o principal foco criativo do Rio Branco e costuma criar chances concretas para seus companheiros, na frente. Atenção nas jogadas de bola parada também será fundamental.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do horário "esquisito" estipulado pela Federação Paranaense, a torcida Coxa-Branca certamente comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para prestigiar a primeira partida de seus principais jogadores em 2014. O apoio, como sempre, será irrestrito, mas os atletas precisam demonstrar comprometimento e vontade dentro das quatro linhas. Que neste dia 14 de fevereiro se inicie uma ótima e vitoriosa temporada para o Coritiba!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 6ª rodada - 1ª fase
Coritiba x Rio Branco
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 14/02/2014, sexta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; William Farias, Gil, Norberto (Germano) e Alex; Roni e Deivid.
Técnico: Dado Cavalcanti
Rio Branco:
Thiago Rodrigues; Ricardo Ehle, Cris (Júnior Capixaba) e Anderson Rosa; James, Duda, Bismarck, Rafael Chorão e Fábio Alves; Jonatha Fumaça e Salatiel.
Técnico: Netinho
Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior/PR
Assistente 1: Pedro Martinelli Christino/PR
Assistente 2: João Vagner Cavalari/PR
4º Árbitro: Cristian Eduardo Gorski da Luz/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)