
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 22, às 18h30, no Couto Pereira, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense 2015. Depois de fazer uma partida absolutamente ridícula em Foz do Iguaçu e cair para a terceira colocação, o Verdão necessita da recuperação diante do maior rival e defende um tabu que já dura sete anos. Pela frente, terá um adversário empolgado pelas duas vitórias consecutivas, que faz o seu melhor início de competição desde que Petraglia ordenou a utilização do sub-23 no Estadual, e tenta quebrar uma longa escrita no Alto da Glória
O time
Na última partida, há 10 dias, o Verdão foi até Foz do Iguaçu para desafiar a equipe local e voltou da fronteira com péssimas impressões. Sem jogar absolutamente nada e nem ao menos finalizar uma bola com perigo ao gol de Edson Bastos, o Verdão foi dominado pelo esforçado porém limitadíssimo time do Foz e perdeu por 2x0. O placar foi aberto em uma falha bisonha de Vaná e fechado em um contra-ataque do time adversário, que entrou como quis às costas do lateral Norberto. Aliás, a marcação pelas laterais já parece ser o calcanhar de Aquiles do Coritiba neste início de temporada. Entretanto, o que mais preocupou a torcida foi a (falta de) atitude da equipe.
Marquinhos Santos teve dez dias para consertar todos os problemas e fazer a equipe jogar. E nada poderia servir melhor para medir a evolução do time como um AtleTiba. Só a vitória interessa, mas já passou da equipe demonstrar, ao menos, um futebol regular, sem erros infantis, como os que vêm acontecendo na defesa nos últimos jogos. Em relação à equipe, o treinador Coxa-Branca fechou a maioria dos treinos e optou pelo mistério. Entretanto, é certo que Rosinei não jogará e será substituído por Alan Santos, visto que o nome de Hélder não foi publicado no BID da CBF. Ainda no meio, Pedro Ken e Cáceres brigam diretamente pela vaga, com Dudu correndo por fora. Na frente, Wellington Paulista deve começar como opção no banco de reservas.
O adversário
Novamente com o sub-23, o A. Paranaense, dessa vez, vem escrevendo uma história diferente neste Campeonato Paranaense. Ao contrário dos dois últimos anos, o time da Baixada faz um início de torneio bastante razoável e, com sete pontos, ocupa a quinta colocação, podendo ultrapassar o Verdão em caso de vitória. Para isso, terá que quebrar um jejum de sete anos sem vencer o Coritiba em seus domínios. Em relação ao time, a grande dúvida é sobre o aproveitamento ou não do volante Zé Paulo, que se recupera de lesão. Caso não possa atuar, Jonathan Lucca assume o seu lugar. No gol, Alexandre Cajuru segue machucado e Lucas Macanhan terá a sua segunda oportunidade como titular.
O jogo
Apesar de novamente ser diante de uma equipe alternativa, o AtleTiba deste domingo terá todos os ingredientes de uma grande clássico e a partida deverá ser bastante tensa, em que apenas um erro pode determinar o placar para qualquer um dos lados. Entretanto, apesar de Marquinhos Santos tentar fugir da pressão, a responsabilidade pela vitória é, sim, totalmente do Coritiba. O elenco ainda tenta se afirmar na competição mas precisa, urgentemente, encontrar seu padrão tático para evitar os erros. Nada melhor, então, que fazer isso justamente em um clássico. Como sempre, raça, determinação e vontade não deverão faltar.
Ofensivamente, seja qual for a formatação tática escolhida por Marquinhos Santos, o Coritiba terá que resolver o seu problema na criação das jogadas. Pedro Ken já mostrou que, sozinho, não conseguirá ser a solução pra o time. Assim, ou o técnico Alviverde testa Cáceres na função, ou coloca outro jogador para dividir as tarefas, desmanchando o 4-3-3. De qualquer forma, a característica principal da equipe ainda continuará sendo a velocidade e o Verdão precisará investir neste quesito para incomodar o gol de Lucas Macanhan. As jogadas de bola parada e o apoio pelas laterais também podem ser importantes alternativas.
Na parte defensiva, o Verdão precisa corrigir a péssima marcação às costas de seus laterais, fraqueza que Marcelo Vilhena tende a tentar explorar durante a partida. Gustavo Marmentini e Bruno Pellissari devem jogar bem abertos para aproveitar esta deficiência e impedir as subidas dos laterais Alviverdes. Na frente, a defensiva Coxa-Branca deve controlar as atuações de Crysan e Caíque. Ambos foram muito bem na Copa São Paulo de Futebol Júnior e devem levar perigo à meta de Vaná. Por fim, o Verdão precisará controlar as jogadas de bola parada.
A torcida
Certamente o Couto Pereira receberá um grande público para o clássico deste domingo. Apesar de ser início de temporada, a partida é bastante importante, visto que a equipe Alviverde deve mostrar evolução e apagar a má impressão deixada em Foz do Iguaçu. Sendo assim, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Novamente, o Coritiba necessita de sua energia e vibração para superar o maior rival.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Paranaense 2015 - 5ª rodada
Coritiba x A. Paranaense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 22/02/2015, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vaná; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo e Luis Cáceres (Pedro Ken); Negueba, Rafhael Lucas e Mazinho (Dudu).
Técnico: Marquinhos Santos
A. Paranaense:
Lucas Macanhan; Mário Sérgio, Lula, Marcão e Sidclei; Matteus, Jonathan Lucca (Zé Paulo), Gustavo Marmentini e Bruno Pellissari; Crysan e Caíque.
Técnico: Marcelo Vilhena
Árbitro: Rafael Traci/PR
Assistente 1: Adair Carlos Mondini/PR
Assistente 2: Jefferson Cleiton Piva da Silva/PR
4º Árbitro: Lucas Paulo Torezin/PR
5º Árbitro: Maurício José Braga/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)