
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cianorte se enfrentam neste domingo, 8, às 19h30, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do segundo turno do Campeonato Paranaense 2012. Depois de recuperar a liderança no Estadual mas sofrer um derrota completamente fora dos planos para o ASA, no meio de semana, o Verdão retorna ao Couto com a necessidade de vencer para continuar no topo da classificação e recuperar um pouco do crédito com a torcida. Pela frente, terá um Cianorte estagnado, que nem de longe lembra o bom time do primeiro turno, e já vê ameaçada a sua vaga para a série D do Campeonato Brasileiro deste ano
Contando com a volta de Rafinha, Coxa necessita melhorar
Na última quarta-feira, 4, o Coritiba foi até Arapiraca para desafiar o ASA no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil e, segundo relatos dos profissionais de rádio que acompanharam a partida, mais uma vez não jogou bem. Com uma postura de time pequeno no início do jogo, o time de Marcelo Oliveira tomou pressão do time alagoano até Lúcio Maranhão fazer o gol que definiu a partida, logo a 8 minutos. Depois disso, embora tenha melhorado no 2º tempo, o Coritiba parou na falta de ousadia de seu treinador e em suas limitações técnicas e perdeu a segunda partida da temporada.
A derrota no interior alagoano novamente coloca em xeque o trabalho desenvolvido até aqui na temporada. Sem um padrão de jogo definido mesmo com quase quatro meses de trabalho e sofrendo com a falta de criatividade de seus jogadores, o Coritiba vai se valendo de jogadas de bola parada ou lances fortuitos para conseguir os seus resultados. Muito pouco para uma equipe que tem a expectativa de coisas grandes neste ano. De qualquer forma, seja da maneira que for, o resultado diante do Cianorte precisa vir para que a liderança seja mantida e o sonho de conquista do tricampeonato paranaense siga vivo.
Em relação ao time, a grande e muito aguardada alteração deverá ser, enfim, o retorno de Rafinha. Recuperado de uma lesão que o afastou dos gramados por muito tempo, o meia não deve ter condições de jogar os 90 minutos, mas tende a iniciar a partida. Lincoln, que nem relacionado para o jogo está, é quem deixa a equipe. Nas demais posições, a equipe será a mesma que perdeu para o ASA, pela Copa do Brasil. O garoto Rafael Silva, que vem mudando o rumo das partidas quando entra em campo, novamente fica apenas como opção de banco. As novidades na relação são as presenças de Vinícius, jovem meia contratado ainda no ano passado, junto ao P. Clube, e Marcel, que se recuperou de lesão e reaparece entre os selecionados.
Sem o ímpeto do turno, Cianorte tenta garantir as suas vagas
Depois de um primeiro turno brilhante quando desperdiçou, na última rodada, a chance de garantir uma vaga antecipada na final do Campeonato Parananese, o Cianorte não apresenta o mesmo rendimento na segunda fase da competição. Com apenas sete pontos e uma vitória, a equipe do técnico Paulo Turra amarga a nona colocação e vê bastante ameaçada a sua vaga para a série D do Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil 2013. Por isso, a intenção dos jogadores do Leão do Vale do Ivaí é jogar tudo nestes quatro últimos compromissos.
Para a montagem da equipe, que não marca gols há três rodadas, o técnico Paulo Turra não deverá promover grandes alterações. Sema maiores problemas de suspensões ou contusões, a tendência é que o treinador da equipe do Cianorte mantenha a equipe que empatou com o Paranavaí no último final de semana. A única possível alteração é a volta do meia Amaral à equipe, que não atuou nos últimos compromissos realizados no Albino Turbay. A esperança da quebra de jejum de gols segue sendo o artilheiro Henrique.
Panoramas da partida
Na há outra alternativa para o Coritiba que não seja vencer o Cianorte e apresentar um futebol minimamente capaz de convencer a torcida a dar um crédito para o grupo. A sucessão de partidas ruins incomoda qualquer torcedor Coxa-Branca que esteja, de fato, preocupado com os próximos e difíceis desafios. De qualquer maneira, os jogadores precisarão demonstrar muita vontade, poder de decisão e, acima de tudo, raça para vencer o Cianorte e manter a distância de pelo menos dois pontos para os seus principais perseguidores.
Ofensivamente, a volta de Rafinha será fundamental para devolver um pouco da velocidade e da movimentação ao setor ofensivo do Coritiba, bastante preso e entregue às marcações adversárias nas últimas partidas. Entretanto, o habilidoso meia precisará contar, principalmente, com a ajuda de Anderson Aquino e Roberto para que sejam criadas jogadas que ameacem o gol de Fabrício. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada, grandes companheiras do time Alviverde em 2012, também serão importantes para a conquista dos três pontos.
Na parte defensiva, os jogadores Alviverdes precisarão tomar cuidado com o meia Paulinho, um dos grandes destaque do time do interior do primeiro do campeonato. É ele o responsável por dificultar as jogadas do Leão e alimentar o ataque do time do Cianorte. Lá na frente, a preocupação é Henrique que, apesar de não repetir a grande fase do início da competição, é um dos vice-artilheiros da competição, com oito gols marcados. Por fim, as jogadas de bola parada também são marcar registradas do Cianorte, especialmente para os seus altos zagueiros.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do péssimo horário marcado pela FPF, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Verdão para cima do Cianorte e manter a liderança do segundo turno do Campeonato Paranaense. Entretanto, a galera Alviverde cobrará empenho e dedicação máxima aos jogadores e comissão técnica. Apoio não irá faltar, mas é preciso responsabilidade e comprometimento com as cores do maior e mais vitorioso clube do Estado.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 8ª rodada - 2º turno
Coritiba x Cianorte
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/04/2012, domingo
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Demerson, Emerson e Eltinho; Willian, Gil, Tcheco e Rafinha; Anderson Aquino e Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira
Cianorte:
Fabrício; Jackson, Valdir, Ligger e Fabinho; Jovane (Amaral), Cleiton, Geandro, Paulinho e Felipe Pinto; Henrique.
Técnico: Paulo Turra
Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Assistente 1: Roberto Braatz/PR
Assistente 2: Adair Carlos Mondini/PR
4º Árbitro: Luiz Alberto Alves de Abreu/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)