
AVALIAÇÃO
Por Alex Meger de Amorim - COXAnautas
Em campeonato muito contraditório, de regulamento com excesso de favorecimento a alguns, o Coritiba realizou sua última participação em casa, terminando em um empate sem gols. Com a combinação de resultados, o Verdão caiu e encerrou sua participação apenas na terceira colocação do Estado.
Primeiro tempo
O jogo começou travado. O Coritiba tomava as ações da partida e focava suas ações pela direita, tendo Renatinho como principal figura nas armações. Já o Nacional preocupava-se em destruir todas as tentativas na base da dura marcação.
O primeiro lance da partida foi um chute de fora aos 11' em cima de Vanderlei.
Sem Marcelinho Paraíba, o Coritiba mostrava graves dificuldades de posicionamento e criatividade ofensiva. Com isto, o Nacional cresceu na partida e chegou em mais duas ocasiões aos 18' e aos 19' pelo lado direito.
A torcida, sentindo a dificuldade da equipe, incendiava as arquibancadas e um minuto depois, uma perigosa cabeçada alviverde saiu pela esquerda do goleiro Renan.
Aos 23', mais uma chance alviverde em cruzamento, desta vez pela direita. Felipe dominou na área e, chutando de costas, Ariel completou levando muito perigo. No entanto, o auxiliar já apontava a posição irregular do argentino.
Menos de um minuto depois, Renatinho deu belo chute de fora da área. A bola passou muito perto.
O jogo voltou a ficar travado. O Nacional abusava das faltas com o consentimento da arbitragem.
Somente aos 36', o Coritiba conseguiu outro bom lance. Em lançamento de Marcos Aurélio, Renatinho recebeu na grande área, tentou a finalização mas a bola esbarrou na zaga da equipe do interior. Torcida e jogadores pediram pênalti, alegando que a bola teria batido no braço do zagueiro, não apontado por Héber Roberto Lopes.
E o primeiro tempo terminou assim. A falta de criatividade ofensiva da equipe foi a tônica do parcial 0x0.
Segundo tempo
A segunda etapa já iniciava com pressão em dobro sobre os atletas alviverdes. Pouco antes do intervalo, o A. Paranaense fazia 1x0, garantindo parcialmente o título independente de qualquer resultado.
Na volta do intervalo, Guaru entrou no lugar de William.
A equipe alviverde continuava sem se acertar. As jogadas ofensivas desordenadas não davam resultado. Aos 10', Marlos entrou em campo no lugar de Renatinho. Um minuto depois, Marcos Aurélio arriscou de fora para defesa fácil do arqueiro do Nacional.
O resultado da baixada não mais importava ao Verdão, que precisava primeiramente vencer a partida para ter alguma esperança de conquistar o título.
Nos momentos que adicionava velocidade às jogadas, o Cori levava mais perigo. Ariel sofreu falta dura na intermediária. Carlinhos Paraíba cobrou muito perto, batendo na rede pelo lado de fora. O meia alviverde foi a principal figura do segundo tempo.
René executa a terceira substituição. Ramon em lugar de Marcos Aurélio.
Aos 18', foi a vez do Nacional arriscar de fora da área. Vanderlei pegou em dois tempos, com tranquilidade.
O Coritiba lutava, mas não encontrava a inspiração necessária para gerar lances de perigo.
Aos 25', a chance mais perigosa da partida até então. Marlos chutou cruzado, Ariel não conseguiu dominar a bola no meio e Ramon finalizou sendo travado no último segundo.
A torcida se empolgava com o crescimento de rendimento da equipe. Aos 28', grande chance em cobrança de escanteio. Pereira cabeceou, o goleiro espalmou, a bola encontrou o travessão e, no último segundo, novamente a zaga conseguiu afastar para escanteio.
Quatro minutos depois, Marlos cobra falta perigosa sendo bem defendida pelo arqueiro Renan.
O Nacional já posicionava os 11 jogadores em seu campo de defesa.
Aos 40, belo cruzamento de Carlinhos Paraíba, finalização com a coxa de Ariel e Renan faz brilhante defesa. Três minutos depois, cruzamento na medida de Marlos. Na cabeçada, sozinho, Ramon não acertou o gol aberto.
O drama do Coritiba seguiu até o último minuto. A falta de criatividade ofensiva e o bloqueio defensivo do Nacional mantiveram o placar que deixou o Coritiba apenas na terceira colocação do contestado e injusto Campeonato Paranaense.
Destaques da partida:
Destaque positivo: A torcida alviverde. Dando um verdadeiro show na arquibancada, os torcedores alviverdes incentivaram os 90 minutos tentando motivar os jogadores que não conseguiam perfurar o bloqueio do Nacional.
Destaque negativo: Marcos Aurélio. Com muitos erros de passe e nenhuma criatividade, o atacante alviverde teve péssima atuação em sua partida mais importante com a camisa do Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)