
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 8, às 16h, no Couto Pereira, pelo jogo de volta da final do Campeonato Paranaense 2016. Depois de fazer uma péssima partida e perder o primeiro confronto pelo placar de 3x0, o Coritiba agora tem a árdua missão de devolver o resultado para levar o jogo aos pênaltis ou conquistar um triunfo por quatro gols de diferença, o que lhe daria o título já no tempo normal. Do outro lado, uma equipe que tem a vantagem a seu favor e está bastante confiante em finalmente encerrar com o jejum de títulos. Entretanto, seus jogadores, como o goleiro Wéverton, já provocaram a torcida Alviverde na Baixada e devem sentir toda a pressão de uma torcida inflamada em busca da vitória
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até a Baixada para fazer a primeira partida da final do Estadual, mas praticamente se esqueceu de entrar em campo. Com uma postura abaixo da crítica, totalmente ao contrário daquilo que seria o mínimo esperado para um confronto desta magnitude, o Verdão foi completamente dominado (durante os 90 minutos) por um rival que não fez nada mais do que aproveitar os erros e a fragilidade ofensiva Coxa-Branca. E se no primeiro tempo o Coritiba ainda teve a sorte de não levar gols, na segunda etapa a história foi bem diferente e, já aos 25 minutos da segunda etapa, a equipe de Gilson Kleina perdia por 3x0. Nem mesmo a tardia expulsão de Hernani foi suficiente para o time descontar o placar e a "conta" sobrou mesmo para o segundo jogo.
Assim, somente com muita raça, disposição, vontade e precisão o Coritiba terá alguma chance de reverter o placar. Entretanto, primeiramente deve modificar totalmente a postura demonstrada dentro de campo e encarar a partida como uma final, do jeito que tem que ser. Os jogadores devem disputar cada dividida como se fosse a última e dobrar a intensidade no campo de jogo. Em relação à equipe, Luccas Claro, que saiu machucado do primeiro jogo, treinou e está confirmado. Por outro lado, Dudu não se recuperou e está fora, o mesmo acontece com Ceará e Juan, que também não foram relacionados para a partida. Assim, a tendência é que Gilson Kleina repita a mesma escalação da partida na Baixada, mas uma surpresa não está totalmente descartada.
O adversário
Tranquilo com a vantagem adquirida no primeiro jogo, o A. Paranaense vem ao Couto Pereira para defender o 3x0 conquistado na partida de ida e, enfim, encerrar um longo jejum de títulos que já dura há algum tempo. Confiantes, alguns atletas, como o goleiro Wéverton botaram a mão na orelha ao final do jogo da Baixada, provocando a torcida Alviverde. Certamente, neste domingo eles ouvirão bastante barulho. Em relação ao time, a novidade deverá ser o retorno de Otávio. Ele naturalmente substitui o suspenso Hernani. No meio, outro que pode aparecer é Vinícius, que se recuperou de uma lesão no joelho. Entretanto, como Pablo e Ewandro foram dois dos melhores jogadores do rival no AtleTiba, eles podem permanecer no time. Outro que volta após cumprir suspensão é André Lima. Entretanto, embora ele seja o artilheiro da equipe no Paranaense, o centroavante deve permanecer apenas no banco de reservas.
O jogo
A missão do Coritiba na partida deste domingo é realmente difícil, todos sabemos. Entretanto, a única chance que a equipe de Gilson Kleina tem de conquistar o título é acreditar desde o primeiro minuto. Para isso, o Verdão terá que ter muita determinação, vontade e raça em todas as jogadas. Fora das quatro linhas, a torcida Coxa-Branca empurrará os jogadores rumo a essa conquista, que seria histórica em função da dificuldade existente, mas é preciso acreditar, afinal de contas, se todos já se dessem por vencidos não precisariam nem entrar em campo. Portanto, como foi dito ao longo de toda a semana, é preciso "suar sangue" em busca da vitória.
Ofensivamente, a ausência de Juan novamente será sentida. Thiago Lopes e Vinícius precisam ser muito mais participativos do que foram na partida da Baixada e ajudar o Coritiba a concatenar as jogadas pelo meio-campo. Na frente, Kléber precisa estar ligado na partida para aproveitar todas as chances. O mesmo deverá acontecer com Negueba, que vem devendo uma boa apresentação desde que teve o seu nome envolvido com uma eventual saída para o Grêmio. Por fim, o Coritiba deverá aproveitar as jogadas de bola parada e o apoio pelas laterais.
Na parte defensiva, o Verdão deve, novamente, tomar cuidado com o atacante Walter. Apesar de ainda não ter feito gols na temporada, ele é sempre muito perigoso na área adversária e deve ser vigiado durante todo o tempo. Além dele, Ewandro e Nikão serão os jogadores que darão a velocidade ao time de Paulo Autuori e deverão ser muito utilizados, principalmente porque o A. Paranaense deve abusar dos contra-ataques. No meio, uma eventual presença de Vinícius também deve ser destacada. Por fim, o Coritiba precisa controlar as chegadas surpresa de Otávio e as jogadas de bola parada da equipe adversária.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas do Couto Pereira para incentivar os jogadores Alviverdes desde o primeiro minuto. Quem for ao estádio, vá acreditando que a virada é possível e apoie até o apito final do árbitro. Se os jogadores suarão sangue nas quatro linhas, teremos que sair roucos do Alto da Glória.
Vamos em busca da vitória, Coritiba o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - Final - Jogo de volta
Coritiba x A. Paranaense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/05/2016, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Elisson (Wilson); Reginaldo, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Thiago Lopes (Leandro) e Vinícius; Negueba e Kléber.
Técnico: Gilson Kleina
A. Paranaense:
Wéverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Deivid, Otávio e Vinícius (Pablo); Nikão, Walter e Ewandro.
Técnico: Paulo Autuori
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Rafael Trombeta/PR
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)