
CONCENTRAÇÃO
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
O título do primeiro turno coroou uma nova prática no Coritiba: a flexibilização das concentrações dos atletas nas partidas realizadas em Curitiba. A prática já é adotada com sucesso na Europa.
"Fizemos 76 jogos em 2012. Se formos contabilizar, dá 150 dias passados em hotel. Não dá para os jogadores ficarem tanto tempo afastados de suas famílias. Isso acaba os deixando cansados e estressados no fim do ano", declarou Felipe Ximenes, superintendente de futebol do Coritiba ao repórter Giuliano Gomes da Folha.
Segundo a nova forma de concentração do Coritiba, os atletas se apresentam ao grupo às 11h, no dia da partida a ser realizada e já está sendo adotada e todas as partidas do Paranaense, com exceção do clássico atleTiba. No momento da apresentação, o atleta é avaliado pela comissão técnica em suas condições físicas e psicológicas para poder ser escalado. Caso o atleta apresente sinais de noite mal dormida ou uso de álcool, será punido disciplinarmente. Até o momento, nenhum atleta foi punido.
"A gente precisa dar passos constantes rumo à profissionalização do futebol. Temos de parar de tratar jogadores como bebês. O que estamos fazendo é dar mais direitos e deveres a eles. Quanto mais o pai controla, mais seus filhos serão rebeldes", concluiu.
O técnico Marquinhos Santos, aprova a medida da diretoria Coxa, mas admite melhor análise durante a disputa do Brasileiro e Copa do Brasil. "Acredito que os atletas vão se sentir mais felizes, e isso será positivo a médio e longo prazo. Atleta mais feliz se sente mais solto, rende mais".
Colaborou o fiel torcedor Martim
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)