
Pancadaria Geral
Por: Ricardo Honório
Nesta quarta-feira, à partir das 18h, o TJD fará o primeiro julgamento da briga generalizada que aconteceu no clássico Atletiba em 05 de fevereiro.
Nos minutos finais, após um "desentendimento" do zagueiro Márcio com o meia Terans, jogadores dos dois times partiram para briga, que culminou com invasão de campo por parte de um torcedor atleticano. Na invasão, o torcedor agrediu o goleiro Marcão com um chute pelas costas.
Por falta de segurança, o juiz encerrou a partida e relatou na súmula a expulsão de cinco jogadores do A. Paranaense e três do Coritiba (Alef Manga, Márcio e Fabrício Daniel). O lateral-esquerdo Victor Luis, apesar de não ter sido expulso, também foi julgado e vai a julgamento.
O julgamento de hoje envolve além dos jogadores, o técnico António Oliveira, os presidentes Glenn Stenger e Mário Celso Petraglia, o Head Esportivo Lucas Drubscky, o vice-presidente Jair José de Souza e os clubes.
Fabricio Daniel pode pegar até 24 jogos de suspensão, enquanto os demais jogadores podem ser suspensos de 4 a 12 partidas. António Oliveira pode pegar até 9 jogos, enquanto os dirigentes podem pegar até 180 dias de suspensão. O Coritiba pode ser multado em 30 mil.
O julgamento de hoje não deve parar por aí. Caso haja punição superior a dois jogos (de suspensão ou perda de mando), os envolvidos da dupla Atletiba devem entrar com efeito suspensivo, previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Se isso acontecer, a decisão fica para o pleno do TJD. E com qualquer resultado procuradores ou envolvidos podem levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)