
AVALIAÇÃO
O árbitro Henrique França Triches (foto/Arquivo) foi o responsável por comandar a grande finalíssima do Campeonato Paranaense de 2005, uma partida muito acirrada e disputada, que acabou sendo definida apenas nos pênaltis.
Mesmo não marcando uma penalidade máxima em favor do Coritiba, aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação, quando o atacante Nunes foi derrubado com falta dentro da área, Triches teve um bom desempenho.
Corajoso, o árbitro deu um cartão amarelo ao violento zagueiro Marcão, que estava pendurado há muitos jogos e não vinha sendo advertido pelos outros árbitros, complecentes com a violência do jogador do A. Paranaense.
No AtleTiba, Triches conduziu a final com bastante inteligência, advertindo e expulsando os jogadores nas ocasiões corretas, bem dosando os cartões, para evitar que ambas as equipes chegassem às penalidades com apenas sete jogadores de cada lado.
Felizmente Triches não reeditou a péssima arbitragem de Mafra, o árbitro de 2004, que errou em quatro lances decisivos (três em favor do A. Paranaense, uma contra o Coritiba). Diferentemente de Mafra, a arbitragem de Triches não influenciou no resultado final.
Está de parabéns o árbitro Henrique França Triches pela sua atuação na partida final do campeonato de 2005.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)