
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Tradicional equipe do norte do Paraná, o Londrina Esporte Clube já foi cinco vezes campeão paranaense, sendo o atual campeão, quando disputou a decisão com o F.C. Cascavel, num campeonato que se arrastou até o mês de outubro de 2021. O Tubarão está acostumado a disputar a elite do campeonato paranaense e já está na sua 62ª participação.
O Coritiba é o time que o Londrina mais enfrentou nos estaduais que participou, sendo que já decidiram o campeonato uma vez, em 1959 quando o Coxa levou a melhor ganhando por 2 x 1 e sagrando-se campeão daquele ano. Na história dos estaduais, foram 127 jogos, com 62 vitórias do Coritiba, 30 empates e 35 vitórias do Tubarão, números que indicam uma superioridade da equipe Coxa Branca no confronto ao longo da história dos estaduais.
Em 2021, a equipe londrinense disputou a série B do campeonato brasileiro, e, por pouco, não foi rebaixada, escapando da série C somente na última rodada, quando venceu o Vasco da Gama no estádio do Café.
O elenco do Tubarão para este ano contou com a incorporação de vários jogadores, além de outros remanescentes de 2021. Destacam-se o atacante Douglas Coutinho, jogador que já rodou por várias equipes do Brasil e exterior, o lateral Eltinho e o volante João Paulo, conhecidos da torcida Coxa Branca, além de Jhonny Lucas que até iniciou conversas no começo da temporada para jogar no Coritiba, mas acabou não acertando.
O clube também oficializou na última sexta-feira (04/2) a contratação do atacante Thiago Ribeiro, experiente atleta de 35 anos, que estava na Chapecoense e que jogou por equipes grandes do futebol brasileiro como São Paulo, Atlético – MG e Santos, além de passagens pelo futebol da Itália, Catar e França. Thiago já havia jogado no Tubarão em 2018, quando disputou a série B pela equipe londrinense.
O técnico da equipe é Vinicius Eutrópio, experiente treinador de 55 anos, que iniciou sua carreira de treinador de futebol no A. Paranaense e teve passagens por grandes clubes do futebol nacional, além do futebol português, dos Emirados Árabes Unidos e da Bolívia.
O Tubarão entra no campeonato com intuito de ser mais uma vez campeão, e tem pela frente, no ano de 2022, além do Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da série B.
A campanha do LEC nas 5 primeiras rodadas do campeonato é de três vitórias, um empate e uma derrota. No último confronto, o Londrina enfrentou o Cascavel F.C, reeditando a última final do campeonato, mas, desta vez, o Cascavel saiu vencedor pelo placar de 2 x 0, no estádio Olímpico Regional de Cascavel, derrota que acabou com a invencibilidade da equipe do Londrinense no campeonato. A equipe ocupa atualmente a 5ª colocação na tabela com 10 pontos ganhos, mesma pontuação do Coritiba, Cianorte e F.C. Cascavel, porém perde nos critérios de desempate.
A formação que entrou em campo no último compromisso contra o Cascavel foi a seguinte: Mateus Nogueira, Rafael França (Salatiel), Saimon, Augusto e Eltinho; João Paulo, Jhonny Lucas e Leo Arthur (Mossoró); Mateusinho, (Luan Marchiori), Douglas Coutinho e Victor Daniel (Caprini).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)