
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Rio Branco se enfrentam neste domingo, 17, às 16h, no estádio do Caranguejão, pela 9ª rodada do turno do Campeonato Paranaense 2013. Após finalmente apresentar um futebol melhor na última rodada e recuperar a liderança da competição, o Verdão sabe que agora só depende de si para conquistar o título do 1º turno e não pode vacilar. Pela frente, terá um Rio Branco que não vem fazendo um bom campeonato, convive com a ameaça de rebaixamento e precisa dos três pontos para tentar iniciar uma nova fase no campeonato
Time quer seguir evoluindo para chegar ao título
Na última quarta-feira, 13, o Verdão recebeu o Toledo, no Couto Pereira, e embora ainda não tenha feito aquela partida de encher os olhos da torcida, apresentou evolução em relação às rodadas anteriores. Mais rápido no meio e criando chances de gol com mais facilidade, o Coritiba, que já sabia da chance de recuperar a liderança com uma vitória, partiu para cima do time do interior desde o início e, contando com uma excelente atuação de Rafinha, abriu 3x0 ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, visivelmente se poupando, o Alviverde relaxou e sofreu o gol do Porco já nos acréscimos. Nada que ameaçasse a boa vitória e a recuperação da ponta da tabela.
O destaque negativo do jogo ficou por conta do centroavante Deivid. Além de não apresentar um futebol do seu nível, o atacante foi expulso de maneira ridícula, já no segundo tempo, ao dar uma cotovelada sem nenhum propósito em um jogador adversário, e prejudicou o desempenho da equipe no 2º tempo. O fato serve de alerta não só para Deivid, como também para os demais jogadores, que precisam estar conscientes de suas responsabilidades, principalmente nesta reta final de campeonato, em que qualquer erro pode ser fatal.
Em relação ao time, Marquinhos Santos não deve promover muitas alterações na escalação, visto que o esquema com três zagueiros mostrou ser o que melhor a equipe se encaixou até agora. Arthur e Júlio César brigam pela vaga deixada em aberto pelo suspenso Deivid, mas a definção do titular deve ficar mesmo para minutos antes da bola rolar. Situação parecida ocorre na zaga. Luccas Claro cumpriu suspensão e está à disposição do treinador. Entretanto, o bom rendimento da defensiva Coxa-Branca no jogo diante do Toledo pode fazer com que Pereira continue na zaga. Nas demais posições, a equipe será a mesma que venceu na última quarta-feira de cinzas.
Sob a ameaça de entrar na ZR, Rio Branco necessita de pontos
Na décima posição, com apenas seis pontos ganhos, o Rio Branco vive um momento difícil no ano de seu centenário. Embora a expectativa da diretoria estivesse elevada ao montar o elenco, o time não vem correspondendo dentro de campo, colecionando resultados adversos, como a incrível goleada sofrida para o Londrina, dentro de casa, por 6x0. O resultado disso foi a troca de treinador, com a saída de Gassem Salim Youssef e a chegada de Amauri Knevitz, campeão paranaense pelo Paranavaí, mas que pouco conseguiu alterar o panorama da equipe.
Para o time que enfrenta o Coritiba, o treinador Alvirrubro poderá contar com o retorno do zagueiro Vinícius, que cumpriu suspensão na derrota para o Cianorte, e com a estreia do centroavante Rodrigo Jesus, que está regularizado na FPF. Por outro lado, o lateral-esquerdo Fábio Alves recebeu o terceiro amarelo na última rodada e está suspenso. Wagner é o mais cotado para assumir o seu lugar, o que não afetaria a montagem do esquema tático de Amauri Knevitz.
Panoramas da partida
Sem poder vacilar, o Coritiba precisa encarar a partida da tarde deste domingo, em Paranaguá, com muita seriedade e determinação. A briga pelo título do turno está bastante intensa e um único tropeço nestas três últimas rodadas poderá ser fatal. Em virtude disso, a equipe Coxa-Branca precisa seguir evoluindo e atuar com ainda mais velocidade para vencer o bloqueio defensivo do Leão da Estradinha e voltar do litoral paranaense com a vitória. Raça e determinação também não poderão faltar.
Ofensivamente, como era previsto, a volta de Rafinha deu muito mais dinamismo ao ataque, visto que o meia se movimentou sem parar para confundir a defensiva adversária e abriu espaço para seus companheiros, principalmente Robinho e Alex. Aliás, o menino de ouro Alviverde já vem mostrando as suas credenciais, com um gol em Arapongas e um passe milimétrico para a conclusão de Robinho na última partida. As jogadas de bola parada também serão fundamentais para o Coritiba nesta partida, principalmente e o jogo estiver truncado e arrastado.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado com o atacante Marcelo Tamandaré que, embora esteja penando com a fase do Leão da Estradinha, vem se destacando com gols e boas atuações. Seu companheiro de frente, Rodrigo Jesus, também deverá estar motivado com a estreia e deve tentar mostrar serviço a Amauri Knevitz. Além deles, o Verdão deverá controlar as jogadas de bola parada e as aproximações dos meias do Rio Branco, especialmente Renan Tavares e Rafael Muçamba.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Caranguejão para empurrar o Alviverde rumo a mais uma fundamental vitória na competição, que poderá dar ainda mais vantagem ao Verdão na liderança da tabela. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de mais um bom resultado longe de casa.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 9ª rodada - turno
Rio Branco x Coritiba
Local: Estádio Fernando Chaburb Farah (Caranguejão), em Paranaguá
Data: 17/02/2013, domingo
Horário: 16h
Rio Branco:
Felipe; Caimmy, Valdir, Vinícius e Wágner; Duda, Rafael Muçamba, Renan Tavares e Matheus (Bahia); Marcelo Tamandaré e Rodrigo Jesus.
Técnico: Amauri Knevitz
Coritiba:
Vanderlei; Leandro Almeida, Luccas Claro (Pereira) e Chico; Gil, Willian, Robinho, Alex e Patric; Rafinha e Arthur (Júlio César).
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Leonardo Sigari Zanon/PR
Assistente 1: Luiz Henrique de Souza Santos Renesto/PR
Assistente 2: Júlio César de Souza/PR
4º Árbitro: Cláudio Antônio Teixeira/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)