
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e J. Malucelli se enfrentam neste domingo, 15, às 16h, no EcoEstádio, pela 9ª rodada do Campeonato Paranaense 2015. Depois de derrotar o Rio Branco e se garantir matematicamente na segunda fase do Estadual, o Verdão agora tenta, finalmente, alcançar a liderança, o que daria vantagem à equipe nas disputas das fases finais da competição. Pela frente, terá o líder e invicto J. Malucelli, que tenta se manter como único time do campeonato que ainda não perdeu e, caso consiga os três pontos, dará um passo fundamental na busca do título simbólico da fase classificatória
O time
Na última quinta-feira, 12, o Verdão recebeu o Rio Branco, no Couto Pereira, e nem precisou fazer muita força para bater a equipe de Paranaguá e chegar à vitória. Com dois gols no primeiro tempo, originados de cobranças de escanteio, Rafhael Lucas e Wellington Paulista foram os responsáveis pelos três pontos que deram a classificação matemática ao Alviverde com três rodadas de antecedência. De qualquer forma, o objetivo da equipe segue sendo o de fechar a primeira fase com a melhor campanha do campeonato, o que dará a vantagem de sempre decidir os confrontos em casa na fase aguda do Paranaense.
Entretanto, os visíveis problemas de criação de jogadas seguem assustando o torcedor Alviverde. Novamente, as principais jogadas do Verdão foram em lances de bola parada, com João Paulo. Muito pouco para um time que deseja alçar voos mais altos ao longo do ano. Em relação à equipe, a única alteração será o retorno natural de Hélder ao setor de meio-campo. Como Alan Santos, que já tinha se queixado de dores no jogo do meio de semana, foi vetado pelo Departamento Médico, a tendência é que Rosinei siga como titular. Nas demais posições, a equipe será a mesma que bateu o Rio Branco.
O adversário
Líder da competição, o J. Malucelli é, sem dúvida, a principal surpresa do campeonato. Único invicto do Campeonato Paranaense, a equipe do técnico Ary Marques vem enfileirando bons resultados e, a exemplo do Coritiba, também está classificada para a próxima fase. O time conta com caras conhecidas, como Netinho (ex-A. Paranaense) e Bruno Batata (ex-Coritiba), e apresenta um ótimo padrão de jogo, visto que a base da equipe atua junta há algum tempo. O principal desfalque do time que pega o Coritiba deverá ser o volante Fernando Gomes que, machucado, não treinou durante a semana.
O jogo
Certamente, a partida deste domingo, diante do J. Malucelli, deverá ser a mais complicada para Verdão até aqui na temporada 2015. Apresentando um ótimo conjunto e excelente entrosamento, o time do Parque Barigui deverá aproveitar as reduzidas dimensões de seu gramado para tentar sufocar o Verdão em seu campo de defesa e conquistar a vantagem parcial no marcador. Cabe ao Coritiba, então, controlar o ímpeto do time adversário e, aos poucos, aproveitar os contra-ataques que devem surgir. Força, determinação, raça e vontade serão fundamentais na partida.
Ofensivamente, o Coritiba deverá, novamente, tentar explorar os lados do campo, principalmente com Carlinhos que, embora não tenha feito uma partida brilhante contra o Rio Branco, ainda é a principal peça ofensiva Alviverde. Do outro lado, Norberto também deve apoiar o ataque e chegar com perigo à meta adversária. Na frente, o Coritiba precisa aproveitar a evolução de Wellington Paulista que, ao lado de Rafhael Lucas, vem se acertando em sua nova função. Por fim, o Coritiba deve aproveitar as jogadas de bola parada, especificamente com João Paulo, que vem demonstrando enorme aproveitamento neste tipo de jogada.
Na parte defensiva, o Verdão, em primeiro lugar, precisará controlar as descidas dos ofensivos laterais do Jotinha. Cristóvam e Fabinho chegam constantemente ao fundo e incomodam qualquer defesa, criando chances para a conclusão de Bruno Batata, na referência. Além disso, o Coritiba precisa ficar bastante de olho na atuação do meia Netinho, um dos principais jogadores da competição e que também possui bastante força na bola parada. Seu companheiro de criação, Edu Amparo, é outro atleta que atravessa excelente fase e pode incomodar o gol de Vaná.
A torcida
Mesmo que a partida não seja disputada no Couto Pereira, não há a menor dúvida que a torcida do Coritiba irá ao Parque Barigui e lotará as arquibancadas do EcoEstádio, literalmente pintando o Janguito Malucelli de verde e branco. De qualquer forma, diversos torcedores Coritibanos enviarão energias e vibrações positivas em busca dos três pontos que darão a liderança temporária da competição ao Alviverde, o que garantiria a vantagem de sempre decidir os confrontos no Couto Pereira.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Campeonato Paranaense 2015 - Primeira Fase - 9ª rodada
J. Malucelli x Coritiba
Local: Estádio Janguito Malucelli (EcoEstádio)
Data: 15/03/2015, domingo
Horário: 16h
J. Malucelli
Fabrício; Alex Fraga, Gustavo e Leandro Silva; Cristóvam, Camargo, Wellington, Netinho e Fabinho; Edu Amparo e Bruno Batata.
Técnico: Ary Marques
Coritiba:
Vaná; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Hélder, João Paulo e Rosinei; Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Felipe Gomes da Silva/PR
Assistente 1: Luciano Roggenbaum/PR
Assistente 2: Weber Felipe Silva/PR
4º Árbitro: Marcelo Sales Corrêa/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)