
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 22, às 16h, no Couto Pereira, pela 10ª e penúltima rodada do Campeonato Paranaense 2012. Uma simples vitória no clássico garante o título do returno e carimba o passaporte Alviverde para a final da competição, diante do mesmo rival. Em virtude disso, os jogadores Coritibanos devem entrar em campo focados e recebendo o apoio integral da torcida Coxa-Branca, que dominará 100% dos lugares do Couto. Pela frente, um adversário que busca se reerguer depois da queda e desafia um verdadeiro mar verde e branco para tentar triunfar no Couto e se colocar em boa posição no campeonato
Apostando no mistério, Marcelo Oliveira monta a sua equipe para acabar com o returno nesta rodada
No último final de semana, o Coritiba foi até Ponta Grossa e, apesar de jogar uma partida boa na maior parte do tempo, não conseguiu transformar em vitória as inúmeras chances criadas. Com Anderson Aquino em jornada de pouca sorte e Marcelo Oliveira fazendo substituições questionáveis (o maior exemplo foi a entrada e saída do garoto Artur, durante a partida), o Coritiba ficou no empate por 2x2 com o Operário e viu a sua vantagem se reduzir de quatro para dois pontos na tabela de classificação, o que animou os jogadores e comissão técnica do rival deste domingo a tentarem abreviar a decisão do Paranaense e, assim como o Coritiba em 2011, conquistar os dois turnos.
Apesar do tropeço nos Campos Gerais, o Coritiba ainda depende de suas próprias forças para vencer o returno e terá um estádio inteiramente verde e branco para conquistar a vitória. Jogar pelo regulamento, neste caso, é buscar os três pontos para finalizar o returno e garantir a vaga na final, sem pensar em um possível empate que levaria a decisão para uma última rodada diante de um desesperado Roma, que luta contra o rebaixamento. É esta postura que a torcida espera ver no Alto da Glória, gritando e apoiando os jogadores nos 90 minutos em busca deste objetivo.
Em relação à montagem do time, Marcelo Oliveira resolveu adotar o mistério, muito embora todos façam ideia sobre qual será a base do time Alviverde que estará em campo neste domingo. A primeira dúvida é na lateral-esquerda, onde Lucas Mendes pode reaparecer no time no lugar de Eltinho. No meio, com Júnior Urso, Tcheco e Rafinha teoricamente confirmados, a dúvida fica sobre o quarto homem de meio-campo. Lincoln deve ser o escolhido, mas Éverton Ribeiro, em ótima fase, corre por fora e pode aparecer no time. Na frente, a tendência é que Anderson Aquino receba nova chance, mas Marcel surge como possível surpresa. Por fim, na lateral-direita, Jonas se recuperou e volta a atuar normalmente.
Com muito pouco a perder, A. Paranaense promete atacar
Faltando poucos dias para fazer a sua reestreia na série B do Campeonato Brasileiro, o A. Paranaense surpreende até a sua própria torcida pela boa campanha no Estadual. Com poucas contratações e apostando basicamente nos jogadores que já estavam no clube, o rubro-negro venceu o primeiro turno aproveitando-se de uma falha do Cianorte e faz uma boa campanha na Copa do Brasil. Muito disso é resultado da filosofia do técnico uruguaio Juan Ramón Carrasco que, apesar de invencionices patéticas em alguns momentos, vem se consolidando sempre por buscar o ataque, colhendo frutos em sua maneira de pensar o futebol.
Quanto ao time, a exemplo de Marcelo Oliveira, o uruguaio faz mistério sobre a escalação. Curiosamente, as principais dúvidas estão nos mesmos setores em que o técnico Coxa-Branca parece não ter certeza sobre a formação ideal. Na lateral-esquerda, Héracles e Bruno Costa brigam por uma vaga. De acordo com os treinamentos durante a semana, o segundo tem mais chances de aparecer por ali. Entretanto, o lateral-esquerdo Héracles ainda pode aparecer no meio. Com Deivid e Paulo Baier aparentemente garantidos, o próprio lateral, Zezinho e Martín Ligüera disputam a condição de titular. Nas demais posições, a equipe deve ser a mesma que vem atuando, inclusive com Manoel, que foi poupado de alguns treinamentos durante a semana mas deve atuar normalmente.
Panoramas da partida
A partir de agora, o Verdão entra em uma sequência de jogos decisivos para continuar alimentando o objetivo do tricampeonato Paranaense. Para isso, é fundamental e necessário que os jogadores do Coritiba estejam completamente focados nas partidas, esbanjando confiança, vontade e garra para superar todos os desafios. O primeiro deles é diante do maior rival, que neste jogo no Couto Pereira está em uma situação de franco-atirador e tem pouca coisa a perder. Por isso, é obrigatória a sintonia entre time e torcida, de modo a vencer a partida deste domingo "nem que seja na marra".
Ofensivamente, o Coritiba precisa se aproveitar dos espaços que tendem a surgir no meio-campo, visto que os jogadores Alviverdes presentes neste setor do gramado devem estar em superioridade numérica. Assim sendo, Tcheco, Rafinha e, possivelmente, Lincoln devem apostar na movimentação e velocidade na troca de passes para alimentarem Roberto e Anderson Aquino, visando incomodar o gol de Vinícius. As jogadas de bola parada também são boas alternativas, especialmente em clássicos, em que lances isolados definem o jogo. No banco, Éverton Ribeiro, Rafael Silva e Marcel são boas opções para o andamento da partida.
Na questão defensiva, não resta dúvidas de que o jogador mais incisivo do A. Paranaense nos últimos jogos é Guerrón. O equatoriano vem atravessando grande fase e deve incomodar a defesa Coxa-Branca. Além dele, os defensores Alviverdes precisam estar ligados em Edigar Junio, outro que vem se destacando com a camisa adversária. Por fim, Paulo Baier e Martín Ligüera (caso realmente atue) são muitos técnicos e podem decidir em uma bola parada, especialmente levantadas para o aproveitamento de Manoel.
Apoio nas arquibancadas
Certamente o Couto Pereira estará lindo neste domingo. O público promete comparecer em excelente número no Alto da Glória para empurrar os jogadores rumo à vitória que vale o título do returno do Campeonato Paranaense 2012, mas também cobrará uma postura ofensiva da equipe, sem adiar a definição da situação para a próxima rodada. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. Os jogadores precisam de sua energia para conseguirem este fundamental triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 10ª rodada - 2º turno
Coritiba x A. Paranaense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 22/04/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Júnior Urso, Tcheco, Lincoln (Everton Ribeiro) e Rafinha; Anderson Aquino e Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira
A. Paranaense:
Vinícius; Gabriel Marques, Manoel, Renan Foguinho e Bruno Costa (Héracles); Deivid, Paulo Baier e Martín Ligüera (Zezinho); Guerrón, Edigar Junio e Marcinho.
Técnico: Juan Ramon Carrasco
Árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Assistente 1: Roberto Braatz/PR
Assistente 2: Luiz H. de S. Santos Renesto/PR
4º Árbitro: Adriano Miczvski/PR
5º Árbitro: Adair Carlos Mondini/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)