
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Corinthians Paranaense se enfrentam nesta quarta-feira, 25, às 19h30, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense 2012. Depois de vencer o Toledo na estreia mesmo sem apresentar um bom futebol e ficando longe de empolgar, o Verdão encontra a sua torcida pela primeira vez em 2012 e espera convencer com uma ótima apresentação. Pela frente terá o Corinthians Paranaense, uma equipe bem montada, que atropelou o Rio Branco na estreia e espera aprontar uma surpresa no Alto da Glória
Ainda na "pré-temporada", Coxa tem um teste difícil para provar qualidade
Debaixo de um calor de mais de 30ºC em Toledo e contando com os habituais problemas do início da temporada, o Verdão contou com o gol de Rafinha logo aos 2 minutos de jogo para "cozinhar" o Toledo e levar a partida em banho-maria. O gol de Emerson, já ao final do jogo, sacramentou a vitória por 2x0, garantindo três importantes pontos na primeira partida do campeonato. Entretanto, os visíveis problemas para realizar a transição entre defesa e ataque e os constantes chutões para o campo de ataque são situações que devem ser observadas e corrigidas por Marcelo Oliveira.
No primeiro encontro com a torcida nesta temporada de 2012, o objetivo do time Coxa-Branca é apresentar um melhor futebol e convencer a todos de que a reposição dos jogadores perdidos foi realizada de maneira eficiente, sem que a qualidade fosse perdida. Logicamente, ainda terá a tolerância natural para o que será apenas o segundo jogo de um ano que promete ser bastante agitado no Alto da Glória, porém, é esperada uma evolução, até porque o adversário é mais qualificado e está acostumado a jogar na capital, desafiando os maiores times do Estado.
Em relação à equipe, mesmo admitindo que ainda precisa fazer testes, o técnico Marcelo Oliveira deve mesmo manter a base da equipe que superou o Toledo na estreia. A única dúvida é na posição de segundo volante, onde Júnior Urso pode perder a posição para Tcheco. O recém-contratado atleta foi bem nos desarmes, mas pecou muito nos passes e permitiu contra-ataques perigosos da equipe do interior. Precisando melhor ritmo de jogo, Marcel será mantido na frente, com a esperança de ser mais acionado e participar da partida. Lincoln e Davi, que sentiram o cansaço e foram substituídos no Oeste do Estado, estão confirmados.
Empolgado pela estreia, Corinthians quer desafiar o Verdão no Couto
O Corinthians Paranaense talvez tenha sido o time que melhor se apresentou na primeira rodada. A equipe do técnico Leandro Niehues, além de manter a base que atua junta há um bom tempo, iniciou a sua preparação para o Estadual ainda no final de 2011 e, portanto, está mais bem preparada e condicionada que muitos outros adversários. Dessa maneira, o time do Barigui pretende aproveitar estes fatores para largar na frente e garantir vantagem neste início do Paranaense.
O time Alvinegro, que deve fazer a sua última temporada defendendo as cores da matriz paulista possui algumas caras conhecidas em seu elenco. O zagueiro Flávio, que teve passagem no início da década, e o atacante Bruno Batata já estiveram defendendo as cores do Verdão. Já o lateral-direito André Luiz atuou pelo P. Clube. Entretanto, o principal destaque da equipe do Barigui é o rápido atacante Andrezinho que, inclusive, já despertou o interesse do Coritiba em outras temporadas.
Panoramas da partida
Certamente, a partida desta quarta-feira exigirá muito mais do Verdão do que a estreia, diante do Toledo. Mais qualificado e melhor treinado, o Corinthians Paranaense tentará impor suas vantagens temporárias, como melhor preparação física e entrosamento, para incomodar o Coritiba e tentar surpreender o Alviverde em pleno Couto Pereira. Assim sendo, o time Coxa-Branca deverá entrar em campo 130% ligado, não permitindo que o adversário goste da partida e ameace uma pressão.
Ofensivamente, o Verdão deve explorar o seu trio de meias ofensivos para manter a bola próxima à meta do goleiro Colombo, deixando a defensiva adversária sempre sob pressão. Entretanto, é fundamental que a bola saia de trás com alguma qualidade. É justamente neste quesito que Tcheco pode ser importante, já que possui um passe muito mais qualificado que Júnior Urso neste momento. A entrada do experiente meio-campo poderá reduzir os chutões ao ataque, fazendo com que Marcel participe do jogo com mais qualidade. Jackson, que se soltou no segundo tempo da partida em Toledo pode também ser uma boa alternativa no ataque.
No aspecto defensivo, como já citado, o meia Andrezinho deverá ser a principal preocupação do time Alviverde. O rápido meia-atacante tende a se movimentar muito e pode se tornar um problema caso não seja vigiado de maneira constante. Na frente, Bruno Batata, que sempre encontra a sua melhor forma atuando pelo Corinthians Paranaense, é outro que merece cuidados. Assim como Vítor Júnior, um dos destaques na vitória sobre o Rio Branco.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Verdão neste primeiro e já complicado compromisso dentro de casa pelo Campeonato Paranaense 2012. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, compareça ao Alto da Glória e ajude os jogadores em busca de um novo triunfo. Vamos empurrar o Coritiba para a liderança já neste início de competição.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 2ª rodada - 1º turno
Coritiba x Corinthians Paranaense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 25/01/2012, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian e Júnior Urso (Tcheco); Rafinha, Lincoln e Davi; Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Corinthians Paranaense:
Colombo; André Luiz, Gustavo, Flávio e Nelson; Safira, Javier, Vítor Júnior e Leandro; Andrezinho e Bruno Batata.
Técnico: Leandro Niehues
Árbitro: Héber Roberto Lopes/PR
Assistente 1: José Carlos Dias Passos/PR
Assistente 2: Sidmar dos Santos Meurer/PR
4º Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)