
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 13, às 18h30, no Couto Pereira, pela 9ª rodada do Campeonato Paranaense 2013. Depois de ter feito talvez a melhor partida no segundo turno diante do Toledo e contado com a derrota do então líder Londrina, o Verdão precisa de um novo triunfo para continuar a sonhar com o título antecipado e embalar para o AtleTiba da próxima semana. Pela frente, terá um Rio Branco que luta desesperadamente contra o rebaixamento e quer somar pontos para abrir vantagem sobre o Paranavaí, seu concorrente direto
Empolgados com a chance de voltar à briga, jogadores querem mais três pontos
No último final de semana, o Coritiba foi até Toledo e finalmente fez uma partida que pode ser considerada boa no returno. Melhor na maior parte da partida, o Verdão sempre esteve mais perto do gol do adversário e outra vez contou com a genialidade de Alex para somar mais uma vitória na competição. Uma cobrança de falta perfeita do meia, na metade do primeiro tempo, abriu o caminho para os três pontos e, embora tenha desperdiçado uma cobrança de pênalti quando o jogo já estava 1x0, o "menino de ouro" continuou fazendo a diferença até que, já no segundo tempo, Rafinha (outro que fez excelente partida) acertou um chute no ângulo do goleiro Ney para dar números finais ao jogo.
A vitória teve mais valor ainda devido ao resultado do Londrina, que perdeu a sua primeira partida no returno e abriu espaço para que o Coritiba voltasse a sonhar com a conquista antecipada do Paranaense. Agora o Verdão precisa de apenas mais um tropeço de A. Paranaense e do próprio Londrina para depender apenas de suas próprias forças e conquistar o segundo turno. Por conta disso, a partida diante do Rio Branco deve ser encarada como uma verdadeira decisão e, sabendo disso, os jogadores devem entrar bastante motivados no gramado do Alto da Glória.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos outra vez terá problemas para montar a escalação. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Leandro Almeida e Gil estão fora da partida. Pereira venceu a disputa com Luccas Claro e será o titular na zaga. No meio, quem retorna ao time titular após passar algumas rodadas se recuperando de lesão é Robinho, que atuará um pouco mais recuado para fazer a função de Gil. Nas demais posições, a equipe será a mesma que derrotou o Porco no interior do Estado, com Alex, Rafinha e Deivid comandando as ações ofensivas.
No desespero, Rio Branco tenta acumular pontos para evitar o rebaixamento
O Rio Branco vive uma temporada bastante complicada no ano do seu centenário. Sem resultados convincentes, a equipe Alvirrubra de Paranaguá não está na zona do rebaixamento apenas devido aos critérios de desempate e terá três rodadas decisivas para tentar evitar o rebaixamento. Apesar de vislumbrar um bom resultado na capital, o jogo chave para o Leão da Estradinha será na próxima semana, quando a equipe receberá o Paranavaí, no Gigante do Itiberê.
O técnico Amauri Knevitz terá problemas para montar a sua equipe. Suspensos, Diogo Fogliato, Duda e Rodrigo Jesus não poderão atuar. A tendência é que Amaral Rosa e Samuel formem a dupla de contenção, entretanto, Rafael Muçamba corre por fora e também pode aparecer no setor. Na criação, Matheus aparece como o mais cotado para substituir Rodrigo Jesus. Apesar de todos estes indícios, Amauri Knevitz também testou outras formações nos treinamentos na Estradinha ao longo da semana e não quis confirmar a escalação. Outro fato que chamará a atenção da torcida Coxa-Branca na partida será a presença do goleiro Rodrigo Café, formado nas categorias de base do Alviverde.
Panoramas da partida
Após fazer uma boa partida na última rodada, atuando longe de casa, o Verdão precisará manter o ritmo para derrotar o Rio Branco e somar mais três pontos fundamentais para que o time ainda se mantenha na briga pela conquista do returno, jogando pressão sobre os adversários que atuarão no domingo. Em virtude disso, os jogadores devem apresentar bastante raça e determinação em busca do resultado, até porque o Rio Branco deverá jogar muito fechado, vislumbrando a conquista de um ponto que pode ser decisivo na luta contra o rebaixamento.
Ofensivamente, as ações do Alviverde devem estar concentradas no trio Alex, Rafinha e Deivid, que terão a responsabilidade de conduzir o Coritiba à frente para incomodar o gol de Rodrigo Café. Além deles, as atuações de Robinho e Zé Rafael também serão importantes. Por fim, o apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada poderão ser outros pontos determinantes para que o Coritiba consiga sair com o único resultado que interessa e permaneça na disputa pelo título.
Na parte defensiva, o Alviverde deverá estar muito ligado nos contra-ataques do Leão da Estradinha. Certamente, Amauri Knevitz escalará uma equipe bastante cautelosa, preparada para aproveitar qualquer falha do Coritiba e, quem sabe, abrir o placar, jogando a pressão sobre os ombros dos atletas Coritibanos. Individualmente, Matheus e Marcelo Tamandaré devem ser os dois principais jogadores do Rio Branco e levar certo perigo à meta de Vanderlei.
Apoio nas arquibancadas
Empolgada com a chance de ver o time brigar pela conquista do segundo turno e também pela evolução demonstrada pela equipe na partida diante do Toledo, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer em bom número às arquibancadas do Alto da Glória e apoiar os jogadores na luta por mais três importantes pontos na competição. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. O Verdão necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 9ª rodada - returno
Coritiba x Rio Branco
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 13/04/2013, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Pereira, Sergio Escudero e Patric; Willian, Robinho, Alex, Zé Rafael e Rafinha; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Rio Branco:
Rodrigo Café; Caimmy, Valdir, Vinícius e Fábio Alves; Samuel, Amaral Rosa (Rafael Muçamba), Peu e Matheus; Renan Tavares e Marcelo Tamandaré.
Técnico: Amauri Knevitz
Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior/PR
Assistente 1: Rafael Trombeta/PR
Assistente 2: Leandro Luiz Zeni/PR
4º Árbitro: Eduardo Elias Melek/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)