
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Londrina se enfrentam neste domingo, 28, às 15h50, no Couto Pereira, pela 11ª e última rodada do returno do Campeonato Paranaense 2013. Depois de fazer uma partida patética no último final de semana e perder para o time alternativo do A. Paranaense, o Coritiba tenta busca a vitória e reencontrar o caminho antes dos jogos decisivos do Estadual. Pela frente, o time que tem a melhor campanha do Paranaense, mas que não depende apenas de si para carimbar a vaga para a final
Acabou a "pré-temporada". Time precisa acordar e jogar bola
No último final de semana, o Coritiba foi até a Vila Olímpica do Boqueirão e, completamente sem raça e determinação, sucumbiu à maior vontade e organização de um time jovem, mas que mostrou ter mais vergonha na cara do que os jogadores do Alto da Glória. O resultado de 3x1 foi construído ao natural, o que tira o sono dos torcedores Alviverdes que, além da humilhação de perder para um rival visivelmente mais fraco (assim como foi na derrota para o P. Clube), se preocupam com os desafios que estão por vir e, mais ainda, com a postura completamente descompromissada e sem atitude dos atletas em campo.
Já passou a hora de acordar e parar de jogar apenas com o nome. É preciso deixar a prepotência e a soberba de lado para admitir que nem no fraquíssimo Campeonato Paranaense o Coritiba tem a melhor campanha, quem dirá, então, no Brasileirão, que começa daqui a pouco menos de um mês. O time, atualmente, não tem padrão de jogo, apresenta falhas individuais e coletivas grotescas e está longe de estar preparado para desafiar os melhores times do país. Até quando a diretoria vai fechar os olhos para todos estes indicativos de que as coisas estão longe de estar bem? Será preciso voltar a conviver com o fantasma da queda para a Série B, ou a superintendência de futebol vai resolver se mexer antes disso? A torcida espera respostas imediatas.
Em relação ao jogo, o técnico Marquinhos Santos (que inexplicavelmente tirou Zé Rafael do time titular no AtleTiba) resolveu poupar dois dos principais jogadores da equipe, que estão pendurados com dois cartões amarelos. Willian e Alex estão fora da partida, assim como Sergio Escudero, que recebeu o terceiro amarelo e cumpre suspensão automática. Assim, Chico volta a receber uma chance na zaga e forma dupla com Leandro Almeida. No meio, Júnior Urso substitui Willian e terá a companhia de Gil, Sérgio Manoel (que entra na vaga de Alex) e Robinho. Sem alterações no ataque, Rafinha e Deivid terão a incumbência de fazer os gols para o Verdão.
Dono da melhor campanha, Londrina tenta a vitória e seca o A. Paranaense
O Londrina é a grande surpresa deste Campeonato Paranaense. O Tubarão, de longe, foi o time mais estável da competição, com excelentes campanhas tanto no primeiro como no segundo turno e já poderia estar comemorando o título caso o Estadual fosse por pontos corridos. Entretanto, a equipe do Norte do Paraná tropeçou em partidas chave, como a derrota em casa para o Operário, e agora está em uma situação incômoda, pois não depende apenas de si para chegar à final. Para que isso aconteça, o Alviceleste precisa vencer o Coritiba e torcer, pelo menos, para um empate entre A. Paranaense e Operário.
O técnico Cláudio Tencati terá força máxima para encarar a partida decisiva diante do Coritiba. Sendo assim, a tendência é que o treinador da equipe Alviceleste repita a escalação que derrotou o J. Malucelli por 3x0 no último final de semana. O zagueiro Gilvan e o atacante Neílson foram poupados de alguns treinamentos durante a semana, entretanto, ambos atletas não preocupam o DM londrinense. Na defesa, o destaque é Dirceu, que pertence ao Coritiba e, segundo notícias, deve retornar ao Alviverde ao término da competição.
Panoramas da partida
Independente de quem será o adversário na final, o Coritiba tem a obrigação de jogar para vencer o Londrina na tarde deste domingo, no Couto Pereira, até mesmo para amenizar um pouco da pífia campanha no returno e ganhar moral para enfrentar os dois jogos finais do Estadual. Em virtude disso, o time precisará demonstrar mais vontade, garra e determinação para conquistar o resultado. Os jogadores, acima de tudo, devem estar comprometidos com as cores do Coritiba, pois a torcida não quer mais ver uma atitude tão apática quanto a demonstrada no último AtleTiba.
Ofensivamente, o Coritiba deverá concentrar a criação de suas jogadas em Robinho, o único jogador do meio-campo montado por Marquinhos Santos que efetivamente possui características ofensivas. Além dele, a movimentação de Rafinha pelos lados do campo será importante para que as jogadas cheguem ao ataque e Deivid tenha a possibilidade de concluir em gol. Além disso, embora não possa contar com a categoria de Alex para esta partida, as jogadas de bola parada também podem ser um importante diferencial.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar bastante cuidado com o trio ofensivo do Tubarão, formado por Celsinho, Wéverton e Neílson, três dos principais destaques do Campeonato Paranaense 2013. Estes jogadores foram os responsáveis por boa parte dos gols do Londrina no Estadual e conduziram a excelente campanha do time do Norte do Estado. Além disso, a dupla de zaga, formada por Gilvan e Dirceu, vem apresentando ótimo aproveitamento nas jogadas de bola parada no ataque e precisa ser contida.
Apoio nas arquibancadas
Embora muito chateada com o rendimento do time neste segundo turno de Paranaense e de não compreender a falta de comprometimento de alguns jogadores, a torcida Alviverde comparecerá ao Alto da Glória para empurrar os atletas Alviverdes em busca da vitória. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. Mais uma vez, o Coritiba necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 11ª rodada - returno
Coritiba x Londrina
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 28/04/2013, domingo
Horário: 15h50
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Patric; Júnior Urso, Sérgio Manoel, Gil, Robinho e Rafinha; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Londrina:
Danilo; Serginho Paulista, Gilvan, Dirceu e Wendell; Diogo Roque, Bruno, Germano e Celsinho; Wéverton e Neílson.
Técnico: Cláudio Tencati
Árbitro: Rafael Traci/PR
Assistente 1: Ivan Carlos Bohn/PR
Assistente 2: Arestides Pereira da Silva Júnior/PR
4º Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior/PR
5º Árbitro: Sidmar dos Santos Meurer/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)