
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Roma se enfrentam neste domingo, 29, às 16h, no estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana, pela 11ª e última rodada do Campeonato Paranaense 2012. Com a sua classificação para a final já garantida, o Verdão aproveita a última partida da fase classificatória para fazer testes e verificar como se saem os jogadores mais jovens do grupo, já visando as próximas competições que estão por vir. Pela frente, terá um cabisbaixo Roma, que foi rebaixado para a Divisão de Acesso do Estadual ainda na última rodada e está prestes a iniciar o desmanche de sua equipe
Novidades no campo e no banco de reservas para a última rodada
Na última quinta-feira, 26, o Coritiba recebeu o Paysandu, no Couto Pereira, no primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil e goleou a equipe paraense por 4x1 em um jogo de dois tempos absolutamente distintos. No primeiro, o Alviverde demorou para furar o bloqueio defensivo do Papão mas, a partir dos 32 minutos, quando Anderson Aquino fez o gol de abertura, o que se viu foi um time envolvente, com um futebol altamente ofensivo e eficiente. No intervalo, o Verdão comemorava os 3x0 e dava a impressão de que iria fazer muito mais. Entretanto, a fraca apresentação na segunda etapa permitiu que o Paysandu viesse para cima, diminuísse o placar e pressionasse o Verdão. O gol de Tcheco, já nos acréscimos, deu a boa vantagem ao Verdão, que vai para Belém com a mão na vaga para as quartas.
Depois de conseguir o bom triunfo na competição nacional, o Coritiba volta ao Estadual para "cumprir tabela", visto que ainda no último final de semana, frente ao maior rival, carimbou o seu passaporte para a final. Por conta disso, o técnico Marcelo Oliveira preferiu não arricar e mandará a Apucarana um elenco inteiro formado por jogadores que não estão atuando normalmente, inclusive com a presença de alguns jogadores recém-promovidos das categorias de base. Aliás, nem mesmo o treinador Coxa-Branca estará à beira do campo. Quem comandará a equipe é seu auxiliar Cleocir Santos, o Tico.
Embora ainda o time não esteja confirmado, a tendência é que o Coritiba vá a campo capitaneado pelo experiente Édson Bastos. Nas laterais, o meia Vinícius deve ser improvisado na direita, enquanto que Eltinho assume a esquerda. A zaga deverá ser formada por Luccas Claro e Diego Alemão, contratado no início do ano. No meio, três pratas-da-casa (Artur, Djair e Rafael Silva) se juntam a Émerson Santos e Renan Oliveira e formam o setor criativo. Na frente, Marcel será o responsável pelos gols do Verdão. No banco, a expectativa fica por conta do possível aproveitamento de jovens como José Rafael, Alex e Thiago Primão.
Rebaixado e prestes a iniciar desmanche, Roma quer terminar com dignidade
Após fazer um primeiro turno razoável, o Roma Apucarana simplesmente virou o saco de pancadas do Campeonato Paranaense no segundo. O time do Norte do Paraná não ganhou uma partida sequer nesta fase da competição e, no último final de semana, após sair na frente do Paranavaí e conseguir segurar a vantagem até os 44 minutos do segundo tempo, levou o gol de empate que decretou o seu rebaixamento. Assim sendo, a equipe tricolor se juntará ao Iraty e disputará a Divisão de Acesso do Estadual em 2013.
Como se já não bastassem todos os problemas, o técnico Antônio Gleidson ainda terá que conviver com desfalques para o jogo derradeiro diante do Coritiba. O zagueiro Robenval foi expulso na última partida e está suspenso. O mesmo acontece com o também zagueiro Luís Paulo, o meia Ricardinho e o atacante Elton. Tiago Coutinho e Marcelão devem formar a zaga, enquanto que Sérgio Grach deve reaparecer no meio-campo e Daniel Piauí tende a ganhar uma chance na frente, formando o trio de ataque com Souza e Fábio.
Panoramas da partida
Sem absolutamente nada a perder e simplesmente cumprindo tabela na última rodada, o técnico Marcelo Oliveira tomou a decisão mais acertada ao poupar os seus titulares visando o segundo jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil e a final do Campeonato Paranaense, diante do maior rival. É bastante importante aproveitar qualquer oportunidade para observar a qualidade do elenco, visto que o Coritiba ainda tem um longo caminho a percorrer até o final do ano, disputando competições que certamente exigirão que todos os jogadores estejam preparados para entrar em campo nas mais diversas circunstâncias.
Ofensivamente, as jogadas de ataque do Coritiba devem estar centralizadas no trio Renan Oliveira, Rafael Silva e Marcel. Os três são alguns dos jogadores do time que estará em campo que mais tiveram chances na equipe titular e é natural que os outros atletas os procurem para concatenar as jogadas de frente. Além disso, o apoio dos laterais Vinícius (improvisado na direita) e Eltinho será bastante importante para que sejam criadas jogadas de linha de fundo para a conclusão de Marcel. No banco, a torcida fica na expectativa das entrada de alguns jogadores jovens, que chegaram ao time principal sob os louros da conquista da Dallas Cup.
Na parte defensiva, o Verdão terá que superar a falta de entrosamento para controlar os ataques da equipe do Roma. Evidentemente, a equipe do interior do Estado tende a entrar em campo cabisbaixa pelo rebaixamento, mas tentará terminar o Paranaense de maneira digna. Os atacantes Souza e Fábio merecem atenção da retaguarda Coxa-Branca, visto que são jogadores perigosos e que devem incomodar a meta de Édson Bastos. O apoio dos laterais do tricolor do Norte também precisam ser controlados, assim como as jogadas de bola parada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas do Bom Jesus da Lapa para acompanhar a partida final da fase classificatória do Campeonato Paranaense e, além de torcer por mais um triunfo Alviverde, verificarão o desempenho dos jovens atletas Alviverdes que estarão em campo. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a torcida enviará energias positivas para mais três pontos, que aquecerão as turbinas para a grande final do Estadual.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 11ª rodada - 2º turno
Roma x Coritiba
Local: Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana
Data: 29/04/2012, domingo
Horário: 16h
Roma:
Diego; Igor Pontes, Tiago Coutinho, Marcelão (André) e Flavinho; Bahia, Sérgio Grach e Léo; Daniel Piauí, Fábio e Souza.
Técnico: Antônio Gleidson
Coritiba:
Edson Bastos; Vinícius, Luccas Claro, Diego Alemão e Eltinho; Djair, Artur, Émerson Santos, Rafael Silva e Renan Oliveira; Marcel.
Técnico: Cleocir Santos (Tico)
Árbitro: Robson Toloczko Coutinho/PR
Assistente 1: Márcio Lopes Guerra/PR
Assistente 2: Alessandro Rodrigues Mori/PR
4º Árbitro: Ronaldo Parpinelli/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)