
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Arapongas se enfrentam neste domingo, 25, às 16h, no estádio dos Pássaros, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense 2012. Uma rodada que, em tese, favorece o líder Londrina, que encara o lanterna Iraty em casa. Independente disso, o Verdão vai a Arapongas com o objetivo único de manter os 100% de aproveitamento e seguir com sua missão de garantir a vaga na final da competição. Pela frente, terá um Arapongas que fez um primeiro turno bem melhor do que os números do segundo, mas que segue sendo um time perigoso e exigirá atenção máxima do Coritiba
Coxa volta ao Paranaense em uma semana complicada, mas decisiva
Na última quinta-feira, 22, o Coritiba recebeu o Nacional/AM pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil e, apesar de claramente ter jogado "para o gasto", teve certa dificuldade com o time amazonense, que se mostrou semi-amador no Couto Pereira e errava fundamentos básicos do futebol, como em uma cobrança de escanteio que saiu diretamente pela linha lateral do lado oposto. O gol da garantia da classificação veio apenas nos acréscimos do jogo, com Anderson Aquino, e amenizou um pouco da preocupação da torcida, que segue apreensiva ao notar o fraco desempenho da equipe e lembrar dos difíceis desafios que estão por vir.
Mas o foco agora é o Arapongas e o complicado jogo deste final de semana. Talvez a partida diante do Alviverde do Norte seja a mais difícil que o Coritiba deve encarar longe do Couto Pereira neste segundo turno, portanto, será necessário que o time tenha muita atenção e vontade para superar o compromisso e seguir na cola do líder Londrina que, no meio da semana, virá a Curitiba com a possibilidade de ser deixado para trás na classificação. Dessa maneira, o técnico Marcelo Oliveira e seus comandados precisam ter exata noção da responsabilidade que terão neste final de semana.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca será obrigado a fazer novas alterações. A notícia boa fica por conta do retorno de Pereira, que não atuou na partida da Copa do Brasil por estar suspenso. No meio, Tcheco cumpre suspensão pelo terceiro amarelo e será substituído por Gil. Já Willian e Rafinha entram na fase final de recuperação no DM, mas também estão fora do jogo em Arapongas. Com isso, Júnior Urso e Renan Oliveira, respectivamente, seguem como titulares. O mesmo acontece com Anderson Aquino e Roberto, que comandam o ataque.
Buscando afirmação no segundo turno, Arapongas tenta fazer frente ao Coritiba
Um dos destaques do primeiro turno do Campeonato Paranaense, quando terminou com a quarta melhor campanha e, literalmente, entregou o título para o A. Paranaense ao empatar com o Cianorte na última rodada, o Arapongas não consegue repetir a boa campanha e soma, até o momento, exatos 50% de aproveitamento no returno. A equipe do uruguaio Darío Pereyra vem de duas derrotas (a última delas por 4x0 diante do Londrina) e busca a recuperação para não ver ameaçada a sua vaga para a final do interior e também para a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.
Para a montagem da equipe, o técnico Darío Pereyra contará com um retorno e duas ausências. O zagueiro Douglas retorna de suspensão e formará a zaga com Raul. Por outro lado, Alexandre, expulso no jogo contra o Londrina, e Edu Amparo, suspenso pelo terceiro amarelo, não poderão atuar. Embora não tenha confirmado a equipe, a tendência é que o treinador do time do interior escale Edmílson, na contenção, e Sandro, na criação. No restante, a equipe deve ser a mesma que vem atuando junta nas últimas rodadas.
Panoramas da partida
O Verdão terá uma de suas partidas mais complicadas no returno. O forte calor da região, o gramado complicado do estádio dos Pássaros e o bom time do Arapongas serão os principais adversários do Coritiba no jogo da tarde de domingo. Entretanto, para um time que luta pelo título estadual, a obrigação é superar todas as adversidades e vencer para continuar na briga direta pela conquista do returno. E isso somente será possível se o time demonstrar disposição, garra e muita vontade no interior do Estado.
Ofensivamente, ainda sentindo a ausência de Rafinha, os jogadores de meio do Coritiba precisam mostrar criatividade para realizar as jogadas e chegar ao gol de Vítor. Renan Oliveira, que vem devendo muito nos últimos jogos, precisa ser participativo e ajudar Lincoln, que, por sua vez, vem subindo de produção, na criação de jogadas. Anderson Aquino e Roberto, que completam o quarteto ofensivo, também precisarão se movimentar muito para confundir a defensiva adversária. As jogadas de bola parada, com Pereira, Emerson e Jonas, podem ser boas altenativas. No banco, Geraldo, que vive uma boa fase, pode ser opção para o segundo tempo.
No aspecto defensivo, o Verdão precisará tomar cuidado com a dupla ofensiva do Arapongas, formada por Tiago Adan e Léo Itaperuna, principalmente o segundo que, com sete gols, é um dos vice-artilheiros da competição, ao lado de Lincoln. A ausência de Edu Amparo fará com que o Arapongas perca um pouco da criatividade, mas, principalmente, a efetividade nos chutes de longa distância. As jogadas de bola parada também merecem atenção por parte dos homens da zaga Coritibana.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá ao estádio dos Pássaros para empurrar o Coritiba para cima do Arapongas em um jogo importantíssimo, que servirá de preparação para a verdadeira decisão do meio de semana, diante do Londrina. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, milhares de torcedores Coritibanos enviarão energias e vibrações positivas para ajudar o Coritiba a conquistar a quinta vitória no returno e seguir firme na caminhada rumo à conquista do Estadual.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 5ª rodada - 2º turno
Arapongas x Coritiba
Local: Estádio Municipal José Chiapin (dos Pássaros), em Arapongas
Data: 25/03/2012, domingo
Horário: 16h
Arapongas:
Vítor; Maicon, Douglas, Raul e Edinho; Bruno Jesus (Marcos Tora), Edmílson, Fabinho e Sandro; Tiago Adan e Léo Itaperuna.
Técnico: Darío Pereyra
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Gil, Renan Oliveira e Lincoln; Anderson Aquino e Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Heber Roberto Lopes/PR
Assistente 1: Adair Carlos Mondini/PR
Assistente 2: Daniel Cotrim de Carvalho/PR
4º Árbitro: Ronaldo Parpinelli/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)