
PRÉ-JOGO
Coritiba e Corinthians Paranaense se enfrentam neste domingo, 10, às 18h30, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2011. Firme na ponta, com 100% de aproveitamento no returno e invicto na temporada, o Verdão tenta dar mais um importante passo para a conquista do título antecipado. Para isso, precisará superar os muitos desfalques e o time do Corinthians Paranaense, que quer, além de eliminar de vez a possibilidade de rebaixamento, ainda ter a oportunidade de lutar pela última vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano
Tendo que conviver novamente com a rotina de desfalques, Coxa vai à luta contra um adversário perigoso
No último final de semana, o Coritiba abriu 2x0 sobre o Rio Branco ainda no primeiro tempo. Com a vantagem, a equipe cochilou e viu o time parnanguara empatar o jogo. Entretanto, o time voltou a prestar atenção na partida e, com 35 minutos fulminantes, fez quatro gols, desperdiçou mais algumas oportunidades, mas finalizou o jogo com o expressivo placar de 6x2, mantendo a boa vantagem de cinco pontos sobre o rival que, um dia depois, venceu o P. Clube, na Vila Capanema.
Depois de muito tempo, o técnico Marcelo Oliveira teve uma semana para trabalhar e aproveitou o período para aprimorar alguns fundamentos da equipe, como as finalizações e os contra-ataques. Os dias de folga dos jogos, sem a rotina de concentrações e viagens também foi importante para que os jogadores descansassem um pouco e se preparassem para os difíceis desafios que estão por vir, como as rodadas decisivas do Estadual e os jogos contra o Caxias, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Sobre o time, o treinador Alviverde terá ainda mais desfalques em relação à última rodada. Eltinho, Marcos Aurélio, Jeci, Tcheco e Maranhão, que já não estavam disponíveis contra o Rio Branco, ainda não apresentam condições físicas ideais e seguem de fora. Além deles, Emerson, suspenso pelo terceiro amarelo, e Rafinha, suspenso pelo STJD, também não poderão jogar. Com isso, Cleiton, na zaga, e Éverton Ribeiro, na meia, serão efetivados como titulares. No restante, a equipe será a mesma que venceu o Rio Branco, por 6x2, no último final de semana.
Corinthians Paranaense quer se livrar de vez da degola e ainda sonha com uma vaga na Série D
Depois de excelentes campanhas em anos anteriores, o Corinthians Paranaense vem obtendo um desempenho bastante discreto nesta temporada. A equipe do Parque Barigui ficou apenas na sétima colocação no primeiro turno e amarga a nona colocação no returno. No geral, os 23 pontos somados dão ao clube um certo conforto em relação à briga para fugir do rebaixamento, mas ainda não permitem sonhar com uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, o que garantiria calendário ao Corinthians Paranaense no segundo semestre.
Com isso, o técnico Luciano Gusso sabe que, caso seu time não vença o jogo deste final de semana, fará apenas amistosos de luxo nas três últimas rodadas do Estadual. O único problema será a ausência do zagueiro Tiago, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, a tendência é que Elton apareça no time. Adriano Gabiru perdeu a condição de titular para Willian na vitória sobre o Iraty, na última rodada, e deve ficar como opção no banco de reservas.
Panoramas da partida
O jogo deste domingo, além de muito importante para a situação do Verdão no campeonato, deverá trazer uma dificuldade a mais. A ausência de quatro titulares deve mudar um pouco as características da equipe Alviverde. Entretanto, os jogadores precisarão demonstrar muita raça, vontade e determinação para superar todos os problemas e chegarem ao resultado positivo, o que deixaria o Verdão muito próximo da conquista do título, que poderia vir já no próximo final de semana.
Ofensivamente, o Coritiba deve explorar as excelentes fases de Anderson Aquino e Davi para chegar constantemente ao gol adversário. Apesar de não apresentar todas as características de Rafinha, Éverton Ribeiro deverá dar conta do recado, já que apresenta um refinado toque de bola e também chega à área para finalizar as jogadas. Bill, na referência de área, também é uma ótima alternativa na frente. No banco, Leonardo e Geraldo são boas opções para alterar os panoramas da partida.
Na parte defensiva, é preciso tomar cuidado com as investidas de Andrezinho, o maior destaque da equipe do Parque Barigui neste Campeonato Paranaense. Outro jogador que merece atenção especial é o atacante Rodrigo Hotte que, com nove gols, está na terceira posição na tabela de artilheiros. Por fim, o meia Cícero é outro bom valor da equipe do Corinthians Paranaense, dando uma boa dinâmica a esse setor do gramado.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para apoiar o Coritiba em mais essa importante partida do Campeonato Paranaense. Grite e incentive os jogadores durante os 90 minutos. O Coritiba precisa de sua energia para superar mais esse complicado compromisso e seguir firme na luta pelo título Estadual.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2011 - 8ª rodada - returno - primeira fase
Coritiba x Corinthians Paranaense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 10/04/2011, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Edson Bastos; Jonas, Cleiton, Pereira, e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Davi e Éverton Ribeiro; Anderson Aquino e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Corinthians Paranaense:
Walter; Araújo, Elton, Peixoto e Nelsinho; Leandro, Cícero, Willian e Andrezinho; Renan e Rodrigo Hotte.
Técnico: Leandro Gusso.
Árbitro: Anderson Carlos Gonçalves
Assistente 1: Adair Carlos Mondini
Assistente 2: Daniel Cotrim de Carvalho
4º Árbitro: Jarbe Cassou
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)