
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizado às 21h30
Coritiba e Rio Branco se enfrentam neste domingo, 1, às 16h, no estádio Fernando Chaburb Farah, em Paranaguá, pela 7ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012. Depois de vencer o Londrina "na marra", quando mais uma vez fez uma péssima partida e não conseguiu fazer mais gols em uma equipe com dez jogadores durante toda a segunda etapa, o Verdão sai de casa para, enfim, vencer e convencer. Pela frente, terá um Rio Branco estacionado na tabela, que ainda está longe da ameaça de rebaixamento, mas que não pode vacilar para não correr riscos no final
Com muito a melhorar, Coxa joga pelo resultado que o mantém vivo
Na última quarta-feira, 28, o Verdão recebeu o Londrina, no Couto Pereira e, apesar de ter vencido o líder do segundo turno, conseguiu deixar a torcida com os nervos à flor da pele por outra partida de péssimo nível técnico. As contundentes vaias após o final do jogo são exemplo disso. Mesmo com um jogador a mais durante toda a segunda etapa, o time de Marcelo Oliveira outra vez ficou preso à falta de criatividade, não conseguiu se impor na partida e, ao contrário do que o treinador afirmou na coletiva após jogo, correu riscos de levar o empate. Problemas que se repetem, jogo a jogo, sem que seja tomada qualquer providência por parte da comissão técnica e da diretoria, que segue sem apresentar reforços.
O lado positivo disso tudo é que o Coritiba, apesar de não jogar bem, voltou a mostrar força de vontade, algo que passou longe de entrar no gramado em Arapongas. Além disso, o resultado mantém o time com chances de vencer o segundo turno, dependendo apenas de seus esforços para conquistar tal objetivo. Mas, para isso, é consenso de que os comandados de Marcelo Oliveira precisam se encontrar no gramado para criarem mais chances de gol e incomodar os adversários. A primeira prova de que o time pode melhorar será neste domingo, em Paranaguá.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca promoverá mais mudanças para o jogo diante do Rio Branco. Retornando de suspensão, Emerson forma a dupla de zaga com Demerson, que será mantido no time, agora na vaga de Pereira. Na lateral-esquerda, uma dúvida de ordem tática. Lucas Mendes e Eltinho disputam a posição e a decisão sobre o titular deve ficar para apenas minutos antes da bola rolar. Entretanto, segundo informações, Eltinho deve mesmo assumir a lateral. Bastante gripado, Roberto é dúvida e pode ser vetado para o jogo. Nesse caso, quem apareceria na equipe é Geraldo. Ainda de fora, Rafinha deve estar à disposição apenas para o jogo da Copa do Brasil, no meio de semana.
Estacionado no meio da tabela, Rio Branco joga para não se preocupar
Assim como na temporada anterior, quando não fez um bom Campeonato Paranaense e lutou até o final contra o rebaixamento, o Rio Branco não vai bem no Estadual. A diferença é que, dessa vez, o Leão da Estradinha ainda não precisa se preocupar com o fantasma da série B. Na nona posição no acumulado geral de pontos e seis à frente do Paranavaí, o Alvirrubro do litoral ainda demonstra certa tranquilidade. Mas todos sabem que, se a equipe relaxar, pode ter problemas no final, principalmente em virtude de sua complicada tabela.
Para o jogo diante do Coritiba, o técnico Allan Aal terá vários problemas. Diferentemente do primeiro turno, a diretoria Alviverde resolveu fazer valer o contrato e vetou a participação dos atletas emprestados pelo Coritiba na partida. A exceção é Rafael Bonfim, único que vai normalmente para o jogo. Com isso, Gustavo, Dênis, Dudu, Lelê e Juninho estão fora. Além deles, o lateral Baiano cumpre suspensão pelo terceiro amarelo. As notícias boas ficam por conta dos retornos dos volantes Peu e Duda e do atacante Gílson, que retornam após não atuarem no empate por 2x2 diante do Roma, na última rodada.
Panoramas da partida
Em primeiro lugar, é preciso que o Coritiba entre no gramado do Caranguejão com disposição para disputar todas as bolas e vencer as divididas. Novamente, o líder Londrina joga em casa contra um modesto adversário e o Verdão não pode deixar que o time celeste volte a abrir vantagem na tabela de classificação. Para isso, os jogadores Alviverdes são obrigados a demonstrar disposição, vontade e garra dentro de campo para que o Verdão saia na frente do placar e dê o primeiro passo para conseguir uma importantíssima vitória no litoral.
Ofensivamente, o Coritiba precisará jogar com bastante velocidade e movimentação de seus homens de frente que, à exceção de Roberto no segundo tempo, ficaram entregues à marcação do Londrina, no meio de semana. Lincoln, Anderson Aquino e Roberto (ou Geraldo) precisam ter mais criatividade na troca de passes para criarem espaços e concluírem ao gol de Felipe. Caso Eltinho realmente seja o titular, o Verdão ganha a opção de jogadas pela esquerda, mesmo que o lateral não esteja vivendo grande fase. Com Demerson, Jonas e Emerson, os lances de bola parada são boas opções de ataque. Por fim, é fundamental que os jogadores Alviverdes parem com individualismos e resolvam a partida no coletivo.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar cuidado com a dupla de ataque do Rio Branco, formada por Gílson e Maranhão, especialmente Gílson, que retorna de suspensão e deve dar mais qualidade ao ataque do Leão da Estradinha. Além deles, os meias Serginho Catarinense, com seus chutes de longa distância, e Renan Meduna também precisam ser vigiados para que não surpreendam a defensiva Coxa-Branca. Por fim, é preciso atenção nas jogadas de bola aérea.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá ao litoral para empurrar o Coritiba para cima do Rio Branco e continuar com o seu objetivo de perseguir o Londrina rumo ao título do segundo turno e uma vaga na final. Entretanto, a galera Coxa-Branca exigirá uma melhor postura da equipe, com mais raça, dedicação e organização dentro das quatro linhas. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a Nação Alviverde enviará energias positivas aos jogadores, para que conquistem mais uma fundamental vitória.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 7ª rodada - 2º turno
Rio Branco x Coritiba
Local: Estádio Fernando Chaburb Farah (Caranguejão), em Paranaguá
Data: 01/04/2012, domingo
Horário: 16h
Rio Branco:
Felipe; Goiano, Rodrigo, Rafael Bonfim e Erlon; Peu, Duda, Serginho Catarinense e Renan Meduna; Gílson e Maranhão.
Técnico: Allan Aal
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Demerson, Emerson e Eltinho (Lucas Mendes); Willian, Gil, Tcheco e Lincoln; Anderson Aquino e Roberto (Geraldo).
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Heber Roberto Lopes/PR
Assistente 1: Ivan Carlos Bohn/PR
Assistente 2: Moisés Aparecido de Souza/PR
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)