Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Maringá Futebol Clube tem demonstrado nos últimos anos, ser o melhor time do interior do Paraná. A história recente comprova isso, pois a equipe sempre vem chegando nas finais ou semifinais do campeonato paranaense, e esse ano diretoria do Dogão espera novamente chegar, só que desta vez eles querem o título. Na tabela do paranaense desse ano, o Maringá ocupa atualmente a 4ª posição com 6 pontos ganhos.
O ano de 2024 foi muito bom para a equipe maringaense, visto que chegou na final do paranaense e teve o acesso da série D para série C, portanto com calendário garantido em 2025.
Uma das características principais da equipe é a preservação dos profissionais que lá trabalham, como é o caso do técnico Jorge Castilho que vai completar cinco anos à frente da equipe, se tornando o segundo técnico mais longevo do futebol brasileiro, o primeiro é o Abel Ferreira do Palmeiras. Além do técnico, vários jogadores são os mesmos da campanha de 2024, tanto que, para esse ano foram contratados nove jogadores, dentre eles o lateral Cristovan vindo Brusque, o meia Danielzinho vindo do Athletico e o atacante Ronald Barcelos com passagens por Flamengo e Grêmio.
O time vem animado porque vem de uma vitória sobre o Londrina, no Estádio do Café por 3 x 2, quebrando um tabu de 10 anos que não vencia o rival em Londrina. A torcida local também se animou com esta vitória e deve comparecer em bom número no Willie Davids para incentivar a equipe.
O técnico Jorge Castilho costuma armar sua equipe dependendo do adversário que vai enfrentar, e para este confronto com o Coritiba ele deve mandar a campo a provável escalação: Dheimison; Tito, Vilar e Max Miller; Ronald (Léo Ceará), Rodrigo e Zé Vitor; Negueba, Maranhão, Moraes (Júlio) e Robertinho.
O histórico desse confronto mostra que, em 15 jogos disputados, o Coritiba venceu sete e o Maringá venceu quatro, com quatro empates. Quando o confronto é em Maringá, o histórico mostra um equilíbrio, com três vitórias para cada lado em seis jogos. No campeonato paranaense de 2024, Coritiba e Maringá fizeram uma semifinal e o time maringaense levou a melhor em dois jogos, no Willie Davids venceu por 2 x 0 e empatou em 0 x 0 no Couto. A última vitória do Coritiba jogando na cidade de Maringá foi em 2023 quando venceu por 1 x 0, gol de Alef Manga.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)