
CURIOSIDADE
Em sua coluna no jornal Tribuna do Paraná desta sexta-feira, 11, o jornalista Vinícius Coelho (na foto, à esquerda) faz uma avaliação sobre a conduta da Polícia Militar durante a partida Rio Branco 0x1 Coritiba.
Confira na íntegra a coluna:
Policiais por engano
"Sempre que ocorre um confronto, envolvendo policiais e a população, o que mais se ouve é que "essa polícia não vale nada". Na generalização, um erro e uma injustiça.
Nossa PM é das melhores. Tem entre seus comandantes uma figura que honra a instituição, que é o cel. Nemécio Xavier. É bem dirigida, bem orientada.
Mas, no meio de cem, tem uns três incompetentes, de má índole, que comprometem um trabalho, uma forma de agir em defesa da população.
Foi o que aconteceu lá em Paranaguá, como já acontecera anos atrás, quando trogloditas montados em seus cavalos foram em cima da torcida do Coritiba para acabar com sua festa de comemoração de mais um título. Justamente ali o cel. Nemécio assumiu. E nunca mais tivemos as cenas deprimentes registradas.
Paranaguá
Eis que um jogo importante é realizado lá no Gigante do Itiberê. As duas torcidas num ambiente francamente amistoso. Sem brigas, apenas cada uma tentando incentivar seu time. Uma verdadeira confraternização que dava a impressão que ninguém comemoria muito o triunfo. Jogo amigo.
Aí cai uma bola na torcida, como acontece em quase todos os jogos. E os torcedores ficam brincando com a bola, até que ela some. Exatamente no momento que dois ou três policiais, devidamente flagrados pelas câmeras de televisão, sobem a arquibancada em busca da bola e vão descendo o cassetete.
Nunca se viu nada igual. Crianças, jovens, mulheres, abrindo a roda e correndo. E não era nada dirigido contra o Coritiba, porque mais tarde, teriam a mesma explosão nervosa e animalesca contra torcedores do Rio Branco.".
Só gostaria de saber se quando eles descobrem uma "boca de fumo", com os traficantes distribuindo a droga, fazem a mesma coisa. Entram com a mesma valentia e decisão para acabar com o chamado "mocó"?
Policial não foi feito para agredir. Sua presença é preventiva. Ele está ali para preservar a população dos maus elementos que infestam os ambientes. Isso não quer dizer passar a mão na cabeça dos infratores. Usar energia quando necessário, mas não ser portador de uma mensagem de violência degradada.
Estamos fazendo o possível para levar gente aos estádios. Que os bons policiais que integram a nossa PM nos ajudem.
Serviço
Confira algumas fotos da Polícia dentro e fora do estádio em Paranaguá:












Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)