
PARANAENSE
O Coritiba entrou em campo na tarde deste domingo, estreando o novo uniforme, para disputar a 12ª rodada do Campeonato Paranaense 2006. Jogando em casa, enfrentou o time do Londrina, que vem fazendo uma boa campanha este ano e agora soma 20 pontos. Mesmo com a queda do técnico Márcio Araújo, o interino Cláudio Marques obteve sucesso nas mudanças que efetuou para escalar a equipe. Com este resultado, o Coxa passou a ser o segundo colocado do Grupo B, e fica apenas dois pontos atrás da líder ADAP.
Na quarta-feira o Verdão irá enfrentar a equipe do Roma no Couto Pereira. Esta será a penúltima partida da primeira fase, essencial para o Cori garantir a sua vaga na próxima fase do campeonato e seguir a sua campanha em busca do título.
Visando objetividade, praticidade e também um ataque mais ofensivo e criativo, Cláudio Marques efetuou alterações na formação da equipe Coxa para o jogo. O Coritiba entrou em campo com as seguintes mudanças: foram retirados do time Julinho e Rodrigo Mancha, substituídos respectivamente por Ricardinho e Peruíbe. No ataque, outra mudança: saiu Ludemar para a entrada de Eanes.
Na primeira etapa o time do Londrina começa pressionando, mas logo aos 6 minutos de jogo, em um contra-ataque muito bem armado pelo Cori, Ricardinho faz um passe preciso e deixa Eanes cara a cara com o gol, o atacante espera a saída do goleiro adversário e com categoria chuta no canto esquerdo, abrindo o placar.
Bastou o gol para que o Coritiba comandasse a partida, ganhando todas as disputas de bola no meio de campo e armando com velocidade as jogadas pelas laterais do gramado.
Aos 10 minutos, em uma jogada iniciada com Jackson, o Verdão amplia o marcador, mas o gol é anulado erroneamente. O árbitro marca falta no jogador Coxa-Branca e não dá a lei da vantagem.
As jogadas são muito bem distribuídas, pela esquerda Ricardinho e Renan fazem tabelas com passes precisos, e pela direita Eanes e Guaru também armam belos lances, auxiliados por Wilton Goiano que participa das jogadas nos dois lados do campo. O posicionamento invertido de Guaru, foi uma boa estratégia tática de Cláudio Marques contra o Londrina. Outro que ajudou foi o volante Peruíbe, que além de fazer a marcação subiu várias vezes ao ataque. Na defesa o destaque foi o jovem Henrique, posicionado no lado esquerdo ganhando todas as disputas aéreas. Mas apesar de manter visível superioridade, o Glorioso não é eficaz nas bolas de assistência aos atacantes.
No final do primeiro tempo, aos 42 minutos, Eanes perde a chance de fazer mais um, com a bola em seus pés, em um gol praticamente feito, ele chuta rasteiro no canto direito e a bola vai para fora.
Para o segundo tempo o time do Coritiba volta a campo com a mesma formação, mas o Londrina muda, sai o jogador Donizete e entra o atacante Bruno.
A alteração no time visitante surtiu efeito, o Coxa sofre grande pressão. A zaga alviverde não consegue deter o ataque do adversário e a marcação individual não é satisfatória. O goleiro Artur tem muito trabalho para neutralizar as jogadas ofensivas do Londrina. O Tubarão ainda faz mais uma substituição, saindo Jefferson para a entrada de Doda.
Aos 32 minutos de jogo, em um contra-ataque, Renan, que fez um excelente primeiro tempo, sai com velocidade, e de fora da área chuta com força e faz um golaço, deixando o Coritiba mais seguro na partida.
Com 33 minutos decorridos de jogo, Cláudio Marques faz duas alterações na equipe do Alviverde, retira Guaru e entra o zagueiro Índio, e saca do jogo também o atacante Jefferson, que novamente teve uma atuação tática, anulando o zagueiro da sobra do LEC, para que o garoto Anderson Gomes pudesse dar mais movimentação ao ataque. E um minuto depois o técnico do Londrina faz a sua última mudança, ao trocar Fabinho por Marcão.
Aos 44 do segundo o treinador interino opta por tirar do jogo o meia Renan, autor do segundo gol, e colocar em jogo Julinho.
Após um pênalti não marcado a favor do Verdão, aos 45 minutos, o juiz assinala penalidade máxima para o adversário cobrar. O zagueiro Ronaldo faz a cobrança mas erra, a bola vai longe da meta Coxa-Branca. Mas aos 46 minutos Bruno não desperdiça a chance, recebe a bola na área e chuta para dentro do gol alviverde.
Em última jogada, Anderson Gomes vai ao ataque e chuta a gol, mas o goleiro Serginho faz grande defesa.
Final de jogo, Coritiba 2x1 Londrina. O Coritiba melhora sua postura em campo se comparado ao último jogo, contra o Icasa. Mas ainda há muito o que melhorar, pois a defesa não pode continuar cometendo as falhas que deram espaço ao ataque adversário, e o meio-campo precisa de maior precisão no último passe, a bola de assistência aos atacantes.
Colaborou: Thainá Laureano Mizerkowski
Foto: Alaor Gosdal
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)