
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Londrina se enfrentam nesta quarta-feira, 28, às 19h30, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012. Depois de fazer um jogo absolutamente ridículo na derrota para o Arapongas no último final de semana, deixando para trás uma invencibilidade de quase 50 jogos no Estadual, o Verdão recebe o líder do returno e precisa vencer para permanecer vivo na luta pelo título. Pela frente, terá um empolgadíssimo Londrina, que ainda não levou um gol sequer no segundo turno e que tenta voltar a ser grande, lutando por um título Estadual depois de vários anos na sombra
Coritiba tem a obrigação de dar uma resposta à torcida e de vencer o Londrina
No último final de semana, o Coritiba foi até Arapongas e, jogando um futebol apático e abaixo da crítica, deixou por lá a invencibilidade de quase 50 jogos em campeonatos estaduais e a liderança no Paranaense, que passou, isoladamente, para as mãos do adversário deste meio de semana. A falta de vontade apresentada dentro de campo e os inúmeros erros táticos fora dele acabaram por definir um 2x0 para o time do interior, que criou mais e poderia ter, inclusive, aumentado a vantagem. Além de todas as dificuldades, o destempero de muitos atletas, como Emerson, expulso infantilmente, chamaram a atenção da torcida e deram a impressão de que existe algo estranho no Alto da Glória.
O fato é que, dois meses depois do início das competições em 2012, Marcelo Oliveira não foi capaz de dar um padrão tático à sua equipe e, perdido, tenta formações a cada jogo para ver se encontra uma solução. É verdade também que muitos jogadores não correspondem e demonstram pouca condição em vestir a camisa do clube. Entretanto, apresentar vontade em campo é o mínimo que cada atleta que veste o uniforme do Coritiba precisa fazer, pois a torcida certamente não tolerará uma postura tão apática como a de domingo. De qualquer forma, é preciso arranjar uma forma de ganhar do Londrina e, espera-se que Marcelo Oliveira e seus comandados saibam disso.
Pressionado, o treinador Coxa-Branca resolveu adotar o mistério como tática e não revelou a escalação do time. Entretanto, é certo que Demerson substitui o suspenso Emerson e forma a dupla com Pereira. Já o veterano Tcheco retorna ao meio-campo e será o segundo volante. Relacionado para o jogo, Willian pode reaparecer como titular e roubar a vaga de Júnior Urso. Já o meia Renan Oliveira foi vetado para a partida e está fora. Em seu lugar, a tendência é que Geraldo seja efetivado como titular, mas Gil também pode aparecer. Surpresa mesmo foi, enfim, a presença dos garotos José Rafael e Rafael Silva na lista dos relacionados. Ambos podem fazer a estreia no time principal.
Londrina vive sonho e tenta pontuar na capital para manter-se isolado
Depois de fazer uma péssima campanha no primeiro turno do Paranaense, como num passe de mágica o Londrina se transformou em um time altamente competitivo no returno. Até o momento, a equipe de Cláudio Tencati não sofreu um gol sequer nesta fase da competição e lidera, isoladamente, a classificação, com 100% de aproveitamento. Esses números empolgaram toda a cidade que, de desânimo e a preocupação com a volta para a segunda divisão, passou a experimentar uma grande euforia, vislumbrando a possibilidade do Tubarão voltar a figurar entre os grandes do Estado.
Em relação ao time, o técnico Claúdio Tencati sofreu uma considerável baixa para o jogo diante do Coritiba. O atacante Alexandre Oliveira, que já teve passagem por aqui, sofreu uma lesão na coxa direita e fica cerca de 15 dias parado. Outro que não atua é o meia Silvinho, que foi ao interior de São Paulo para acompanhar o sepultamento de seu sogro. Por outro lado, Wendell, que cumpriu suspensão contra o Iraty, reassume a lateral-esquerda. A única dúvida do treinador é na meia-cancha, onde Bruno e Serginho Paulista disputam a posição.
Panoramas da partida
O Coritiba não tem escolha. É preciso entrar no gramado do Couto Pereira com espírito de decisão para encarar e vencer o Londrina. A maneira como a equipe foi derrotada em Arapongas deixou muitos torcedores furiosos e considerando-se desrespeitados pela postura dos jogadores. Portanto, o mínimo que se espera na noite desta quarta-feira é raça, vontade e brio dos atletas Coritibanos. Apenas o triunfo interessa e, para isso, o Verdão precisará fazer o possível e o impossível dentro de campo para superar qualquer obstáculo e chegar à vitória, que daria fôlego na disputa pelo título.
Ofensivamente, é nítido que o Coritiba sente falta da qualidade de Rafinha para conduzir a equipe ao ataque. Como o habilidoso meia seguirá de fora, é preciso que Tcheco, Lincoln e, possivelmente, Geraldo, assumam esse papel, alternando posições a todo momento e dando opções para que Roberto e Anderson Aquino participem da parttida e tenham chances de concluir em gol. Aliás, os dois atacantes precisam fazer o simples e concluírem à meta ao invés de tentarem dar toques refinados. No banco, as opções dos jovens José Rafael e Rafael Silva parecem ser boas e interessantes alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá prestar atenção, principalmente, no meia Thiago Santos, que deu outra mobilidade ao meio-campo do Tubarão desde que chegou à equipe, e no atacante Arthur, que vive grande fase e é um dos responsáveis pela artilharia pesada do Londrina no segundo turno. O experiente Warlley, o provável substituto do lesionado Alexandre Oliveira, é outro que precisa ser vigiado para não surpreender a defensiva Coxa-Branca. Por fim, é preciso cuidado nas jogadas de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
A torcida comparecerá e as arquibancadas serão grandes aliadas dos jogadores em campo. Entretanto, é preciso que os atletas demonstrem vontade e, acima de tudo, comprometimento com esta camisa, a mais tradicional do Estado e uma das mais vitoriosas do país. A impressão que fica é que alguns atletas ainda não sabem a dimensão do clube e precisam se enquadrar imadiatamente. A Nação Alviverde estará no Alto da Glória, apoiando e gritando para que o Coritiba derrote o Londrina, ganhe fôlego na briga e ainda tenha a chance de lutar pelo título Estadual.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 6ª rodada - 2º turno
Coritiba x Londrina
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 28/03/2012, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Willian (Júnior Urso), Tcheco, Lincoln e Geraldo (Gil); Anderson Aquino e Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira
Londrina:
Danilo; Ayrton, Gilvan, Fernando e Wendell; Bruno (Serginho Paulista), Sílvio, Mathias e Thiago Santos; Warlley e Arthur.
Técnico: Cláudio Tencati
Árbitro: Evandro Rogério Roman/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Rafael Trombeta/PR
4º Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)