
PARANAENSE
Em jogo movimentado, sob muita chuva e sofrendo grande pressão, o Coritiba consegue segurar o placar de 2x1 contra a equipe da ADAP. Com este resultado o Coxa termina a primeira fase da competição na segunda colocação do grupo B e agora enfrentará o J. Malucelli, 3º colocado do grupo A.
A próxima partida do Verdão será o jogo de volta pela Copa do Brasil, contra o time do Icasa (CE), quarta-feira à noite, no Estádio Couto Pereira. No primeiro jogo, em Juazeiro do Norte, houve o empate de 0x0.
Cláudio Marques, comandando pela última vez o Coritiba, modificou a equipe antes de entrar em campo esperando consertar a defesa e utilizar os alas para subir ao ataque, aproveitando-se dos contra-ataques. Para isso escalou o time da seguinte forma: Artur; Anderson, Marcelo Batatais e Índio; James, Peruíbe, Guaru, Julinho e Ricardinho; Eanes e Jefferson.
O jogo começa bem disputado, com lances ofensivos para ambos os lados. Aos 8 minutos Guaru sofre falta e na cobrança leva grande perigo à meta adversária. Instantes depois, o lance é a favor da ADAP, que obriga Artur a fazer uma bela defesa. Reforçando a consideração de equilíbrio que o jogo manteve.
No entanto, a partida contou também com muitas faltas, tanto que com apenas 18 minutos indicados no marcador, os jogadores Alex e Fábio Willian se unem a Eanes e Leandro, recebendo cartão amarelo.
Quando aos 20 minutos, na falha do zagueiro Anderson, Ângelo cruza para Popó, que domina a bola e faz novo cruzamento, desta vez na área, Ivan com obstinação cabeceia e abre o placar para o time da casa.
Embora em desvantagem, o Coritiba continuou atacando, com destaque para James, que ganha bolas no meio de campo, avança em jogadas individuais e dá assistência aos atacantes. E é dos pés dele, um minuto depois do gol do time da casa, que sai o cruzamento que Marcelo Batatais aproveita para igualar o placar, balançando as redes do adversário: Coritiba 1x1 ADAP.
Outro jogador muito destacado na partida foi Eanes, autor do gol da virada, aos 30 minutos. O meia Guaru faz um lançamento preciso e o atacante recebe, espera a definição do goleiro e com um sutil toque por cobertura faz o segundo do Verdão: Coxa 2x1.
Jefferson também faz o seu, mas o árbitro assinala falta e anula o gol, chegando ao fim da primeira etapa.
A apresentação durante os 45 minutos foi digna de boas análises feitas por comentaristas durante as transmissões das rádios que acompanharam a partida, ressaltando a garra e aplicação dos jogadores do Alviverde.
O time da ADAP volta ao gramado buscando claramente a vitória, inclusive fazendo uma alteração ofensiva durante o intervalo, com a saída do zagueiro Fábio Willian para a entrada do atacante Serginho.
No entanto, a segunda etapa inicia e o equilíbrio se mantém. Isto até os 10 minutos decorridos, quando o jogador Ricardinho ao ser fintado pelo adversário, comete uma falta grave, leva o segundo cartão amarelo e é expulso.
Com um a mais em campo, o jogo passa a ser de total comando do time da casa. A grande pressão acelera os corações coritibanos, que se rendem à sorte, à raça e ao talento do goleiro Artur, o qual volta a brilhar e aliviar as situações em que a defesa do Verdão falha.
Apesar de a zaga não ter sucesso nas jogadas aéreas, o time Coxa-Branca continua se esforçando até ao último minuto tentando evitar o avanço do time de Campo Mourão.
Cláudio Marques muda a tática de jogo, retira o atacante Jefferson e coloca o volante Rodrigo Mancha em campo, para recompor o sistema defensivo do Cori.
Depois de 20 minutos de sufoco, Eanes dá esperança aos torcedores. Em belo lance ele finta dois, toca para Julinho, que cara a cara com o goleiro inacreditavelmente perde a chance de ampliar o placar.
Em contra-ataque a ADAP sai rumo à meta Alviverde, Anderson salva no primeiro lance, Artur pega a sobra, mas no rebote o atacante chuta forte e novamente o arqueiro do Coritiba faz bela defesa.
Na marca de 36 minutos, sai Eanes, cansado, e entra Ludemar. Para reforçar a defesa sai também Guaru, dando lugar ao zagueiro Vagner. Com as modificações, o Verdão melhora a qualidade dos contra-ataques, mas não deixa de sofrer com a pressão até o último minuto.
O time do Coritiba comemora a vitória conquistada na garra e na força de vontade, segue para a segunda fase e vai enfrentar o J. Malucelli. E os torcedores, após um 2º tempo de puro nervosismo, esperam menos sufoco no próximo jogo. Parabéns aos jogadores, pela raça demonstrada dentro de campo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)