
PELO MUNDO
O torcedor Coxa Branca Rene Toedter, 20, é estudante de Direito e faz um estágio num escritório de advocacia na cidade de Essen, Alemanha. Durante o final de semana de Carnaval, Rene e um casal de amigos viajaram até a cidade de
Mönchengladbach, onde Rene teve a oportunidade de divulgar as cores do Coritiba no jogo entre os teimes do Borússia Mönchengladbach 3x2 Freiburg, ocorrido no último dia 06, valendo pelo Campeonato Alemão.
Mönchengladbach é uma cidade com cerca de 270 mil habitantes. A simpática cidade da Alemanha fica próxima à fronteira com a Holanda. O ponto forte da região é a indústria têxtil. Mas com certeza a grande paixão dos moradores é o time da cidade: o Borússia Mönchengladbach, que, assim como o Coritiba, também possui as cores verde e branca (além da preta).
A década de 70 marcou a história do Borússia, que se sagrou cinco vezes campeão alemão, nos anos de 1970, 1971, 1975, 1976 e 1977, além de ser Vice-campeão por duas vezes, em 1974 e 1978. Atualmente, o grande trunfo do Borússia é o seu novo estádio com capacidade para 53 mil torcedores.
É interessante notar que apesar de o Borússia não estar bem classificado na atual temporada (divide a 13ª colocação com o Nürnberg, ambos com 24 pontos, perdendo apenas nos critérios de desempate) um jogo do time movimenta a cidade inteira, mexe com todos os torcedores e acaba por levar muita gente ao estádio. No jogo contra o Freiburg foram 40.450 torcedores ao estádio; num outro jogo, 1x1 contra o
Bayer Leverkussen foram um pouco mais de 52 mil torcedores.
Um destaque à parte é que há um espaço reservado para a torcida visitante, mas isso não impede que torcedores do outro time assistam aos jogos junto à torcida do Borússia, podendo torcer e vibrar com seus times sem problema algum.
No intervalo da partida, a mais recente contratação do time, o brasileiro e paranaense Elber, foi apresentado à torcida. Ele se recupera de problemas físicos e estará apto em cerca de três semanas. Muito respeitado na Alemanha, Elber é visto como principal contratação do Borússia. E os torcedores creditam nele muita esperança.
Segundo, o Coxa Branca Rene, que vestia a jaqueta do Alviverde (que possui detalhes em preto) foi uma sensação à parte, despertando a curiosidade em muitos torcedores alemães.
Com felicidade, Rene destacou outra curiosidade: a vitória de um time Alviverde contra um time das cores rubro-negro, já que naquela oportunidade o Freiburg jogou com calções pretos e camisas vermelhas.
Confira as fotos:






Serviço
Confira o site do clube alemão para saber mais sobre o Borússia clicando aqui.
O Coxan@uta Rene fez a parte dele como torcedor Coxa Branca, divulgando as cores do nosso Glorioso pelo mundo.
Para participar da seção Coxan@utas pelo Mundo o internauta deve mandar uma mensagem eletrônica para o endereço coxanautas@coritiba.com. Na mensagem, uma foto com motivos relacionados ao Coritiba e um breve comentário sobre a situação e o local em que a foto foi tirada.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)