
COLUNA
Gildo Balliana Jr. e a filha mais nova, Estela, de 13 anos
Primeiro Jogo no Couto
Inverno de 1965.
Julho, 21.
Sábado à tarde, sol fraco, vou assistir a uma partida de futebol pela primeira vez! Jogo: Coritiba x Água Verde, no Belfort Duarte (era esse o nome na época). Chegamos (eu e meu pai) relativamente cedo ao estádio, poucas pessoas e uma expectativa enorme, quase incontrolável.
Depois das bilheterias, finalmente o campo, as traves, o gramado e mil perguntas seguidas, quase não esperando as respostas, tamanha era a curiosidade por aquele universo fantástico e diferente.
Entretanto, quando o time de camisas brancas, calções pretos e meias brancas entrou em campo as perguntas perderam o sentido, pois as respostas que o menino de seis anos queria estavam todas ali; paixão imediata, identificação total; foi a primeira certeza definitiva da minha curta existência: a partir daquele momento eu me tornava Coxa-Branca, roxo e verde.
Preocupado com meu súbito e prolongado silêncio e temendo que eu não estivesse feliz (o jogo foi 1x1) meu pai começou a puxar diversos assuntos, contando histórias, oferecendo balas; mas nada disso tinha significado naquele momento, o importante ele já havia feito: apresentou-me a minha primeira paixão; pouco importava o resultado ou a campanha (fomos vice-campeões). O que importava mesmo era que agora eu era realmente um Coxa-Branca completo.
Antes deste contato inicial eu já gostava e acompanhava o Coritiba; sabia a escalação, os adversários, os resultados, etc. Mas faltava ver e sentir o time no gramado, dividir as emoções com outros que sentiam o mesmo que eu; compartilhar as angústias e as muitas, muitas alegrias que somente o nosso time pode nos dar.
Desde aquele sábado continuo a cada dia percebendo que à vontade de torcer pelo Coritiba manteve-se intacta nestes mais de 40 anos; ao contrário vem aumentando cada vez mais.
Assim, passamos das bolas laranjas para as bolas brancas e agora para as bolas coloridas, mas colorida mesmo é a nossa vida quando o Coritiba está em campo!!
Gildo Balliana Jr
Serviço
Para participar desta seção, basta o internauta enviar uma mensagem eletrônica para o endereço coxanautas@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)