
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam novamente nesta terça-feira, 31, às 21h15, no estádio Olímpico, pela partida de ida da fase regional da Copa Sulamericana 2012. Depois de encaixar duas boas vitórias pelo Campeonato Brasileiro (a última sobre o rival desta terça-feira) e reencontrar o bom futebol, o Verdão agora abre a sua campanha na competição internacional sem poupar esforços e vislumbra a chance de voltar a brigar pela Libertadores. Pela frente, terá um Grêmio muito forte neste tipo de disputa, que também não poupa ninguém e tenta devolver a derrota no final de semana
Poupando apenas o capitão, Coxa vai a Porto Alegre para sair na frente
No último final de semana, o Coritiba recebeu o mesmo Grêmio, no Couto Pereira, e lutou muito para sair com o resultado positivo, para alegria dos mais de 17 mil torcedores que compareceram às arquibancadas do Alto da Glória. Mostrando muita disposição, o Alviverde encarou de igual para igual o badalado time gaúcho, que não perdia há quatro partidas, e foi recompensado no final. Depois de um primeiro tempo sem muitas emoções, Ayrton, em linda cobrança de falta, tratou de agitar o Couto Pereira logo aos 15 minutos. Três minutos mais tarde, aproveitando um vacilo da zaga, André Lima deixou tudo igual. Entretanto, em um lance de rara felicidade e beleza, Leonardo, aos 44, arriscou um lindo chute de fora da área que morreu no canto direito de Marcelo Grohe. Festa da torcida e dos jogadores, que mereceram demais os três pontos pela raça e vontade demonstradas.
O resultado foi suficiente para deixar o Verdão na 12ª colocação, se afastando um pouco mais da ZR do Brasileirão. Entretanto, agora é hora de deixar a competição nacional um pouco de lado para focar na Copa Sulamericana, importantíssima por dar, ao campeão, uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. Apenas por este motivo, comissão técnica e jogadores Alviverdes devem dar especial atenção à essa disputa, fazendo o máximo para passar de fase. Por isso, a torcida Coxa-Branca espera uma equipe bastante comprometida e focada em busca de um bom resultado em Porto Alegre, o que encaminharia bem a vaga para a próxima fase.
Mostrando seriedade com a competição, Marcelo Oliveira poupará apenas o desgastado Pereira para o jogo e, tirando o experiente zagueiro, vai com o que tem de melhor à sua disposição para a partida em solo gaúcho. A grande baixa é o volante Sérgio Manoel, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em um lance fortuito na partida do final de semana e desfalcará a equipe até o restante da temporada. Com isso, Júnior Urso deve reaparecer no setor. Com Demerson confirmado na zaga, a única dúvida de Marcelo Oliveira é no meio, onde Lincoln e Gil disputam uma vaga, com mais chances para o primeiro. No restante, a equipe será a mesma que venceu (e convenceu) o mesmo Grêmio, pelo Brasileiro.
"Mordido", Grêmio poupa apenas Zé Roberto e tenta abrir vantagem em casa
Depois de uma ótima série de quatro vitórias consecutivas, o Grêmio voltou a conviver com uma derrota após deixar o Couto Pereira amargando o gol de Leonardo, já ao final da partida. O resultado não tirou o Tricolor gaúcho do G4, mas serviu para afastar um pouco a equipe dos líderes da competição que, embora não tenham vencido, somaram um ponto e se consolidaram na ponta da classificação. O detalhe curioso é que, na competição nacional, o Grêmio mantém a sua característica de "time sem meio termo", ou ganha ou perde. Já são 13 jogos sem qualquer empate.
Assim como Marcelo Oliveira, Vanderlei Luxemburgo também não poupará os principais jogadores e vai com o que tem de melhor para a partida. Zé Roberto, que se queixou de dores musculares no jogo do último final de semana, será o único preservado, e fica de fora da partida. A dúvida está sobre quem o substituirá. Marquinhos e Marco Antônio disputam a vaga, com mais chances para o primeiro. Além disso, Souza e Kléber, que não puderam atuar pelo Brasileirão por estarem suspensos, retornam naturalmente ao time. Com isso, Léo Gago e André Lima retornam ao banco de reservas. No restante, a equipe será a mesma que perdeu no final de semana.
Panoramas da partida
O jogo desta terça-feira será complicado para o Verdão. Além de lançar a campo o seu time principal, Vanderlei Luxemburgo também deve estar motivando os seus jogadores no sentido de tentar encurtar o caminho para a Libertadores, e o primeiro passo para isso é tentar devolver a derrota para o Coritiba. Em virtude dessa característica do jogo, o Alviverde deve controlar a equipe gaúcha, que tende a ir para cima no começo para, aos poucos, ir apresentando o seu jogo de contra-ataques, buscando sair na frente do marcador. Foco total na marcação e atenção nos 90 minutos serão pontos chave para mais um bom resultado.
Ofensivamente, o Coritiba deverá ter velocidade e inteligência para ocupar os espaços e sair rapidamente na transição da defesa para o campo ofensivo. Quem terá importante papel neste quesito é Robinho, que tem a característica de partir de trás com a bola dominada, alimentando o ataque. Além dele, Lincoln também deve ser importante com seus passes precisos e consciência na armação de jogadas. Éverton Costa e Leonardo devem continuar se movimentando na frente para criar espaços. No apoio pela lateral e nas jogadas de bola parada, outra grande opção é Ayrton, que vem atravessando ótima fase com a camisa Alviverde.
Na parte defensiva, o Grêmio certamente ganha uma boa opção de frente com o retorno de Kléber. O polêmico atacante é mais uma ótima alternativa ofensiva e possui bom entrosamento com Marcelo Moreno. Em virtude disso, a zaga Alviverde deve estar atenta na área, evitando a finalização destes dois atletas. Caso realmente atue, o time Coritibano deve estar de olhos bem abertos em Marquinhos, forte nas bolas paradas. Por fim, é fundamental neutralizar as descidas dos laterais e controlar o experiente Elano, que, embora não estar atravessando boa fase, possui excelente potencial.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do estádio Olímpico, apoiando o time a conseguir um bom resultado no Rio Grande do Sul, o que certamente deixaria o time muito mais próximo da classificação para a próxima fase da Copa Sulamericana. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas para que o Verdão mantenha o bom momento, encaixe mais uma vitória e devolva a confiança à sua torcida. É possível eliminar o Grêmio e seguir na disputa. Vamos atrás deste objetivo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa Sulamericana 2012 - Segunda Fase
Grêmio x Coritiba
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 31/07/2012, terça-feira
Horário: 21h15
Grêmio:
Marcelo Grohe; Edílson, Gilberto Silva, Werley e Pará; Souza, Fernando, Elano e Marquinhos (Marco Antônio); Kléber e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Robinho e Lincoln (Gil); Éverton Costa e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Márcio Eustáquio Sousa Santiago/MG (FIFA)
Assistente 2: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
4º árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)