
SUL AMERICANA
Na segunda-feira dia 19 de abril, na sede da Conmebol em Assunção (Paraguai), serão sorteados os grupos para as disputas da Copa Nissan Sulamercana. Estarão presentes os presidentes das confederações sul americanas.
A versão de 2004 da competição terão 68 jogos (4 mais do que em 2003) e o número de 35 equipes, com variações pequenas se comparadas às disputas de 2003.
Na primeira fase os colombianos enfrentarão peruanos; bolivianos os chilenos; o último campeão (o peruano Cienciano) integrará um estágio preliminar ao lado dos clubes venezuelanos e equatorianos.
Outra novidade diz respeito ao sistema de classificação preliminar dos clubes brasileiros. Sem tempo para fazer jogos triangulares como em 2003, as chaves serão compostas por doze times que jogarão em dois grupos (um com 4, outro com 8 times) até a definição dos dois times que continuarão na fase internacional da Copa Nissan Sulamericana.
O sistema de disputa das duas vagas brasileiras ocorrerá de duas formas: com um grupo formado pelos 4 times melhor classificados no ranking sul americano, com Flamengo, Cruzeiro, São Paulo e Grêmio disputando uma das vagas e outro grupo, formado pelos 8 clubes melhores classificados no Brasileirão de 2003.
O sistema de disputa entre estes quatro times classificados pelo critério ranking ainda não foi definido pela Conmebol, o que só ocorrerá no dia 19. Existe a possibilidade de que os jogos sejam feitos no sistema eliminatório (dois grupos de dois) ou todos os quatros jogando contra todos.
A outra vaga brasileira será disputada pelas oito equipes melhores classificadas no Campeonato Brasileiro de 2003: Coritiba, Atlético-MG, Goiás, São Caetano, Figueirense, Internacional, Santos e Paraná Clube.
Estas oito equipes jogarão entre si no sistema mata-mata, jogos ida e volta. A equipe com melhor desempenho destas oito ficará com a segunda vaga brasileira para a fase internacional da competição.
Os jogos deste grupo de oito times serão regionalizados. Nesta fase da competição, o Coritiba enfrentará o São Caetano. O vencedor avançará na competição e enfrentará os vencedores dos outros confrontos entre os times brasileiros:
Atlético-MG x Goiás
Figueirense x Internacional
Santos x Paraná Clube
As 21 das 35 equipes já confirmadas para a competição são: Boca Juniors e River Plate (Argentina); Atlético MG, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Goiás, Grêmio, Internacional, Paraná Clube, Santos, São Caetano e São Paulo (Brasil); Millonarios e Junior (Colômbia); Coronel Bolognesi e Alianza (Peru); Peñarol e Danubio (Uruguai); Cienciano (último campeão).
Os outros 14 clubes sul americanos que disputarão a Copa Nissan Sulamericana serão classificados de acordo com critérios específicos de cada Confederação, a saber:
Argentina (6 vagas): acompanharão Boca Juniors e River Plate as quatro equipes com maior pontuação na temporada 2003/2004 (Apertura 2003/2004 + Clausura 2003/2004).
Bolivia (2 vagas): os 8 clubes melhores classificados na temporada 2003 (do Campeonato Apertura e Primera Fase do Campeonato Clausura 2003) estarão sujeitos a uma disputa paralela, jogando entre si. Os dois melhores classificados vão para a Copa Sulamericana 2004.
Chile (2 vagas): a Confederação Chilena ainda não confirmou os critérios para a classificação de seus representantes.
Equador (2 vagas): 1º e 2º del Torneio Apertura 2004.
Paraguai (2 vagas): clasificarão o 2º do melhor colocado no Torneio Apertura mais uma equipe de um quadrangular entre o 1º (na Copa Toyota Libertadores), 3º, 4º e 5º times do Torneio Apertura.
Venezuela (2 vagas): classificarão o 4º e 5º times melhores classificados na temporada 2003/2004.
(Fontes: Conmebol e Agência Placar)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)