
SUL AMERICANA
Contando com a quase integralidade de sua força, o Verdão Coxa-Branca joga sua sorte no torneio internacional. Somente a vitória interessa. Se ganhar com mais de um gol de diferença, o Coxa estará automaticamente classificado; se a vitória for de apenas um gol de diferença, a vaga será disputada nos pênaltis.
Desta vez, o técnico Antônio Lopes contará com a força máxima de seu elenco, com exceção da lateral direita que deverá jogar o polivalente Pepo. Tranqüilidade é a palavra chave para a partida, pois se o Coxa jogar de forma técnica e paciente, os gols sairão naturalmente, caso contrário, a equipe terá muita dificuldade de entrar no sistema defensivo do Azulão e abrirá oportunidades perigosas de sofrer contra-ataques.
Péricles Chamusca, técnico do São Caetano, é especialista neste tipo de competição, sendo o atual campeão da Copa do Brasil, portanto o Coritiba novamente terá uma pedreira pela frente. O Azulão utiliza o 3-5-2 como sistema tático, com três zagueiros que dificilmente abandonam suas posições, assim como os dois volantes, um meia de criação, dois alas com liberdade para avançar e dois atacantes rápidos. Em suas jogadas, o São Caetano explora muito as faltas próximas à grande área, pois possui Anderson Lima, bom cobrador, e também explora muito a velocidade dos atacantes Marcinho e Fabrício Carvalho.
Antônio Lopes deverá manter o mesmo time que ganhou do São Paulo no meio de semana, apenas sacando Tésser da lateral direita, pois não está inscrito para esta competição, retornando à equipe o coringa Pepo. Dessa forma, o Coritiba começará a partida no tradicional 4-4-2, sendo que, o Verdão ganhou um importante reforço nos últimos jogos, trata-se do meia Reginaldo Vital (na foto, camisa 25), que conseguiu equilibrar a criação, dando maior movimentação a equipe Alviverde.
O time contará também com o experiente Aristizábal e o matador Tuta, que serão municiados por Adriano, Capixaba e o próprio Vital. O forte sistema defensivo Alviverde não será alterado, sendo formado por Roberto Brum, Ataliba, Miranda, Flávio e Fernando que foi o primeiro goleiro a defender um pênalti de Rogério Ceni em competições oficiais.
Não está descartada a opção pelo 4-3-3, com Capixaba sendo deslocado para lateral direita no lugar de Pepo e a entrada de Alemão no ataque. Tal formação deixa o Coxa extremamente ofensivo, sendo que este jogo exige cautela, portanto esta tática deverá ser utilizada no decorrer da partida, caso os planos do Coritiba não estarem dando resultado.
O time Alviverde diz que aprendeu a lição no jogo de ida no Estádio Couto Pereira e que não irá repetir os mesmos erros. O São Caetano não irá jogar aberto, pois tem a vantagem do empate e seu sistema tático facilita os contra-ataques. Ao Coritiba resta a paciência e a tranqüilidade, pois tem time, garra e tradição para chegar muito longe na competição.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)