
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira, 21, às 21h50, no estádio Barradão, em Salvador, pela partida de ida da segunda fase da Copa Sulamericana 2013. Depois da eliminação na Copa do Brasil, quando foi derrotado pelo Nacional de Manaus, o Coritiba tem uma nova chance para estreitar o seu caminho para a Copa Libertadores e busca estrear com o pé direito na Sulamericana para avançar, pela primeira vez na história, à fase internacional da competição. Pela frente, terá o Vitória, que também poupa titulares, mas que se encontra em boa fase e também quer usar a competição para chegar ao maior torneio de clubes da América do Sul
Depois da vergonha em São Paulo, Verdão quer usar a Sulamericana para dar a volta por cima
Surpreendendo muita gente, no último final de semana, o Coritiba foi até São Paulo e desafiou o Corinthians de igual para igual. Marcando com muita eficiência no meio-campo e utilizando a velocidade nos contra-ataques, o Verdão ameaçou o gol de Cássio por algumas vezes e teve chances, inclusive, de sair na frente do marcador. Os muitos desfalques foram sentidos apenas no segundo tempo, quando o time sofreu uma natural queda de rendimento e foi sufocado pelo Alvinegro paulista ao final do jogo. Entretanto, o Coritiba controlava a pressão corinthiana até que Péricles Bassols Pegado Cortez resolveu aparecer e, literalmente, escolher um vencedor para a partida. Mostrando uma absurda fragilidade emocional e técnica, o árbitro marcou um pênalti ridículo para o time da casa já aos 44 minutos da segunda etapa. Guerrero bateu e decretou a vitória do Corinthians.
O resultado em São Paulo tirou o Coritiba do G4 do Brasileirão depois de muito tempo. Entretanto, a campanha ainda pode ser considerada boa, mas é preciso que o time volte a pontuar com mais frequência para controlar a ascensão dos adversários e impedir a fuga dos líderes. O próximo desafio será contra o Criciúma, longe de casa, e a recuperação se faz necessária. Mas, antes disso, o Alviverde estreia na Sulamericana e, depois da ridícula eliminação da Copa do Brasil para um time sem qualquer tradição, o Coritiba tem o dever moral de levar a sério a competição internacional e tentar fazer uma boa campanha para, pelo menos, alcançar a terceira fase pela primeira vez na história. O primeiro desafio é no Nordeste, diante do time que talvez seja uma das equipes brasileiras mais qualificadas do torneio.
Em relação ao time, além dos inúmeros desfalques, Marquinhos Santos resolveu poupar alguns jogadores que já atuaram em diversas partidas neste ano. É o caso de Chico, Victor Ferraz e Diogo Goiano. Os três nem viajaram a Salvador e estão fora da partida. Além deles, Leandro Almeida, Alex, Lincoln e Sérgio Manoel, que já não atuaram em São Paulo, seguem em recuperação no DM. Assim, além de Vanderlei no gol, a defesa será formada por Gil, na direita, Luccas Claro e Escudero no miolo de zaga e Iberbia, na esquerda. No meio, Júnior Urso, Robinho e Bottinelli estão confirmados. A grande novidade é a volta de Marcos Paulo, que reaparece na equipe depois de muito tempo. Na frente, Bill, que está suspenso da próxima rodada do Brasileirão, está confirmado. Arthur e Vítor Júnior, que pode fazer a sua estreia, disputam a outra vaga.
Caio Júnior poupa seu time, mas quer fazer um bom resultado para segurar em Curitiba
O Vitória vem fazendo uma boa temporada em 2013. Campeão baiano com bastante folga, o Leão de Salvador faz uma campanha bastante regular no Brasileirão e, assim como o Coritiba, sempre esteve entre os líderes. O grande destaque do time é Maxi Biancucchi, que esteve no topo da tábua da artilharia até ser ultrapassado por William, da Ponte Preta. O argentino está confirmado na equipe titular que desafia o Coritiba e tenta se recuperar da goleada por 5x1 sofrida para o Cruzeiro, no último final de semana.
Da mesma maneira que o Verdão, o Vitória também foi eliminado da Copa do Brasil por uma equipe sem qualquer tradição no cenário nacional. O rubro-negro de Salvador perdeu para o Salgueiro, de Pernambuco, e ganhou a vaga na Sulamericana mesmo tendo disputado a Série B no ano passado. Para o jogo desta quarta-feira, o técnico Caio Júnior resolveu poupar alguns titulares como o goleiro Wilson, os dois laterais titulares, o volante Cáceres, e os meias Renato Cajá e Escudero, dando oportunidade para alguns atletas considerados reservas no elenco. Entretanto, o Vitória mira um bom resultado para trazer uma possível vantagem a Curitiba e conseguir conquistar a vaga.
Panoramas da partida
Embora uma partida de estreia na Sulamericana não tenha o mesmo apelo de público do que um jogo do Campeonato Brasileiro, o Coritiba terá algumas dificuldades no Barradão. Apesar de também apresentar um time recheado de reservas, o Vitória sonha com a possibilidade de encurtar o caminho para a Copa Libertadores e virá para cima do Verdão para tentar um bom resultado e trazer a vantagem para Curitiba. Em virtude disso, o Coritiba deverá ter bastante atenção na marcação e sair em velocidade nos contra-ataques. Raça, determinação e foco não poderão faltar nos 90 minutos.
Ofensivamente, Robinho e Bottinelli serão os principais responsáveis por concatenar as jogadas de ataque e levar o Coritiba à meta do goleiro adversário. Além deles, será bastante importante, também, contar com a velocidade de Arthur ou Vítor Júnior para que sejam criadas jogadas para a conclusão de Bill, na referência. O apoio dos laterais, Gil e Iberbia, e as jogadas de bola parada com Escudero e Luccas Claro também podem ser boas alternativas para o Coritiba na partida.
Na parte defensiva, o Alviverde será beneficiado pelas ausências de Escudero e Renato Cajá, que são os principais responsáveis por levar o Vitória ao campo de ataque. Entretanto, o técnico Caio Júnior modificou o modo de atuar da sua equipe e apostará na velocidade de Marquinhos e Maxi Biancucchi, na frente, para incomodar a defensiva Coxa-Branca. O argentino vive grande fase e deverá ser vigiado de perto. Além dele, a zaga Coxa-Branca deve controlar o oportunismo do centroavante Dinei e prestar muita atenção nas jogadas de bola parada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá nas arquibancadas do Barradão para empurrar os jogadores na estreia da Copa Sulamericana, competição que é um dos caminhos mais curtos para que o sonho de se chegar à Libertadores seja concretizado. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Verdão arranque um bom resultado no Nordeste e consiga a classificação no Couto Pereira.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa Sulamericana 2013 - Segunda Fase - jogo de ida
Vitória x Coritiba
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA)
Data: 21/08/2012, quarta-feira
Horário: 21h50
Vitória:
Gustavo; Dimas, Fabrício, Victor Ramos e Euller; Elizeu, Edson Magal e Camacho; Marquinhos, Maxi Biancucchi e Dinei.
Técnico: Caio Júnior
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Luccas Claro, Sergio Escudero e Raul Iberbia; Júnior Urso, Marcos Paulo, Robinho e Darío Bottinelli; Vítor Júnior (Arthur) e Bill.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Fábio Pereira/TO (FIFA)
4º Árbitro: Marcelo de Lima Henrique/RJ (FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)