
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira, 22, às 19h30, no Couto Pereira, pela partida de volta da segunda fase da Copa Sulamericana 2012. Depois de conseguir reencontrar a vitória no Campeonato Brasileiro, o Verdão agora tenta vencer o Grêmio por dois gols de diferença para seguir na competição internacional e ainda manter vivo o sonho de disputar a Copa Libertadores da próxima temporada. Pela frente, terá um Grêmio que vem a Curitiba para defender a sua vantagem, mas que também não esquece do importantíssimo jogo no final de semana, diante do seu maior rival, Internacional
Com espírito renovado, Coxa tenta superar o rival gaúcho e passar para a fase continental da Sulamericana
No último final de semana, o Verdão recebeu o Cruzeiro, no Couto Pereira, para enfim voltar a reencontrar o seu caminho na competição nacional e deixar as últimas colocações do Brasileirão e conseguiu o seu objetivo. Com um volume de jogo bastante agressivo e contando com ótimas atuações individuais dos homens do meio-campo, o Alviverde foi para cima do time celeste e, já no primeiro tempo, alcançou uma boa vantagem de dois gols. Na segunda etapa, ainda mais solto, o Verdão manteve o seu ritmo, fez mais dois gols e teve a oportunidade de aumentar a sua vantagem. De qualquer forma, os 4x0 impostos com facilidade sobre a equipe mineira devolveram a esperança de dias melhores e mais tranquilos para a Nação Coxa-Branca.
Mas antes de continuar com a missão de sair da parte de baixo da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Coritiba precisa se concentrar nas disputas da Copa Sulamericana e reverter a derrota de 1x0 sofrida em Porto Alegre no final do último mês. Assim como em vários jogos da Copa do Brasil deste ano, o Verdão precisa vencer por dois gols de diferença e conta com a presença da torcida para ajudar neste objetivo. Sabendo da dificuldade de enfrentar uma equipe tradicionalmente conhecida como "copeira", Marcelo Oliveira exige atenção e determinação de seus comandados para "apertar a garganta" do Grêmio durante os 90 minutos e alcançar o resultado necessário.
Em relação à montagem do time, o treinador Coxa-Branca decidiu não poupar os jogadores e vai com o que tem de melhor em seu elenco. Pereira e Willian, que não atuaram na vitória diante do Cruzeiro por estarem suspensos, ficam à disposição de Marcelo Oliveira e farão parte da equipe titular. Com isso, Júnior Urso, que perdeu a disputa com Chico pela posição de segundo volante, fica como opção no banco de reservas, já Luccas Claro não foi inscrito nesta fase e, por isso, não foi relacionado. Na frente, com a iminente saída de Leonardo para o Atlético-MG, Roberto será mantido, conferindo mobilidade ao setor. Como Emerson e Éverton Costa seguem de fora, recuperando-se de lesão, a tendência é que o restante da equipe seja o mesmo que goleou o Cruzeiro.
Bem no Brasileirão, Grêmio vem a Curitiba para seguir na Sulamericana, mas também pensa no Grenal
Assim como o Coritiba, o Grêmio aplicou uma sonora goleada na última rodada do Campeonato Brasileiro. Os 4x0 conquistados diante do Figueirense apagaram a má impressão sobre a derrota para a Portuguesa, na rodada anterior, e fizeram com que o time gaúcho se firmasse no G4 do Brasileirão, aproximando-se dos líderes. Embora o discurso de Vanderlei Luxemburgo ainda seja o de garantir uma vaga para a próxima Libertadores, evidentemente o treinador do Tricolor ainda pensa na possibilidade de título, mas sabe que terá que fazer um returno quase perfeito para tirar a vantagem para o Galo. Entretanto, assim como o Coritiba, a prioridade é avançar na competição continental.
Assim como Marcelo Oliveira, Vanderlei Luxemburgo não deve poupar ninguém, muito embora a torcida e os próprios atletas do Grêmio já estejam pensando no Grenal que fecha o turno do Brasileiro, no próximo domingo. Gilberto Silva e Zé Roberto foram poupados dos treinamentos da semana, mas devem ter condições de jogo e só não vão a campo caso o técnico tricolor opte por guardá-los para o clássico Estadual. O ataque deverá ser mesmo formado por Kléber e Marcelo Moreno, que fez uma partida brilhante diante do Figueirense, com três assistências, e deve ser uma das esperanças de gols do time gaúcho no confronto do Alto da Glória.
Panoramas da partida
Assim como em muitas partidas da Copa do Brasil nos dois últimos anos, em especial aquela diante do São Paulo, o Coritiba terá um longo caminho a percorrer para reverter o placar diante do Grêmio e sair do Couto Pereira comemorando a vaga para a próxima fase. Apoiados na força que virá das arquibancadas, os atletas Alviverdes devem demonstrar muita força, vontade e atenção durante os 90 minutos de partida, pois um gol adversário pode ser fatal para as pretensões do Coritiba no confronto, fazendo com que o time necessite correr mais riscos e se expor ainda mais. Assim sendo, é preciso que o time tenha muita consciência tática e converta as chances que aparecerem.
Ofensivamente, o Coritiba deverá tentar utilizar o mesmo expediente que demonstrou na partida contra o Cruzeiro e explorar a velocidade de seus meias, especialmente Rafinha e Éverton Ribeiro, que serão os principais responsáveis por conduzir o time ao ataque. Robinho também precisará entrar ligado em campo, visto que, como está atuando um pouco mais recuado, terá que buscar a bola no campo defensivo, conferindo qualidade já na saída. O apoio de Ayrton, pela lateral, também será muito importante e funcionará como válvula de escape para um possível congestionamento no meio. Por fim, as jogadas de bola parada podem ser um excelente expediente Alviverde para chegar ao gol de Marcelo Grohe e abrir o placar.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado com o experiente meio-campo gremista, formado por Elano e Zé Roberto. A defensiva Coxa-Branca precisa estar ligada a estes dois jogadores que, além de possuírem boa técnica, podem fazer a diferença na bola parada. Na frente, Kléber e Marcelo Moreno apresentam qualidade suficiente para decidir a partida em um lance e também precisam ser vigiados durante os 90 minutos, o que exigirá atenção máxima de Pereira e Escudero, principalmente. Por fim, o Alviverde deve ter muito cuidado com as jogadas de bola parada, uma das forças da equipe do Rio Grande do Sul.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do péssimo horário, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba para cima do Grêmio e reveter a situação na Copa Sulamericana. Este é apenas mais um desafio para quem já conseguiu grandes viradas no Alto da Glória e, justamente por isso, o Verdão tem condições de avançar na competição. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao estádio. O Coritiba precisa de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa Sulamericana 2012 - Segunda Fase - jogo de volta
Coritiba x Grêmio
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 22/08/2012, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Pereira, Sergio Escudero e Lucas Mendes; Willian, Chico, Robinho, Éverton Ribeiro e Rafinha; Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira
Grêmio:
Marcelo Grohe; Edílson, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Wilson Luiz Seneme/SP (FIFA)
Assistente 1: Alessandro Álvaro Rocha de Matos/BA (FIFA)
Assistente 2: Émerson Augusto de Carvalho/SP (FIFA)
4º Árbitro: Francisco Carlos Nascimento/AL (FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)