
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vitória se enfrentam nesta terça-feira, 27, às 21h50, no Couto Pereira, pela partida de volta da segunda fase da Copa Sulamericana 2013. Após sucessivos insucessos e uma evidente queda de rendimento provocada pelos desfalques, mas também por uma postura extremamente passiva e irritante, o Coritiba volta a campo com a obrigação de se recuperar e mostrar que ainda pode se dar o direito de sonhar com alguma coisa. Pela frente, terá o Vitória, que também vem caindo de rendimento na temporada e justamente por isso vem com força máxima para encarar o Coritiba no Alto da Glória
É preciso dar a cara a tapa para sair da má fase
No último final de semana, o Coritiba foi até Santa Catarina para enfrentar o Criciúma e sofreu uma nova derrota. Pior do que isso, o time novamente não apresentou absolutamente nada no gramado o foi batido por uma equipe cuja única virtude foi correr, porque nem isso o Coritiba foi capaz de fazer. A queda de rendimento só não é visível para aqueles que não querem enxergar. E são estes mesmos que ainda defendem que o Alviverde ainda pode sonhar com algo maior. Entretanto, o que parece, a cada dia que passa, é que voltaremos a mirar objetivos modestos, a menos que os jogadores mudem a postura e a diretoria tome atitudes para transformar em ações o bonito discurso que não convence mais ninguém.
A primeira chance para alterar essa história é nesta terça-feira, pela Copa Sulamericana. A fase complicada pela qual o Verdão atravessa não permite nem mesmo que sejam lamentados os desfalques. É preciso arranjar um jeito de vencer e mostrar que o elenco possui valor. É preciso muito mais raça, determinação, vontade e, acima de tudo, respeito com a torcida Coxa-Branca. Existe um limite entre apoiar integralmente e tolerância exagerada e os últimos resultados e atuações mostram um Coritiba apático que precisa, sim, ser cobrado. É hora de falar pouco e reagir. Caso contrário vai sobrar, fatalmente, o objetivo de apenas se manter na primeira divisão.
Em relação ao time, Marquinhos Santos finalmente recebeu boas notícias do Departamento Médico e terá a volta de alguns jogadores. Recuperados de lesão, Geraldo e Chico treinaram nesta segunda-feira e vão para o jogo, o que manda Arthur e Escudero novamente ao banco de reservas. Outro que também deve ficar apenas como opção é Darío Bottinelli. O argentino teve uma partida extremamente apagada em Santa Catarina e deve ser substituído por Júlio César, que deve ganhar uma chance no ataque. Nas demais posições, a equipe será a mesma que atuou no último final de semana.
Também passando por turbulências, Vitória vem com força máxima a Curitiba
Assim como o Coritiba, o Vitória iniciou o Campeonato Brasileiro de maneira bastante positiva. A equipe do técnico Caio Júnior foi presença constante no grupo dos quatro primeiros colocados mas, pouco a pouco, foi perdendo rendimento e já ocupa uma posição intermediária na tabela da competição nacional, o que aumenta o interesse da equipe e comissão técnica em fazer uma boa campanha na Copa Sulamericana, visto que, tanto para o Vitória como para o Coritiba, acabou se tornando talvez o único caminho para chegar à Copa Libertadores.
Justamente por isso é que o rubro-negro de Salvador vem a Curitiba com o que tem de melhor, apesar de alguns desfalques, como o argentino Damián Escudero, que vinha de destacando nas últimas partidas. A meta da equipe é conseguir fazer um gol no Couto Pereira, o que obrigaria o Coritiba a fazer outros três para conseguir a vaga na próxima fase. Com isso, a tendência é que Caio Júnior monte a sua equipe com mais força defensiva e tente explorar os contra-ataques, apostando, principalmente, a velocidade de Maxi Biancucchi.
Panoramas da partida
Existem jogos em que, independente das circunstâncias, é preciso vencer de qualquer maneira. A partida diante do Vitória, nesta terça-feira, é uma dessas. Primeiro porque talvez a Copa Sulamericana seja, de fato, o único torneio que o Coritiba seja capaz de vencer no segundo semestre, visto que já mostrou não ter elenco para encarar as disputas do Brasileirão mantendo o mesmo nível de atuação apesar dos desfalques. Segundo porque, psicologicamente, uma vitória é fundamental para resgatar o ânimo do grupo e terceiro porque voltaria a fazer a torcida acreditar no potencial do time. Ou seja, por todos esses motivos, os jogadores Alviverdes devem pisar no Couto Pereira dispostos a "comer grama" e sair com a classificação.
Ofensivamente, o Verdão terá que apostar na velocidade para chegar ao gol de Wilson e incomodar o adversário. A formação com Geraldo, Júlio César e Bill pode ser interessante caso os dois últimos tenham as suas funções bem determinadas no ataque e não batam cabeça na área adversária. Além deles, Geraldo e Vítor Júnior precisarão ser bastante incisivos e partir para cima dos zagueiros do Vitória, utilizando a velocidade para construírem jogadas individuais. O apoio dos laterais e as jogadas de bola parada também precisam ser bem aproveitadas.
Na parte defensiva, embora não possa contar com Escudero, que é quem dá equilíbrio ao time, o Vitória ainda contará com importantes valores, o principal deles é Maxi Biancucchi que, apesar de ter caído um pouco de rendimento, segue muito perigoso e precisa ser muito bem marcado. Além deles, os meias Renato Cajá e Vander também merecem cuidados especiais, visto que serão os principais responsáveis pela criação de jogadas. Por fim, é preciso evitar as faltas próximas à área, visto que Fabrício já mostrou ser bastante eficiente neste tipo de lance.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do frio, do péssimo horário e das fraquíssimas apresentações recentes da equipe Coxa-Branca, a torcida Alviverde dará mais um voto de confiança à equipe e comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar a equipe rumo à vitória por dois gols de diferença. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio. O Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa Sulamericana 2013 - Segunda Fase - jogo de volta
Coritiba x Vitória
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 27/08/2012, terça-feira
Horário: 21h50
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil e Vítor Júnior; Geraldo, Bill e Júlio César (Darío Bottinelli).
Técnico: Marquinhos Santos
Vitória:
Wilson; Dimas, Fabrício, Victor Ramos e Euller; Luis Alberto, Luís Cáceres, Renato Cajá e Vander; Maxi Biancucchi e Dinei.
Técnico: Caio Júnior
Árbitro: Paulo César Oliveira/SP (FIFA)
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS (FIFA)
Assistente 2: Kléber Lúcio Gil/SC (FIFA)
4º árbitro: Wilton Pereira Sampaio/GO (FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)