
BRASILEIRÃO
O Campeonato Brasileiro começa no próximo sábado, 14, e o COXAnautas preparou um material completo para que você, leitor, não fique por fora dos principais lances do maior torneio do futebol brasileiro.
Hoje e amanhã, todos os adversários do Verdão serão analisados, em uma cobertura inédita e exclusiva, feita pelo site.
Neste material, o leitor ficará sabendo como está sendo a temporada 2016 de cada clube, qual o time base, quais as contratações feitas para o brasileirão até o momento, o principal jogador, além de atletas que possam ser importantes para o desempenho da equipe no decorrer da competição.
Além disso, o COXAnautas não fica em cima do muro, e dá sua opinião em relação ao futuro da equipe no campeonato.
Confira a análise e discuta. O espaço está aberto para você, leitor.
Temporada 2016
A torcida flamenguista depositava muita esperança no time, principalmente pela chegada do vencedor técnico Muricy Ramalho. Porém, o ano rubro-negro não vem sendo dos melhores. O time flamenguista ficou fora das finais do campeonato carioca e está disputando a passagem para a terceira fase da Copa do Brasil contra o Fortaleza.
O time carioca, que sofre com a má fase de Guerrero, seu principal jogador, não apresentou reforços até o momento, mantendo a mesma base que iniciou a temporada.
Time Base
Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Cuellar, William Arão, Mancuello e Everton; Emerson Sheik e Guerrero.
Técnico: Muricy Ramalho.
Jogador Chave: Paolo Guerrero
Operários: Cuellar, Mancuello e Paulo Victor
Principais contratações para o Brasileiro: Não fez contratações até o momento
Análise Coxanautas: Meio da tabela, ficando com a Sulamericana
Colocação em 2015: 12º
Temporada 2016
Apesar de eliminando das finais do campeonato carioca, a torcida do clube das Laranjeiras já teve motivo para comemorar em 2016. O time foi campeão da Taça da Primeira Liga, competição que envolve clubes dos estados do RJ, MG, RS, PR e SC, e que teve a sua primeira edição nesta temporada.
Após um breve período de crise entre o atacante Fred e o técnico Levir Culpi, que quase culminou com a saída do jogador do time, a conquista da Primeira Liga deverá trazer a tranqüilidade para que o Fluminense possa fazer um campeonato brasileiro sem sustos.
Time Base
Diego Cavalieri, Welinton Silva, Henrique, Gum e Giovani; Pierre, Gerson, Cícero e Gustavo Scarpa; Fred e Osvaldo
Técnico: Levir Culpi
Jogador Chave: Fred
Operários: Diego Cavalieri, Henrique e Cícero
Principais contratações para o Brasileiro: Não fez contratações até o momento
Análise Coxanautas: Meio da tabela, ficando com a Sulamericana
Colocação em 2015: 13º
Temporada 2016
Vice-campeão carioca, perdendo a final para o Vasco, o time de Marechal Hermes volta a Série A após passar uma temporada na Série B. Com um elenco recheado de jogadores estrangeiros, quatro no total, e jovens valores revelados no clube, a pretensão do time carioca é modesta para este campeonato: permanecer na Série A para poder se reestruturar melhor para a próxima temporada.
A grande incógnita é a dupla de ataque formada pelos jovens Gegê e Ribamar, talentosos, porém inexperientes.
Time Base
Jefferson, Luiz Ricardo, Emerson, Joel Carli e Diogo; Bruno Silva, Leandrinho, Rodrigo Lindoso e Juan Salgueiro; Gegê e Ribamar
Técnico: Ricardo Gomes
Jogador Chave: Jefferson
Operários: Joel Carli, Rodrigo Lindoso e Ribamar
Principais contratações para o Brasileiro: Victor Luiz (LE), Marcelinho (M), Anderson Aquino (A) e Geovane Maranhão (A)
Análise Coxanautas: Brigará para escapar do rebaixamento
Colocação em 2015: Campeão da Série B
Temporada 2016
A temporada não vem sendo boa para o time que foi campeão brasileiro em 2015. Eliminado do campeonato paulista pelo Audax e da Libertadores e pelo Nacional do Uruguai, em jogos disputados dentro da Arena Corinthians, o técnico Tite está tendo muito trabalho para remontar o time que encantou o Brasil em 2015, já que grande parte do seu time titular, com destaque para o seu quarteto ofensivo, foi para o futebol asiático.
O time corintiano ainda não apresentou oficialmente nenhum reforço, mas dois dos destaques do Audax, os meias Camacho e Bruno Paulo, estão próximos de acertar com o "timão".
Time Base
Cássio, Fágner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto e Lucca; André
Técnico: Tite
Jogador Chave: Elias
Operários: Cássio, Fágner e Giovanni Augusto
Principais contratações para o Brasileiro: Não fez contratações até o momento
Análise Coxanautas: Lutará pela Libertadores
Colocação em 2015: Campeão
Temporada 2016
O time que mais investiu no futebol brasileiro em 2016 até o momento, não obteve o retorno que esperava. Com isso, o diretor Alexandre Mattos partiu para outra renovação no elenco. Nomes como Lucas, Robinho já não estão mais no elenco palmeirense, assim como Leandro Almeida que foi afastado por deficiência técnica.
O time do Palestra Itália foi eliminado na primeira fase da Taça Libertadores, e nas semi-finais do Campeonato Paulista pelo Santos, após perder na disputa de pênaltis.
Time Base
Fernando Prass, Tchê Tchê, Yerri Mina, Vitor Hugo e Egídio; Arouca, Jean, Cleiton Xavier, Gabriel Jesus e Dudu; Lucas Barrios
Técnico: Cuca
Jogador Chave: Gabriel Jesus
Operários: Fernando Prass, Jean e Dudu
Principais contratações para o Brasileiro: Yerri Mina (Z), Tchê Tchê (LD), Fabiano (LD), Fabrício (LE)
Análise Coxanautas: Lutará pela Libertadores
Colocação em 2015: 9º
Temporada 2016
O time são-paulino vem surpreendendo neste início de temporada. depois de um início irregular, quando foi eliminado do campeonato paulista pelo Audax - surpresa da competição -, o São Paulo conseguiu a classificação para as quartas-de-final da Taça Libertadores, para enfrentar o Atlético/MG, surgindo como um dos favoritos ao título, ao lado do próprio Galo e do Boca Juniores.
O técnico argentino Edgardo Bauza, bastante questionado logo que chegou, deu seu padrão tático ao time, aproveitando praticamente todos os jogadores do elenco que estavam a disposição, fazendo a equipe são-paulina chegar muito forte para este campeonato brasileiro.
A principal dúvida será saber quanto o time sentirá com a saída de Calleri, artilheiro da equipe, após o final da Taça Libertadores.
Time Base
Denis, Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e Mena; Hudson, Thiago Mendes, Paulo Henrique Ganso, Michel Bastos e Kelvin; Calleri (Alan Kardec)
Técnico: Edgardo Bauza
Jogador Chave: Paulo Henrique Ganso
Operários: Rodrigo Caio, Michel Bastos e Calleri
Principais contratações para o Brasileiro: Não fez contratações até o momento
Análise Coxanautas: Brigará pelo título
Colocação em 2015: 4º
Temporada 2016
O time da Baixada Santista vem fazendo um excelente início de temporada. Ao chegar na oitava final seguida do campeonato paulista, o time chegou ao bicampeonato ao vencer o Audax. Na Copa do Brasil, a equipe já se classificou para a terceira fase, eliminando o Galvez/AC, sem a necessidade de fazer o jogo da volta.
A equipe do técnico Dorival Junior vem apresentando um jogo altamente ofensivo, com destaques para a revelação de jovens valores, como os meias Vitor Bueno e Fernando Medeiros, além de Gabriel, que já é uma realidade dentro do futebol brasileiro. O time, se não perder o meia Lucas Lima e o atacante Gabriel para o futebol europeu, é um dos candidatos ao título brasileiro.
Time Base
Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima e Vitor Bueno; Ricardo Oliveira e Gabriel
Técnico: Dorival Junior
Jogador Chave: Ricardo Oliveira
Operários: Vanderlei, Lucas Lima e Gabriel
Principais contratações para o Brasileiro: Não fez contratações até o momento
Análise Coxanautas: Lutará pela Libertadores
Colocação em 2015: 7º
Temporada 2016
O time campineiro continua sua saga em busca do primeiro título de sua centenária história. No campeonato paulista, a equipe foi eliminada na primeira fase, e atualmente se encontra prestes a passar para a terceira fase da Copa do Brasil, já que venceu o Genius/RO, por 1x0 fora de casa, na primeira partida.
A equipe vem tentando se reforçar com destaques do campeonato paulista, como o meia Thiago Galhardo, que pertence ao Coritiba, mas que disputou o campeonato pelo Red Bull, porém, contratou até o momento o atacante William Pottker, que era pretendido por diversas equipes do futebol brasileiro, além do atacante Roger que volta ao time campineiro.
Time Base
João Carlos, Jeferson, Kadu, Douglas Grolli e Reinaldo; René Junior, Elton, João Vitor e Felipe Azevedo; Roger e William Pottker.
Técnico: Eduardo Baptista
Jogador Chave: Roger
Operários: René Junior, Douglas Grolli e William Pottker
Principais contratações para o Brasileiro: Roger (A), William Pottker (A)
Análise Coxanautas: Brigará para escapar do rebaixamento
Colocação em 2015: 11º
Temporada 2016
O forte time mineiro perdeu a final do campeonato regional para o América, porém vem forte na Taça Libertadores, onde disputa as quartas-de-final contra o São Paulo, sendo um dos candidatos fortes ao título, junto com o próprio time paulista e o Boca Juniors.
O técnico Diego Aguirre vem implantando uma nova filosofia tática ao time, fortalecendo a meia-cancha, e perdendo um pouco da característica de transição rápida que a equipe tinha até o ano passado, passando principalmente pelos pés do meia Luan, que atualmente está contundido. Apesar de permanecer vivo na competição sulamericana, o treinador não é unanimidade entre os torcedores do Galo.
Time Base
Victor, Marcos Rocha, Erazo, Leonardo Silva e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Junior Urso e Jesus Dátolo; Robinho e Lucas Pratto.
Técnico: Diego Aguirre
Jogador Chave: Lucas Pratto
Operários: Victor, Rafael Carioca e Robinho
Principais contratações para o Brasileiro: Carlos Eduardo (M)
Análise Coxanautas: Brigará pelo título
Colocação em 2015: Vice-campeão
Temporada 2016
O Cruzeiro não iniciou bem a temporada, sendo eliminado nas semi-finais do campeonato mineiro, pelo América, o que ocasionou a demissão do técnico Deivid. Na Copa do Brasil o time vem fazendo uma boa campanha e já está classificado para a terceira fase, após eliminar o Londrina, no primeiro jogo.
O time vem sofrendo muito com desfalques nesta temporada, e jogadores importantes como o zagueiro Manoel, o meia Arrascaeta e o atacante Alisson estão fora do time neste início de campeonato brasileiro.
A grande novidade cruzeirense é a contratação do técnico português, Paulo Bento que chega para dirigir o time neste brasileiro. Bentofoi o comandante da seleção portuguesa na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.
Time Base
Fabio, Lucas, Bruno Rodrigo, Manoel e Sanches Miño; Lucas Romero, Henrique, Arrascaeta, Robinho e Elber; William
Técnico: Paulo Bento
Jogador Chave: William
Operários: Fabio, Manoel e Arrascaeta
Principais contratações para o Brasileiro: Lucas (LD), Bryan (LE), Robinho (M)
Análise Coxanautas: Lutará pela Libertadores
Colocação em 2015: 8º
Confira a parte 2 aqui
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)