
Além das quatro linhas
Hoje, 17 de dezembro, muitas pessoas preferiram não ligar seus televisores, preferiram passar reto pelos jornais nas bancas e preferiram não abrir as páginas de esportes na internet. O motivo é simples e resume-se a uma palavra que já foi repetida a níveis insuportáveis neste último domingo: Corinthians
Como o assunto é futebol, não podemos ficar alheios a isso e principalmente pelo fato de o nosso estado ser tomado por corintianos. O Corinthians ganhou um título mundial e com ele uma leva de novos torcedores que criarão um círculo vicioso onde quem não torce pro Corinthians, torce contra ele e assim nascem também novos são paulinos, palmeirenses e santistas. Mas porque não Coxas-brancas ou atleticanos? Pelo simples fato de não sermos competitivos.
Eu sei que é bonito fazer um discurso onde defendamos o nosso estado, nossa cultura e a nossa força e que nesse discurso estão inseridos os nossos clubes, mas como defender o indefensável? Estados como o Rio Grande do Sul mal noticiaram o título corintiano, os que noticiaram, o fizeram por causa do Tite que é gaúcho. Por quê? Inter e Grêmio suprem muito bem a saciedade de VITÓRIA natural do ser humano.
Coloque-se no lugar de um morador do interior, ele não irá em estádios, seja no Paraná ou em São Paulo, porque ele vai escolher um time daqui? Qual é o nosso diferencial? Temos poucos títulos expressivos, a tv noticia poucas coisas sobre nossos clubes e a distância daqui pra São Paulo não é muito diferente. Porque condenar alguém que só quer ser feliz vendo seu time pelo único lugar possível, a tv? Quem torce para time paranaense no interior pode confirmar que a nossa força não passa de Campo Largo e que pra torcer para time paranaense fora daqui tem que ser muito guerreiro.
Esse título mundial do Corinthians tem que servir de algo para os times paranaenses e o ensinamento tem que ser o seguinte: Time de futebol vive de TÍTULOS, vive de VITÓRIAS, se o objetivo dele é ser apenas um coadjuvante, não irá angariar torcida, prestígio e muito menos dinheiro para poder competir de forma satisfatória novamente. Espero que no ano que vem o Verdão continue na sua busca obsessiva pela Copa do Brasil e desta vez GANHE. A torcida do Coritiba precisa disso.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)