
Além das quatro linhas
Desde os primórdios de sua existência o homem considerou a quantidade uma qualidade. Ter mais status, mais bens, ser mais forte, entre outras qualidades quantitativas sempre foi considerado um diferencial. É óbvio que existem as suas exceções e esta máxima não foge à regra. Qualquer pessoa trocaria alguns kilos de prata por algumas poucas pedras de diamante. No caso que vou mostrar aqui a quantidade é essencial, a qualidade de ter muitos sócios.
Esta quantidade qualitativa não é necessariamente nova para quem acompanha o clube, mas vou apresentar-lhes sob outro ponto de vista, pouco conhecido da grande massa. O ponto de vista do empresário que quer investir em um clube de futebol.
É sabido que o futebol é um esporte de massa e que hoje cada um dos integrantes desta massa é considerada um número que consome produtos e serviços.
O Couto Pereira possui hoje 37.000 lugares, sendo 33.300 destes lugares dedicados a torcedores do Coritiba. Exemplificando de forma simplista, fazendo contas utilizando apenas o valor do plano de sócio mais barato que o Coritiba tem e considerando que todos os sócios pagarão o seu "dízimo futebolístico" religiosamente, chegamos ao número de mais de um milhão e meio de reais.
Esta é uma boa quantia para manter o Couto Pereira aberto e para o pagamento de funcionários, mas mais do que isso, é uma forma de barganhar com empresas que pretendam patrocinar o Glorioso. Todas essas 33 mil e poucas pessoas são como uma moeda de troca consumidora que provavelmente usará produtos oferecidos por empresas que patrocinarem o Verdão.
Além do mais, os espaços das camisas, cores preferenciais e espaços no Couto Pereira serão valorizados. Não precisaremos fazer loucuras em nossos uniformes, colocando propagandas desproporcionais como já vimos o co-irmão, Paraná Clube, fazer, por exemplo.
O crescimento financeiro do Coritiba depende exclusivamente da sua vibrante torcida. É isso que nos diferencia de um time amador, pois futebol é amor, mas o que faz a diferença são os SEGUIDORES FIÉIS.
E você, já faz a sua parte? Se não faz, qual é o motivo?
Saudações Alviverdes amigos Coxas-Brancas!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)