
Além das quatro linhas
Olá, caros leitores. Pra quem não me conhece, me chamo Diego Souza, nasci no dia 04 de outubro de 1986, um ano após a conquista do nosso título mais expressivo, o Campeonato Brasileiro de Futebol. Sou designer, especialista em vídeos e web.
Meu blog irá tratar de um assunto que só começou a ser trabalhado com qualidade no Coritiba há pouco tempo atrás, a projeção da sua imagem e a evolução da marca Coritiba na sociedade.
Os anos sem cuidar da imagem e a escassez de títulos fazem o Cori ter muitos problemas hoje em dia, mantendo-se apenas por seus fervorosos torcedores de berço e seus filhos. A quantidade exorbitante de pessoas que sequer gosta de futebol parece ter sido esquecida pelas diretorias que tem passado pelo clube e o Cori paga caro por isso. Mas como poderemos angariar mais torcedores? É necessário apenas títulos para isso?
Uma análise fria do panorama atual mostra que, além de títulos, é necessário estar na mídia constantemente e cuidar muito bem da sua imagem. Vou procurar mostrar isso da melhor forma possível, utilizando-me de estatísticas, gráficos e imagens.
Minha primeira abordagem será sobre a Timemania, loteria da Caixa que funciona de forma similar à Mega-Sena. A diferença está no objetivo da mesma, a Timemania premia também os clubes que são escolhidos como "Clube do coração" no volante da aposta, sanando suas dívidas.
Os benefícios financeiros que a Timemania proporcionam aos clubes foram mostrados várias vezes aqui no COXAnautas, meu amigo pessoal Ohara Rayel, tem martelado este prego à exaustão em seu blog e em matérias do site. O que não é noticiado com afinco é o benefício moral que uma boa colocação na Timemania proporciona.
Constantemente reclamamos que pesquisas como o Ibope e Data Folha colocam o Coritiba em colocações pifias nas pesquisas e que nunca somos entrevistados por estes veículos. O problema é que não temos feito a nossa parte onde podemos fazer, não temos nos mostrado interessados em ser grandes neste quesito. Torcidas como a do Flamengo e Corinthians tem pessoas os escolhendo como "Time do Coração" na Timemania no Brasil inteiro, confirmando as pesquisas que dizem que eles tem as maiores torcidas do Brasil, algo natural considerando o buzz midiático que estes clubes tem. O que não deveria acontecer é deixarmos clubes de menor expressão como o ABC e Goiás, que tem sua história e glórias alcançadas, mas que não tem a nossa tradição, ficar na nossa frente neste Ibope de números reais.
Esta é a nossa chance de mostrar que pesquisas de opinião não valem nada, de mostrar que somos realmente grandes quantitativamente. É fato que todos temos nossas obrigações financeiras, famílias, as vezes um orçamento apertado, mas se você puder, dedique R$4,00 semanais do seu salário para apoiar o Coritiba. É mais barato que um copo de chopp, e você ainda ter a chance de ficar milionário. Não deixe esta chance de mostrar ao Brasil, com números, que somos uma torcida de massa.
Não esqueçam de associar-se, outra forma importante de conseguirmos alçar vôos mais altos para as Glórias, mas isto é assunto para outra postagem.
Saudações Alviverdes, amigos Coxas-Brancas.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)