Alma Guerreira
Esse ano de 2012, primeiro ano de volta à elite do futebol após a tragédia de 2009, foi marcado por muitos e muitos gols do nosso Verdão. Temos a artilharia mais pesada do país e o melhor saldo de gols do Campeonato Brasileiro..
Eu, particularmente, recuperei a alegria de ver nosso Coritiba jogando de maneira ofensiva já no ano passado, com o time do competente Ney Franco. Neste ano, Marcelo Oliveira deu continuidade à altura ao trabalho anterior. Não esquecendo que em ambas as temporadas o competente Felipe Ximenes esteve à frente de nosso futebol. Nesses dois anos, todos sabemos a maneira de nosso time atuar: Sempre em direção ao gol adversário!
Estar um pouco melhor ou pior na tabela, envolve muitas variáveis: Estrutura, orçamento, torcida, entre outras. Mas algo que eu não consigo enxergar no Coritiba, é um time defensivo, mesmo fora de casa como muitos afirmam. Um time que tem o ataque mais positivo do país não pode ser taxado de retranqueiro, nunca. Respeito a opinião de todos, mas ficar lamentando eternamente o SE da Copa do Brasil, ou o SE tivéssemos ganho mais três pontos... SE for pra levar em conta isso, seriamos campeões invictos de tudo, todo ano!
Hoje, no jogo contra o Santos, no Couto Pereira, a substituição promovida por Oliveira, colocando Geraldo no lugar de Lucas Mendes, ilustra muito bem o que eu quis dizer no título deste post quando me referi à ousadia. O jogo estava muito concentrado no meio-campo e após a alteração, foi praticamente ataque contra defesa. Hoje, felizmente, a bola entrou. Mas nem sempre é assim, o que de certa forma explica parte dos SE.
Dois anos da administração de Vilson Ribeiro de Andrade se passaram, e foram dois anos de muito trabalho e conquistas, foram dois anos em que recuperamos nossa auto-estima e que estamos nos estruturando para dias melhores.
Faltam dois jogos, dois jogos sem sair de Curitiba. Dois jogos que ainda podem nos dar uma vaga na Libertadores da América. Difícil é, mas ainda acredito. São três pontos de diferença em relação ao quinto colocado e dois jogos restantes, vamos fazer nossa parte. Se não acontecer, o que é mais provável pois não depende apenas de nós, ao menos conquistaremos uma posição honrosa e digna de nossas tradições.
SAV
Tony Sallum
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)