Arquibancada
A frase que virou bordão do nosso colega colunista Paulo Chaves, se aplica mais uma vez ao jogo de ontem quinta-feira (22), contra o CRB. Aliás, se aplica ao Coritiba por tudo que anda fazendo. Com um time bastante limitado, toma sufoco dentro de casa para times que não deveriam nos colocar medo.
Na soma de bordões, faço uso de mais um que cabe bem para o momento, usado pelo editor chefe do site, Ricardo Honório: "Morínigo anda tirando Leite de Pedra". Outra inegável verdade porque a qualidade do time é bastante discutível, e, em casos como na partida contra o CRB, a qualidade despenca quando o treinador precisa usar o banco ou como ontem , com a expulsão de Natanael, quando além de ficar com um jogador a menos, Morínigo precisou recompor a zaga e desconfigurou o time com algumas substituições. Com raras exceções e os meninos da base, o resto do elenco é bastante discutível.
Tenho dito que este sofrimento vai nos acompanhar até o fim. Mas inacreditavelmente o Coritiba fecha a 10ª Rodada invicto, em segundo lugar na classificação, num campeonato onde Botafogo, Cruzeiro e Vasco eram os favoritos. Dos três o Vasco é o único com alguma chance de ainda brigar para disputar por uma das 4 vagas de acesso. Botafogo e principalmente Cruzeiro, estão mais para briga pela fuga do rebaixamento da Série C do que de acesso à Série A. Entre uma série e outra, A e C, há um abismo que se chama Série B, tratada até agora como filho pobre da CBF, sem prestígio , como limbo e castigo para quem precisa passar por ela. Além de representar sérios cortes financeiros.
A briga só está no começo e até o 10° colocado, o Operário, há possibilidade de brigar pelas primeiras posições. A diferença de pontos entre os quatro primeiros até o final de segundo pelotão é de poucos pontos.
No caso dos clubes grandes da série B, incluindo Coritiba, todos estão fadados a uma crise ainda maior, porque a falta de dinheiro, uma das causas que os levou à serie B, além das péssimas administrações, os clubes vivem situações muito parecidas, pelo menos os de mais tradição. Os pequenos são figurantes e em raras exceções, caso de Operário, CRB, Náutico, Sampaio e etc, são patrocinados, times de donos de marcas que gostam de futebol e projetam a cidade, o futebol local e seus negócios.
TERREMOTO
Leio no Portal Terra um terremoto se anunciando como o início de virada de mesa pra recolocar Cruzeiro, Botafogo e Vasco de volta na elite do Brasileiro, com uma escancarada virada de mesa, nos mesmos moldes da criação do Clube dos 13, como nos (anos 80), se não estou enganado.
Não duvido. Isso é a cara do futebol Brasileiro, se beneficie ou não, o Coritiba disso, será mais um capítulo triste na história do futebol brasileiro e da CBF.
https://www.terra.com.br/esportes/futebol/virada-de-mesa-pode-salvar-vasco-cruzeiro-e-botafogo,754257409d6f6b9d2deb767b272acc02py9z74r6.html
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)