Arquibancada
Digo sempre que atletiba tem cheiro de domingo, de frango com macarronada, seja onde for, mas precisa ser jogado no domingo à tarde pra ser um legítimo atletiba.
Domingo que começa no sábado, com camisas verdes e brancas e vermelhas e pretas pelas ruas, de bandeiras pra fora dos carros, que passam buzinando. De vendedores ambulantes espalhados pelas esquinas próximas ao Couto Pereira.
De cambistas - “direto sem fila”! - diziam eles. Da provocação sadia das torcidas se enfrentando na Boca Maldita, medindo força, mas só no grito, sem força bruta. O atletiba começava no domingo anterior na verdade. As duas torcidas tinham o direito de gritar. Depois, só os vencedores. Os perdedores procuravam no calendário o próximo encontro.
Atlética com a torcida do Atletico desfilando pelo centro da cidade com um elefante recém chegado à Curitiba, vestido de vermelho e preto, que naquele clássico o Coxa venceu com gol de Passarinho, um ponta direita veloz. Durante meses os vermelhos ouviram um canto para nunca mais ser esquecido: "um elefante incomoda muita gente, um passarinho incomoda muito mais”!
Desde que fecharam contrato com o Esporte Interativo, não jogamos mais domingo à tarde. Nossos horários são os da 21:45, 21:30, 19:30, Domingo ou é às 11 da manhã ou às 19:30 horas, mas nunca às 16, horário nobre do futebol aos domingos. Talvez porque não somos mais nobres faz muito tempo. Quem nos comanda hoje, acho que nem sabe o que foi isso e também nunca levou em conta estas histórias.
Lembro de Alex, quando na polêmica entrevista afirmou que a Globo manda e a CBF organiza o Campeonato Brasileiro. É verdade. Acabaram fazendo disso programação de tv.
Hoje, atletiba não só é mais um artigo qualquer, dentro de um calendário sofrível, como ainda virou um produto dentro de uma grade de programação de uma emissora de televisão. Vale menos que a novela das 8, porque precisa começar depois que ela termina.
Para os menos avisados, o primeiro atletiba deste brasileiro de 2016, valendo pela décima segunda rodada, é amanhã, quarta-feira, às 21 horas, no Couto Pereira. Se preferir, o próprio clube anuncia no seu site que o jogo também pode ser visto pelo PFC. Pra eles acho que tanto faz se você vai ao estádio ou vai preferir ficar em casa assistindo pela tv.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)