Arquibancada
A imprensa curitibana só acorda para a importância do atletiba deste domingo, graças ao trabalho magnifico do Grupo Helênicos, divulgado esta semana, comemorando os 100 anos do clássico mais importante do futebol do Paraná. Todos os números estão lá, sem nenhum reparo.
Toda esta introdução, porque se dependesse do rival ou da imprensa curitibana, o clássico ainda seria o “ruralzão”, como definiram, inclusive alguns coxas, durante os últimos anos. Designação que não só diminuiu a importância do atletiba, como todo o campeonato paranaense. Por interesse primeiro do rival e depois com a ideia sendo comprada pela imprensa que, só agora parece entender que desprezou o produto que ela própria sempre vendeu e dele sobreviveu durante anos.
Finalmente agora, entende não só a importância histórica do atletiba - a instituição do futebol do estado que, se bem tratado, ainda pode render frutos à todos. História é história em qualquer lugar e só um povo com história pra contar sabendo preservá-la, contribui para o desenvolvimento de toda a comunidade.
A arrogância do rival, tirando proveito da crise política/administrativa Coxa durante anos, embalado pela visão estratégica e oportunista de seu administrador, mais fez mal ao futebol paranaense do que contribuiu, embora tenha se comportado e pregado o contrário.
A visão estratégica do futebol como produto e não apenas como esporte,conceito só agora entendido pela administração Coxa, recoloca o Coritiba neste cenário competitivo do futebol/negócio. E graças aos Helênicos, imprensa e o próprio rival, finalmente entendem e respeitam a história desta instituição atletiba, com o respeito que sempre mereceu.
Neste domingo teremos quem sabe o começo de uma nova era do clássico. Mesmo que de forma ainda pouco profissional de parte da imprensa, creio que no equilíbrio que vejo nos dois elencos, embora tenham publicado por aí que o elenco atleticano é duas vezes mais valioso financeiramente que o elenco Coxa.
O Athletico cresceu e com h no meio do nome, se impôs. O Coritiba arrumou outro caminho e ainda busca se firmar no mundo da bola com uma forma administrativa. A imprensa esportiva precisa achar o seu espaço neste novo contexto, com o que mostram as assessorias profissionais dos clubes, dando o recado de como se faz esta ponte entre a informação e o seu consumidor, no caso os torcedores de Coritiba e Athletico
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)