Arquibancada
Tem gente que ainda não urra de quatro, porque lhe resta um pouco de sentimento de culpa, só pra lembrar um pouco de Nelson Rodrigues, que cabe bem num momento como este. Mais uma de Nelson Rodrigues que também vai bem para o momento:
- Não aceito censura nem de Jesus Cristo, vou aceitar a sua?
O que te faz pensar que deveria lhe dar satisfação? A inveja é mesmo uma merda! Estava eu sossegado no meu canto, escrevendo minhas coluninhas, quando vem Ricardo Honório e faz o convite para criar um programa de TV nas redes socias. Pronto, a exposição trouxe também os chatos. Também amigos se apresentaram. Valeu pelos amigos, maioria absoluta, também está valendo pela força que encontrei nas redes sociais, que não imaginava assim tão forte.
Na “dislexia” do vizinho, fico a pensar: o que fiz eu para merecer tanta atenção?
Anos luz nos separam. Não deveria merecer sequer resposta, mas até para alimentar o meu próprio ego, para que possa sempre ter o meu espaço garantido em suas manifestações raivosas, vamos perder um pouco de tempo, para ter sempre esta referência, num espaço tão precioso, frequentado por 8 ou 10 pessoas.
Mais uma vez Nelson Rodrigues: - Em literatura, politica e futebol, não se pode ter bons sentimentos.
Meu caro admirador secreto, não sabia de você, me sobra pouco tempo pra ler suas “dislexias”. Na verdade me falaram sobre você. Infelizmente meu tempo não reserva mesmo acesso ao seu clubinho de 8 ou 10 amiguinhos. Dei uma espiada certa vez e volto agora, quando percebo que sua preocupação com meus passos é imensa. Me perdoe, não pude ler tudo. É muita coisa. Crie uma pasta ou quem sabe um link, só meu. Com tanta citação acho que já mereço espaço exclusivo. Quem sabe aproveito e acabo usando em meu currículo futuramente.
Mas pra falar do Coritiba, que é o que interessa...
Sobre muitas coisas sou apenas realista e não pessimista ou otimista. Se é que preciso me classificar como todos fazem? Consigo apenas ver algumas coisas com isenção, principalmente quando entendo e vivo com mais frequência alguns assuntos. E futebol é um deles. Não, não é arrogância. Apenas tô pensando alto.
Com o novo rebaixamento para a Série B, vejo o Coritiba no fundo do poço, depois de três anos de desastrosa administração de Bacellar. Errada, de nenhum profissionalismo e pouco ou quase nenhum comprometimento sério com o clube. Vejo o Coritiba em situação inédita. Agora mais do que nunca, no fundo do poço. Mais fundo até do que podia supor.
Talvez o rebaixamento de 2009 tenha sido um pouco pior que o de agora, porque foi, sob todos os aspectos, mais desfavorável. Além do rebaixamento, ainda tinha a punição de ter que passar uma temporada grande jogando fora de casa, com o Couto Pereira interditado.
Somando os dois últimos rebaixamentos, o quadro fica ainda mais grave. É muito rebaixamento para pouco tempo.
Com as duas situações, a de 2009 e a de agora, me parece que não temos muito a perder. Não ter mais pra onde ir, a não ser subir, emergir. Como corpo que afunda depois do afogamento e depois de algum tempo volta à superfície. O torcedor mais pessimista dirá que do jeito que a coisa vai, ainda resta a Série C. Francamente isso é fora de questão pra mim. Se isso acontecer, será mesmo o fim de tudo. Mas isso não existe em minhas previsões.
Chegamos no fundo do poço e daqui não há mais para onde ir a não ser subir. Acredito que com todas as coincidências e um presidente propondo nova mentalidade, com mudança na proposta administrativa, as coincidências são de um quadro que me parece bastante favorável.
Os pessimistas dirão que Samir Namur não é proposta nova, que é a continuidade da Coxa Maior. Vocês sabem que não é isso. A estes, proponho que saiam do palanque e parem com esta conversa eleitoreira, porque a única coisa que resta é deixar que o novo presidente trabalhe.
Samir de fato esteve na administração de Bacellar, mas e daí? E quantos não estiveram com todos os outros presidentes? Será sempre o mesmo, não pode dar certo agora como presidente? Se não é assim então me diga como deve ser. O problema está no estatuto do clube, você sabe disso. Lembro que Samir diz que mais adiante, ainda em seu mandato, quer propor alterações no estatuto do clube e acho que deve mesmo ser cobrado por isso também.
Que oposição é esta que em menos de um mês da posse do presidente eleito já se apresenta abastecida de raiva? O período eleitoral acabou. Agora o tempo é outro.
Ou vocês sabem de algo que não sei? Que Samir tem um plano diabólico e seu sonho maquiavélico é detonar o Coritiba, explodir o clube, tirando o Coxa do mapa do futebol mundial? Ouço e leio muita bobagem. Não duvido que logo apareça alguém com uma bobagem igual ou parecida.
Não acho que fica bem para um monte de barbado, este tipo de comportamento idiota e invejoso.
Lamento pelo Coritiba, que precisa de um pouco de paz para seguir em seu trabalho de recuperação, de recuperação de anos de atraso, de erros repetidos em administrações anteriores.
Não gostaria de ver a unanimidade com Samir, apenas uma oposição mais inteligente e menos raivosa, que insiste e se apega a idiotices, sem argumento, sem comprometimento com o clube e sem saber o mal que faz ao próprio Coritiba. Oposição por oposição não serve. Mas é assim que alguns andam se comportando.
Seguimos com minhas conjecturas:
Acho então, que as coincidências são bem favoráveis e bem-vindas. Mudança de administração e até o rebaixamento, o prestigio ao trabalho de pessoas com identificação com o clube, orçamento baixo... são combinações que PODEM dar certo.
Estou entre os que preferem esperar e apostar no NOVO trabalho administrativo.
Nem derrotista, nem pessimista e tão pouco otimista. Sou apenas o cara que aposta na esperança. Se preferir, pode me classificar como o burro que acredita em dias melhores.
Se por acaso nos encontrarmos lá na frente, será bom e quem ganha é o Coritiba. Do contrário, não há nada a fazer. Não somos adversários, afinal torcemos para o mesmo clube.
Somos apenas diferentes, sentimos e pensamos de forma diferente.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)