Arquibancada
Este era o adesivo colado na porta do ônibus que levava um grupo da base Coxa, agora cedo, ao CT da Graciosa. Lá dentro uma garotada parecendo meninos com pouco mais que 15 anos. Todos marrentos, com pinta de atleta do futuro, posando como última bolacha do pacote.
Fiquei imaginando os desejos de cada um, do estrelato que cada um sonha para sua futura carreira. Mas também pensei em quantos destes, ou nenhum deles, pode servir ao Coritiba nos próximos anos, se juntando aos outros “Piás do Couto”, ou não, que até agora apenas se juntaram a outros jogadores medianos e outros ruins e que juntos, quase nada conseguiram mostrar.
Deus é fiel, mas não faz milagres. Quem sabe estamos mais para “Só Jesus salva”, porque se com 4 treinadores quase 20 contratações - quase todas sem sucesso - quem sabe orando, apelando aos céus.
O adesivo na porta do ônibus, talvez esteja lá muito mais por conta da sabedoria de alguém que, sabedor da passagem obrigatória dos nossos futuros atletas por ali, no entra e sai do veículo, impõe o alerta. Deus será fiel à todas as suas criações, mas não abuse. Todos somos providos de limitações, todos temos valências e dificuldades.
Esta garotada que se candidata a entrar no mundo do futebol, mal sabe o que os espera. Quem sabe o adesivo “Deus é fiel”, ajude a entender que os louvores, mãos estendidas ao céu a cada gol, a firula antes de qualquer início de partida e orações gritadas em vestiário, com o grupo fechado numa roda, de nada vão adiantar se não houver talento, porque por mais fieis que sejamos às nossas limitações, não há milagre que nos faça fazer além do que podemos.
O milagre que Argel não pode fazer, que muitos dos nossos atletas profissionais também não farão.
A sinceridade de Argel na entrevista concedida a Ricardo Honório, na TV- COXAnautas, é a mais pura verdade sobre o que devemos esperar deste time que praticamente encerra 2018, nos dando a certeza que no futebol não há milagres.
Vence quem tem competência, com um pouco de sorte e inteligência. Falta tudo isso ao Coritiba de hoje.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)