Arquibancada
O apelo de Jorginho é válido. A frase “o importante não é como começa, mas como termina, e vamos terminar na série A”, é o trabalho psicológico que precisa ser feito. Na minha opinião a única salvação que ainda resta ao Coritiba. Apoiar esta causa de Jorginho, talvez seja obrigação de todo Coxa-Branca. Acreditar nela é outra coisa, mas enquanto houver paciência, sugiro comprar esta ideia. Afinal, pode servir apenas para nos tirar da série C, porque há muito tempo desacredito no retorno à série A.
Consigo ir um pouco mais longe: se não for para ajudar, pelos menos tente não atrapalhar. Não fiz cálculo e não vou perder tempo com isso, mas a campanha para o segundo turno deve ser para fazer história, se quiser acesso, coisa que me parece impossível com este time.
Para não atrapalhar, mas respeitando meus anos de doação, de paixão, de amor e de todos os bons sentimentos que sempre coloquei nesta relação com mais de 60 anos, me calo até que o pior ou o melhor aconteça.
Minha dúvida continua sendo o plano traçado pela Treecorp. Não sei se o planejamento não é este mesmo, de manter o Coritiba na série B, sem que o desejo da torcida seja levado em conta, privilegiando lucros e não a condição moral do clube e do torcedor no contexto do futebol. De um lado estamos nós, torcedores, do outro eles, sem vínculo emocional com o clube, onde o planejamento estratégico é lucrar, sem que o torcedor seja levado em conta.
Voltando ao apelo de Jorginho, só mais uma coisa: repito aqui, mais uma vez, uma frase que ouvi de Edu Coimbra, treinador do Coritiba de 89. Disse ele: “com um time desta qualidade, distribuo camisa no vestiário”. Edu brincava dizendo isso, porque navegava num mar de tranquilidade, trabalhando com o melhor meio de campo da história do Coritiba, com Osvaldo, Carlos Alberto, Serginho e Tostão. Edu queria dizer com isso que com tanta qualidade assim, era fácil ser treinador de futebol. Coisa que é completamente inversa a Jorginho que não tem meio de campo e sequer onze atletas com qualidade. Por isso, o trabalho psicológico é importante, a única salvação Coxa para este momento, acredito eu.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)