Arquibancada
Uma volta olímpica no sentido anti-horário, uma volta no tempo pode fazer bem ao Coritiba. Enquanto o Corinthians faz a sua festa comemorando o título brasileiro, com a volta olímpica tradicional de campeão, quem sabe possamos fazer uma reflexão sobre nossos negros dias, nestes longos anos, onde só amargamos tristezas e insucessos.
A próxima rodada do brasileiro foi tirada da cartola de um mágico: para o Corinthians antecipar sua comemoração e para o Coritiba resolver de vez seu rebaixamento e pensar na vida.
Conheci um adulto que dizia para uma criança diante de uma grande arte: “agora fica aí, de castigo, sentado por uma hora, pensando na bobagem que fez”. Assim está o Coritiba. Precisa ficar de castigo, vendo os outros comemorando título e pensar na vida, nas bobagens que anda fazendo.
O resultado desta partida parece ser só uma questão de tempo: é esperar o fim de semana chegar, sentar e assistir. Que venha o que for... até já estou acostumado.
Corinthians X Coritiba no próximo fim de semana, me faz voltar no tempo e lembrar a última Copa do Mundo, de um certo Brasil X Alemanha. Só assim será mais doído.
Anos luz separam as duas equipes. O toque rápido de bola, a marcação forte, o talento, a obediência tática, o ataque fulminante do Corinthians... é tudo que o Coritiba não poderia ter pela frente neste momento. Se com um time pequeno, fechado, jogando atrás, como fez o Figueirense, já deixou a marcação do meio do Coritiba toda atrapalhada, imagina contra o Corinthians, que é rápido, às vezes não deixando o adversário nem respirar. Coisa que fez ontem contra o Galo.
Esta partida deve fazer história, para os dois clubes. A lógica diz isso. Apenas os absurdos do futebol podem me contrariar(Deus queira)!
Os olhos do Brasil estarão neste jogo. Seremos protagonistas de uma das partidas mais vistas e mais comentadas de todo o ano, certamente. Pela derrota ou vitória. Seguramente estaremos no olho do furacão o ( legítimo). Não será uma partida qualquer.
Sou capaz de apostar que os mesmos torcedores que comemoraram os dois vice na Copa do Brasil, são os mesmos que acreditam que o Coritiba pode aprontar pra cima do Corinthians. Admiro o fé de cada um de vocês.
De qualquer forma, independente do resultado, preciso dizer que a partir de agora, se possível hoje, precisa nascer um novo Coritiba. Preocupado com seu futuro.
O Coritiba não pode se acostumar com estes sonhos pequenos e muito menos passar a sua eternidade brigando para não cair, ou festejando quando consegue subir, fatos incorporados à nossa rotina há anos.
Já disse isso muitas outras vezes aqui, mas é sempre bom lembrar. Este caminho feito pelas últimas administrações, está acabando com o Coxa, e mais cedo que podemos supor. Logo, não teremos mais clube para torcer. O Coritiba ainda sobrevive graças à força de sua torcida que ainda está nas arquibancadas, não nos gabinetes e nem no que chamam de conselho. Aliás, que andam dando péssimos exemplos e maus conselhos. É preciso que se faça algo, mas precisa ser hoje.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)