Arquibancada
Lembro bem, foi num domingo de Páscoa. Eu estava em São José dos Campos, interior de São Paulo. Aqui tinha atletiba. No final do dia liguei pro meu pai que me deu o placar do jogo: Coritiba 5 x 1. Foi o dia que Mário Celso Petraglia deu o famoso soco na mesa e transformou o Atlético nesta máquina de perder atletibas. Nem seus netos que hoje protagonizam os dias seguintes dos clássicos de agora, faziam parte daquela história.
Naquele domingo de 1995, o Coritiba tinha o xerife Jorjão na zaga, que não era craque, mas da medalhinha pra baixo valia tudo. Jorjão que também protagonizou - num outro atletiba- no Pinheirão - uma invenção de Paulo C. Carpegiane, quando colocou o zagueiro jogando de centroavante.
Mas voltando ao atletiba do domingo de Páscoa, de 1995, dos 5 X 1, o Coritiba tinha além de Jorjão, o centroavante Brandão, Ademir Alcântara e Alex ainda com 18 anos, começando suas aventuras no futebol e nos atletibas, onde mais ganhou que perdeu. Aliás, Alex perdeu algum atletiba?
Pra ser bem franco, 21 anos depois daquele inesquecível atletiba, muita coisa mudou. É verdade que eles continuam sem vencer, mas pelo menos não tomam mais de goleada. As coisas de fato mudaram. Depois daquele soco na mesa. Nunca mais, nestes 21 anos, o Coritiba venceu com um placar acima de 3. Passaram-se 21 páscoas e nunca mais levaram tanto chocolate pra casa, como naquele dia.
Pelo contrário, hoje o CAP perde também para o tempo quando não carrega mais a alcunha de Furacão. Hoje não é mais lembrado como aquele time imbatível do século passado, para carregar agora a alcunha de VICE, o eterno vice. Título que não conquista há um bom tempo, mas que foi a melhor colocação do clube em muitos campeonatos que marcaram as decisões dos anos 2000 para cá.
Com tanto tempo assim, parece que Petraglia dá mais um soco na mesa e cobra mais um título de vice, do atual elenco. E em campo eles prometem não deixar escapar mais este importante título. Se preparam para perpetuar, agora o inédito título de vice da Primeira Liga. Mais um troféu para a já repleta galeria de vices.
Como sei que futebol é um dia atrás do outro, não poderia perder mais esta piada, justamente na data comemorativa de uma semana do último atletiba e dos 21 anos do grande e inesquecível chocolate dos 5x1.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)